Cidades

Programa Gentileza apoia a primeira ação em favor da arte urbana na cidade

2 Min leitura

O Programa Gentileza, instituído pela Prefeitura de Belo Horizonte, com coordenação da Fundação Municipal de Cultura, apresenta sua primeira ação de apoio a projetos que valorizam a arte de rua na cidade, por meio do “Primeiro Festival de Arte Urbana de Belo Horizonte”. O Festival será realizado neste domingo, dia 2 de abril, das 8h às 14h, na Av. Silva Lobo, 1.730, no Bairro Grajaú. O evento está sendo organizado numa ação conjunta entre o Centro Universitário Newton Paiva e o artista Negro F e reunirá os movimentos de arte urbana da cidade para participar de uma mostra musical cultural e de uma roda de conversa sobre os “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – ODS”. Na ocasião, os grafiteiros presentes no evento irão revitalizar o muro da faculdade.

O Programa Gentileza tem como objetivo a valorização da arte, nas suas mais variadas expressões, nos espaços públicos e privados, a partir da promoção, do fomento e do apoio às ações de valorização, requalificação e transformação do espaço urbano, por meio do fazer artístico e cultural. A arte urbana é a âncora do programa, tendo a linguagem do grafite e a pintura mural como suas expressões, contemplando também outras formas de manifestações artísticas e culturais de rua, como a música, o teatro, o circo, a dança.

O Festival que ocorre neste domingo tem como objetivo evidenciar novas práticas coletivas na cidade e na região metropolitana, a fim de dar visibilidade a artistas que atuam em BH e região. Ao todo serão 17 coletivos da Região Metropolitana representados. Treze artistas são de renome nacional e quatro oriundos de oficinas do programa Fica Vivo!, dentre eles: Crew’s ABAPURU FAVELA, PDF Crew, Geek’Serifados, Arrudas Atelier Urbano, Real Vandal Crew, Zero Trinta e Um, Real Grapixo Crew, Fábrica d’Sonhos, 8˚ Unidades Crew (Morro das Pedras), OsDuBeco (Pedreira Prado Lopes), Em Cores (Betim) e É nois Crew ( Jardim Felicidade).

Além dos coletivos, haverá apresentações de artistas e bandas de diferentes comunidades de BH e região metropolitana, como: Tamborilata com o Maestro José Inácio, performance da Dançarina Mayra Motta, MC Vinição, Mano Coti MDP, Rapper Tamara Franklin e Bloco Arrasta Favela, além de bandas de alunos da Newton Paiva. O evento também terá uma Mostra de Produtos de Arte Urbana, de iniciativas locais, como: ZEFERINA Moda e Acessórios; RealVandal, Associação CACU; Irundidi Tranças; Negras Ativas. Na ocasião, haverá um grande espaço chamado mutirão das cores onde os alunos da faculdade e todos os presentes no evento poderão deixar a sua contribuição como expressão de arte.

O evento será realizado em frente a Newton Paiva e nos muros da instituição, visando fomentar a ocupação cultural de ruas, praças e espaços públicos, possibilitando que os participantes percebam o ambiente urbano, sintam-se inseridos nele e proponham ações em benefício de interesses coletivos.

Relacionados
BrasilCidades

Boulevard Shopping promove encontro gratuito com o personagem Bita, até o dia 3 de março

3 Min leitura
Bita – Boulevard Shopping BH – Foto Phillipe Guimarães.   Aos finais de semana, os visitantes terão a oportunidade de conhecer e…
BrasilCidadesGeralNotícias

LinkedIn para Empresas: O Poder da Rede para Avançar seus Negócios

2 Min leitura
No universo competitivo dos negócios, construir relacionamentos sólidos e compartilhar conteúdo relevante é a chave para fortalecer a presença de sua empresa…
BrasilCidadesCulturaGeral

#VEMPRABH promove o turismo de Belo Horizonte para o Brasil

4 Min leitura
Igrejinha da Pampulha – Vivi Martinelli/VEMPRABH.  Press trip, lançamentos de vídeos, de ebook turístico, de concurso fotográfico, live e descontos em hotéis…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.