Um detento de 25 anos que estuda na Escola Estadual Professora Maria Aparecida de Rezende, que funciona dentro da unidade prisional de Formiga, na região Centro-Oeste, ganhou a medalha de bronze pela participação na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2015.

Diego Henrique da Silva Alves, que está concluindo o ensino fundamental, abandonou a escola ainda adolescente sem completar o 7º ano. Ele morava em Nova Serrana, na mesma região, onde foi preso e condenado. O crime praticado por ele não foi divulgado.

Além da medalha, o preso já tem vaga garantida para a segunda etapa da Obmep 2016. Foi a primeira premiação conquistada nessa competição por um aluno da Escola Estadual Professora Maria Aparecida de Rezende.

O superintendente regional de Ensino da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Ricardo Medeiros, viajou de Passos, no Sul do Estado, para Formiga, onde entregou a medalha e o certificado a Alves na penitenciária.

Escola na prisão

A Escola Estadual Professora Maria Aparecida Costa de Rezende tem 27 funcionários e 219 presos frequentes às aulas, sendo 24 no Ensino Médio.