Cultura

Academia Mineira de Letras realiza a Sessão da Saudade em homenagem a Francelino Pereira

1 Min leitura

A Academia Mineira de Letras realiza a Sessão da Saudade em homenagem a Francelino Pereira, no dia 16 de março, às 17h. O acadêmico ocupou a cadeira de número 25 e faleceu no dia 21 de dezembro de 2017. Durante a solenidade, sua filha Maria Eugênia Pereira fará uma homenagem em nome da família.

Francelino Pereira nasceu na zona rural de Angical (PI), na pequena propriedade de 50 hectares, pertencente a seus pais lavradores e criadores de reses e caprinos. Mudou-se para Belo Horizonte em 1944, quando cursou a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bacharelando-se em 1949 (turma Rui Barbosa, em homenagem ao maior jurista do País).

Iniciou o exercício da advocacia em Belo Horizonte, no Fórum Lafayete, e tornou-se redator político da Rádio Inconfidência. No período de 1951-1954, foi eleito vereador na Câmara Municipal de Belo Horizonte e, anos depois, deputado federal por quatro mandatos consecutivos (1963-1979). Tornou-se uma liderança de forte atuação em Minas Gerais, com participação nos debates e nas decisões do Congresso Nacional.

Em 1979, assumiu o Governo de Minas estimulando as equipes técnicas de seu governo para que tratassem o desenvolvimento como um processo de ativação e canalização das forças sociais de Minas,e não apenas como exercício tecnocrático de especialistas bem capacitados. Lembrava, com frequência, as palavras sábias de Guimarães Rosa: “Uma coisa é por ideias arranjadas; outra é lidar com país de pessoas, de carne e sangue, de mil-e-tantas misérias… De sorte que carece de se escolher”. Eleito senador por Minas Gerais, em 1994, tornou-se membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, e da Comissão de Assuntos Econômicos. Em 2003, passou a integrar o Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) e a presidir honorariamente a Comissão Especial de Estudos do Centro Cultural da Praça da Liberdade.

 

SERVIÇO:
Sessão da Saudade em homenagem a Francelino Pereira

Data: 16 de março

Horário: 17h

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita.

http://academiamineiradeletras.org.br/

2990 posts

About author
Felipe de Jesus | Jornalista (FESBH), Publicitário (IPSP), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes), Economista (UNIP) & Advogado (FACSAL). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC). [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]
Articles
Relacionados
CulturaGeral

Conheça o Akatu, grupo de pagode que conquistou o Neymar e está ganhando o Brasil

3 Min leitura
Frame do vídeo compartilhado por Neymar Jr. em seu story no Instagram. O titular da Seleção Brasileira e do PSG divulgou em…
CulturaGeral

‘AS NOITES MAL DORMIDAS DE CAIO JOCHEM’ é a nova obra do escritor mineiro Raphael Juliano

2 Min leitura
A arte de observar as falhas no presidencialismo de coalizão que se tornou um livro. São 117 páginas que trazem impressos um…
Cultura

CCBB Educativo realiza retrospectiva de importantes exposições em comemoração ao aniversário do CCBB BH

1 Min leitura
Encontro ocorre no dia 27/8 em transmissão virtual para o público O CCBB BH comemora oito anos de atividade na capital mineira. Para celebrar…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.