PREMIAÇÃO ACONTECE DIA 27 DE JANEIRO, ÀS 19H, NA BENFEITORIA

 

Entre 26 e 30 de outubro de 2016, os projetos verbogentileza e Sustentarte levaram mais de 12 mil pessoas à Praça da Liberdade para o Festival da Gentileza. O objetivo era simples: inspirar um comportamento mais cuidadoso, contribuindo para uma vida urbana melhor. E deu tão certo que o Festival ficou entre os finalistas do 3º Prêmio Beagá C.O.O.L., por meio de votação popular, na categoria Ocupação Pública. A premiação será no dia 27 de janeiro, a partir das 19h, na Benfeitoria (R. Sapucaí, 153). A entrada é gratuita.

“Realizar o Festival da Gentileza foi uma experiência gratificante. Plantamos sementes com a colaboração de muitas pessoas que se dispuseram a investir parte do seu tempo nessa ideia. No percurso, conheci vários projetos que, de múltiplas formas, dialogam com o verbogentileza e iniciamos trocas importantes. Ser reconhecido por uma premiação como a Beagá Cool, ao lado de iniciativas incríveis como a Gaymada e o Festival Expoente, só reforça esse sentimento”, comenta Patrícia Tavares, idealizadora do projeto.

O Beagá Cool começou como movimento de valorização de iniciativas C.O.O.L. de Belo Horizonte e se transformou em uma rede com potencial e energia para mapear novos caminhos para e entre pessoas, negócios e projetos. A premiação busca o criativo, original, ousado e local, o talento individual que faz parte do coletivo.

 

Sobre o verbogentileza:

O verbo leva ação para o substantivo gentileza – “pensar gentileza”, “distribuir gentileza” – e juntos eles se transformam em ideias, demonstram sentimentos, humanizam atitudes. “Essas ações gentis possuem a capacidade de emocionar, repercutindo posturas acolhedoras e é por meio delas que vamos trilhar nosso caminho. Essa é a origem do nosso movimento que é simples e verdadeiro. Uma promoção da gentileza via cultura e atitudes coletivas”, explica a empresária Patrícia Tavares, idealizadora do projeto.

O verbogentileza atua em três frentes: pelas redes sociais, que são um ponto de apoio constante. No Facebook.com/verbogentileza, Instagram.com/verbogentileza, YouTube e Spotfy, o público é incentivado a compartilhar posturas responsáveis, autoconhecimento e bem-estar. Em segundo lugar, por ações pop-up na cidade, buscando engajar pessoas em interações gentis, como a pintura de um muro abandonado e a distribuição de flores pela cidade.

A celebração do projeto é a terceira frente de atuação, com Festival da Gentileza, que teve sua primeira edição em outubro de 2016.