BrasilCultura

Editora Positivo lança guia de apoio aos novos gestores municipais

3 Min leitura

Documento gratuito pode ser baixado na internet e traz dicas para os primeiros 100 dias de gestão, especialmente na parte educacional

O período de transição entre um prefeito e outro é sempre muito delicado para os municípios. Com o objetivo de auxiliar os novos administradores que tomam posse em janeiro de 2017, a Editora Positivo organizou um guia para os 100 primeiros dias de gestão. A ideia é auxiliar os gestores já no início das suas atividades, estruturando de forma ágil e adequada cronogramas de trabalho que contemplem seus planos de governo e as informações obtidas durante a vigência da comissão de transição de mandato, sem perder tempo.

O documento foi organizado por uma equipe multidisciplinar do Sistema de Ensino Aprende Brasil e orienta – especialmente – sobre as principais ações dos dirigentes municipais de educação nos cem primeiros dias de atuação. A finalidade do guia é colaborar de forma prática com o trabalho daqueles que têm a responsabilidade de assegurar o acesso à educação pública com qualidade, sem danos ou atrasos ao próximo ano letivo.

O material destaca, de forma objetiva, a organização das ações de responsabilidade e os compromissos que os prefeitos devem assumir como gestores públicos. Considera, também, que a temporalidade da execução e do acompanhamento de cada item listado depende das condições organizacionais de cada um dos municípios, assim como de suas realidades municipais e regionais.

Além de trazer esclarecimentos sobre a necessidade de um diagnóstico da realidade do município, na parte da educação, o documento versa, ainda, sobre planejamento e avaliação da qualidade do ensino, conselhos municipais, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e sobre os Programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Com uma linguagem simples e atraente, o material pode ser baixado gratuitamente pelo link editorapositivo.com.br/100primeirosdiasdegestao

A professora de Planejamento Urbano da Universidade Positivo (UP), Monica Janke de Castro Prosdócimo, explica que este é um momento muito delicado para os novos governos e é preciso ficar atento em vários aspectos, especialmente quanto à legislação. Segundo ela, documentos como este, organizado pela Editora Positivo, são essenciais para auxiliar especialmente aqueles prefeitos em primeira gestão. “Educação e saúde possuem legislação própria, mas nem todas as equipes novas dominam estes conteúdos”, enfatiza. Segundo ela, cabe ao prefeito e à nova equipe “compreender a máquina pública que está recebendo e a própria estrutura da gestão”. Aos novos prefeitos cabe também dar início à construção de um novo Plano Diretor, visto que os planos tem duração de dez anos e, na maior parte dos municípios, vence agora. “É no Plano Diretor que serão observadas as novas demandas para a cidade, especialmente na parte de infraestrutura”, finaliza.

Serviço

O quê: “Aprende Brasil – Ação 100 Dias – Gestão Municipal da Educação” – um guia para novos gestores

Quanto: Gratuito

Onde: editorapositivo.com.br/100primeirosdiasdegestao

Sobre a Editora Positivo: fundada há 37 anos, a Editora Positivo tem a missão de construir um mundo melhor por meio da educação. Tendo as boas práticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referência no segmento educacional, desenvolvendo livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas públicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela área pedagógica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Para a rede pública a editora disponibiliza o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Já as escolas particulares contam com o Sistema Positivo de Ensino e o  Conquista. Cerca de 2 milhões de alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.

Sobre o Aprende Brasil: é um sistema de ensino completo, dinâmico e moderno. Oferece um conjunto de soluções para a rede de ensino pública – que contemplamaterial didático, o Portal Aprende Brasil, assessoria pedagógica aos professores e uma coordenação pedagógica regional – que auxilia os gestores educacionais no processo de implementação do sistema na região, oferece atendimento às demandas educacionais específicas da localidade, orienta e participa de reuniões com coordenadores e diretores das escolas, além da comunidade escolar. O material vem com capa personalizada para cada município e os livros são integrados, apresentando conteúdos e atividades de todas as áreas do conhecimento. O Portal possui home page personalizada para cada cidade e está disponível para alunos e professores, com links específicos que se integram ao livro didático. Já a assessoria pedagógica atende aos docentes por meio de cursos presenciais e à distância, utilizando de estratégias como webconferências, webatendimentos e e-mails. O sistema possui dois métodos de avaliação: o Hábile (Sistema de Avaliação Positivo) e o SIMEB (Sistema de Monitoramento Educacional do Brasil). Está presente em mais de 2 mil escolas públicas, fazendo a diferença na vida de mais de 330 mil alunos de cerca de 220 municípios brasileiros.

Relacionados
BrasilCulturaGeralNotícias

Hungria Hip Hop desembarca em Itabirito neste sábado

2 Min leitura
Artista estará pela primeira vez na cidade para se apresentar no Rancho Bike Park que, além dele, recebe outras atrações, como, MustanG…
BrasilCulturaGeralNotícias

50 ANOS: BANDA DE PAU E CORDA LANÇA ÁLBUM COMEMORATIVO EM BELO HORIZONTE

2 Min leitura
Foto/Crédito: Jezz Maia. Grupo volta à capital mineira no dia 6 de abril Cinco décadas de uma trajetória ancorada na devoção à…
BrasilCulturaGeralNotícias

Paulinho Alabart apresenta show de lançamento do novo EP "Rosas e Amor"

3 Min leitura
Paulinho Alabart – Foto: Francisco Dumont.   Com 15 faixas no total, o trabalho, registrado ao vivo em BH no final do…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.