Em comemoração aos jogos Olímpicos, Portugal envia seu navio escola para o Rio de Janeiro. O Sagres deixou Lisboa no dia 21 de junho, passando pela Cidade da Praia, em Cabo Verde, por Recife (PE) e Salvador (BA), antes de chegar ao Rio. Mas, a história desse navio começa na década de 60.

Em 1961, a bordo do Navio Reserva Guanabara, o Primeira Classe de Serviço de Máquinas Airton de Sousa Rolim arriou a bandeira do Brasil pela última vez. Ele foi escolhido pelo Comandante Gilberto Ferraz (já falecido) para a celebração. O navio estava atracado na Ilha das Cobras, na Baía de Guanabara.

Naquele momento o navio passava a ser o navio-escola Sagres. “Eu tinha 22 anos e estava a bordo fazendo o serviço quando o comandante falou: ‘Rolim, você vai arriar a Bandeira do Brasil e passar para o marujo português. Apronte-se já! ’ No auge dos meus 22 anos, cearense arretado e rebelde eu ainda ousei dizer: ‘Ah comandante, eu não estou nem vestido de acordo… e ele interrompeu-me e disse: ‘Por isso mesmo, apronte-se Rolim, rápido!” E então eu fui vestir o uniforme, que estava até um pouco amarelado, e sob a ordem do Comandante Ferraz arriei pela última vez a bandeira brasileira do Navio Reserva Guanabara e na seqüência o marujo português hasteou a bandeira de Portugal tornando o navio-escola Sagres,” relembra com saudade e orgulho o primeira Classe Rolim.

Uma das opções de lazer durante as Olimpíadas é visitar a CASA DE PORTUGAL, ou seja, o Navio Escola Sagres que está atracado no Cais que fica exatamente na Ilha das Cobras. A visitação pode ser feita do dia 3 ao dia 22 de agosto, das 10h às 12h e das 15h às 17h e a entrada é gratuita.

O navio retornará a Portugal no dia 22 de agosto.

História:

Construído pelos nazistas, em 1937, o navio foi utilizado para instrução de marinheiros até passar para o comando dos Estados Unidos, com o fim da Segunda Guerra Mundial. Em 1948 a embarcação foi vendida ao Brasil pelo valor simbólico de US$ 5 mil e durante 14 anos o navio ostentou o nome Navio Reserva Guanabara.

A palavra “Guanabara” apesar do desgaste do tempo ainda pode ser vista num dos lemes do navio-escola O navio escola Sagres é uma das últimas embarcações a mostrar que o navio da Marinha portuguesa já pertenceu ao Brasil.

CURIOSIDADES SOBRE O AIRTON ROLIM.

1

Ele faz aniversários duas vezes por ano: 06 de janeiro e 30 de outubro e ai de quem se esquecer de parabenizá-lo em alguma data. Ele fica muito chateado.

A TV Globo o convidou para ser sózia do Chico Anysio porque o achou parecido com o Chico, mas, ele não topou.

No Ceará ele trabalhou numa emissora de rádio.

Escreve poesias.

Perdeu a metade de um dedo trabalhando na Casa de Máquinas da Marinha, mas, diferentemente do ex presidente não se aposentou. Trabalhou até o fim.

Aos 56 anos ele passou em terceiro lugar na Universidade Federal do Cariri no curso de Geografia. Aos 60 se formou. Durante a Universidade criou o jornal da Faculdade.

Tem hoje 78 anos de idade. Foi 20 vezes de carro do RJ para Fortaleza. Ano passado completou a vigésima viagem dirigindo três mil kms sozinho nas estradas federais (para desespero de toda a família). Já venceu três cânceres e algumas pessoas da família o chamam de Lampião porque ele é arretado como o Lampião.

3