Cidades

Coronel Fabriciano comemora 69 anos com festa na Praça da Bíblia

3 Min leitura

No próximo final de semana, dias 19, 20 e 21, a “cidade mãe” do Vale do Aço estará em festa! Fabriciano comemora 69 anos de emancipação político administrativa. Para celebrar a data, a Prefeitura de Coronel Fabriciano lançou na tarde dessa segunda, 15, em coletiva de imprensa, a programação das festividades, que pela primeira vez vão durar 3 dias e acontecem na Praça da Bíblia, no Melo Viana.

O prefeito, Dr. Marcos Vinicius, ressalta que o evento faz parte das ações da administração municipal de valorizar e resgatar o autoestima do cidadão fabricianense. “Esse é o momento de falar para a população que eles devem acreditar em Coronel Fabriciano e devem investir na cidade. A parceria que temos hoje com o Sindcomércio, Sesc e empresários locais é importante para o município. É uma festa grandiosa e convidamos a todos para participarem”, afirma.

A Praça da Bíblia será palco de várias atrações musicais gratuitas. Uma das novidades deste ano é a noite gospel. Na sexta-feira, as atrações serão a Orquestra Sinfônica Harmonia de Jesus Cristo, preleção com o pastor Jorge Barbosa e a apresentação de Beto Souza e Banda. No sábado, haverá o Minas ao Luar, evento tradicional do Sesc, Sindcomércio em parceria com a Intertv. O evento, que nos anos anteriores era feito ao som das serestas e do choro, agora será sertanejo com as duplas sertanejas Bráulio e Ricardo e Relber e Allan. Para o Presidente do Sindcomércio, José Maria Facundes, o evento em Fabriciano é inédito na história do Minas ao Luar. “O Minas ao Luar nunca foi realizado em janeiro. Essa é uma novidade e mostra a representatividade do Sindcomércio na região e o alinhamento com a gestão da Prefeitura. Será um megapalco, uma megaestrutura”, conclui.

Ainda no sábado, a prefeitura fará solenidade cívica com o hasteamento da bandeira e a partilha do bolo de aniversário. O município vai anunciar também um pacote de obras, parcerias e convênios. No domingo também haverá shows com as bandas Carbono 14 e Gertrudes para relembrar o pop rock da Rota dos Sabores. Além disso, as comemorações contarão com recreação para as crianças com cama elástica, pipoca, algodão doce, parede de escalada e pintura de desenhos;  food trucks e Feira Arte Viva. A acessibilidade é outro ponto de destaque nos eventos promovidos pela Prefeitura.  Haverá estacionamento reservado para os cadeirantes, bem como banheiros adaptados e mesas reservadas para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Também haverá tradução em LIBRAS para os surdos durante todo o evento. A Polícia Militar irá garantir a segurança dos presentes, com viaturas, reforço do efetivo de policiais e ainda a presença do PM Legal e Amigo Daren. A Secretaria Municipal de Saúde também fará ações de saúde bucal com os presentes.

O evento é uma realização da Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, em parceria com o SESC, Sindcomércio Vale do Aço, Inter TV dos Vales, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Destino Turístico Vale do Aço. Conta ainda com o patrocínio da Premially, NovoNet, Nilza Rodrigues e Padaria Dengosa.

O Secretário de Governança de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Leandro Xingó, fala da importância das parcerias que geraram economicidade para a administração municipal. “Recebemos uma determinação do prefeito para reduzir os custos do evento, então através da parceria do Sesc e Sindcomércio que conseguimos essa redução e mesmo assim vamos apresentar uma bela festa para nossa cidade”, afirma.

Confira a Programação

Sexta-feira – 19/01 – Noite gospel

  • 19h- Orquestra Sinfônica Harmonia de Jesus Cristo
  • 20h- Preleção Pastor Jorge Barbosa/ São Paulo
  • 20h30- Beto Souza e Banda

Sábado 20/01 (Feriado Municipal)

  • 09h às 13h- Recreação Infantil (Cama elástica, infláveis, paredão de escalada, desenho infantil)
  • 09h- Capoeira de Ipaba, Aulão de Zumba e Percusssão do Cais
  • 10h30- Abertura oficial, entrega de ofícios para a cidade pelo prefeito Dr. Marcos Vinicius, parabéns e bolo dos 69 anos.
  • Apresentação do Batuque de Cocais
  • 19h- Abertura da praça de alimentação

Minas ao Luar com Bráulio e Ricardo e Relber e Allan

Domingo 21/01

  • 08h- Amistoso de futebol (Campo do Social) Policia Militar X Prefeitura
  • 09h – Campeonato de Damas (salão de Festas do Clube Casa de Campo) e premiação às 16h30
  • 10h- Recreação infantil (Cama elástica, infláveis, paredão de escalada, desenho infantil)
  • 11h- Banda Carbono 14 e Banda Gertrudes

Breve História

A história do município iniciou-se muito antes de sua emancipação, em 20 de janeiro de 1948. Ela remonta ao final do século XVI, com o início da ocupação da região do Vale do Rio Doce e até mesmo do Leste mineiro. Na década de 1920, com a construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas, o município começou a desenvolver-se economicamente, nesta época foi construída a Estação do Calado, que deu nome ao povoado que se elevou a distrito de Antônio Dias em 1927, só emancipando anos depois.

Relacionados
BrasilCidades

Boulevard Shopping promove encontro gratuito com o personagem Bita, até o dia 3 de março

3 Min leitura
Bita – Boulevard Shopping BH – Foto Phillipe Guimarães.   Aos finais de semana, os visitantes terão a oportunidade de conhecer e…
BrasilCidadesGeralNotícias

LinkedIn para Empresas: O Poder da Rede para Avançar seus Negócios

2 Min leitura
No universo competitivo dos negócios, construir relacionamentos sólidos e compartilhar conteúdo relevante é a chave para fortalecer a presença de sua empresa…
BrasilCidadesCulturaGeral

#VEMPRABH promove o turismo de Belo Horizonte para o Brasil

4 Min leitura
Igrejinha da Pampulha – Vivi Martinelli/VEMPRABH.  Press trip, lançamentos de vídeos, de ebook turístico, de concurso fotográfico, live e descontos em hotéis…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.