Cidades

Prefeitura apresenta plano de revitalização do hipercentro de Belo Horizonte

2 Min leitura

A Prefeitura de Belo Horizonte apresentou, na tarde desta segunda-feira, dia 27, o Plano de Reabilitação do Hipercentro da capital. Durante coletiva de imprensa realizada com a presença das secretárias municipais de Serviços Urbanos, Maria Caldas, e de Políticas Sociais, Maíra Colares, além do comandante da Guarda Municipal de Belo Horizonte, Rodrigo Prates, foram apresentadas as diretrizes que vão orientar a revitalização do hipercentro.

A proposta da Prefeitura abrange estratégias de ampliação das oportunidades de inclusão social e produtiva; a melhoria das condições de segurança para benefício dos comerciantes, dos moradores e dos pedestres; e a geração de condições para o desenvolvimento econômico, por meio do estímulo do uso residencial de prédios vazios e a atração de novos investimentos para o hipercentro.

Ao anunciar as medidas que serão implementadas pela Prefeitura, Maria Caldas lembrou que o Código de Posturas, aprovado pela Lei 8.616 de 2003, proibiu as atividades de comércio de camelôs e toreros nas ruas de Belo Horizonte.

Uma contagem realizada pela Prefeitura no dia 17 de março deste ano apontou que 647 camelôs trabalham no hipercentro, sendo que 80 pessoas com deficiência, autorizadas pela legislação municipal, e 125 artesãos ou indígenas autorizados por decisão do Poder Judiciário de Minas Gerais.

“Nos próximos 30 dias, trabalharemos para conhecer as condições dos camelôs, além de orientá-los sobre oportunidades para inserção no mercado formal de trabalho. Na sequência, em até 60 dias, vamos concluir o diagnóstico do hipercentro, com a construção de alternativas, o início da revitalização dos shoppings de comércio popular e a implantação de ações fiscais punitivas”, afirmou Maria Caldas.

A secretária de Políticas Sociais Maíra Colares explicou que 3 mil pessoas se encontram em situação de rua em toda a cidade. Sendo que deste número pouco mais de 1,7 mil transitam diariamente pelo hipercentro.

“As principais demandas dos moradores em situação de rua são o acesso à alimentação, documentação, banheiros públicos, tratamentos de saúde, acolhimento institucional e trabalho. Vamos diagnosticar os equipamentos públicos e serviços socioassistenciais da cidade, intensificar a abordagem social, fazer o atendimento nos centros de referências inclusive aos finais de semana, qualificar e ampliar as vagas de acolhimento, além de aumentar as oportunidades de qualificação profissional para essas pessoas”, afirmou a secretária.

O comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Prates, explicou que o plano de revitalização também inclui a presença de 100 agentes da Guarda em áreas do hipercentro com maior número de ocorrências, principalmente o furto e roubo de celulares. “Através do mapeamento eficaz, um efetivo de 100 agentes da Guarda Municipal fará o policiamento em áreas de maior incidência, como as praças Sete, Rio Branco (da rodoviária) e da Estação”, afirmou o comandante da Guarda Municipal.

Relacionados
BrasilCidades

Boulevard Shopping promove encontro gratuito com o personagem Bita, até o dia 3 de março

3 Min leitura
Bita – Boulevard Shopping BH – Foto Phillipe Guimarães.   Aos finais de semana, os visitantes terão a oportunidade de conhecer e…
BrasilCidadesGeralNotícias

LinkedIn para Empresas: O Poder da Rede para Avançar seus Negócios

2 Min leitura
No universo competitivo dos negócios, construir relacionamentos sólidos e compartilhar conteúdo relevante é a chave para fortalecer a presença de sua empresa…
BrasilCidadesCulturaGeral

#VEMPRABH promove o turismo de Belo Horizonte para o Brasil

4 Min leitura
Igrejinha da Pampulha – Vivi Martinelli/VEMPRABH.  Press trip, lançamentos de vídeos, de ebook turístico, de concurso fotográfico, live e descontos em hotéis…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.