Cultura

Academia Mineira de Letras realiza a Sessão da Saudade em homenagem a Francelino Pereira

1 Min leitura

A Academia Mineira de Letras realiza a Sessão da Saudade em homenagem a Francelino Pereira, no dia 16 de março, às 17h. O acadêmico ocupou a cadeira de número 25 e faleceu no dia 21 de dezembro de 2017. Durante a solenidade, sua filha Maria Eugênia Pereira fará uma homenagem em nome da família.

Francelino Pereira nasceu na zona rural de Angical (PI), na pequena propriedade de 50 hectares, pertencente a seus pais lavradores e criadores de reses e caprinos. Mudou-se para Belo Horizonte em 1944, quando cursou a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bacharelando-se em 1949 (turma Rui Barbosa, em homenagem ao maior jurista do País).

Iniciou o exercício da advocacia em Belo Horizonte, no Fórum Lafayete, e tornou-se redator político da Rádio Inconfidência. No período de 1951-1954, foi eleito vereador na Câmara Municipal de Belo Horizonte e, anos depois, deputado federal por quatro mandatos consecutivos (1963-1979). Tornou-se uma liderança de forte atuação em Minas Gerais, com participação nos debates e nas decisões do Congresso Nacional.

Em 1979, assumiu o Governo de Minas estimulando as equipes técnicas de seu governo para que tratassem o desenvolvimento como um processo de ativação e canalização das forças sociais de Minas,e não apenas como exercício tecnocrático de especialistas bem capacitados. Lembrava, com frequência, as palavras sábias de Guimarães Rosa: “Uma coisa é por ideias arranjadas; outra é lidar com país de pessoas, de carne e sangue, de mil-e-tantas misérias… De sorte que carece de se escolher”. Eleito senador por Minas Gerais, em 1994, tornou-se membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, e da Comissão de Assuntos Econômicos. Em 2003, passou a integrar o Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) e a presidir honorariamente a Comissão Especial de Estudos do Centro Cultural da Praça da Liberdade.

 

SERVIÇO:
Sessão da Saudade em homenagem a Francelino Pereira

Data: 16 de março

Horário: 17h

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes – BH/MG).

Entrada gratuita.

http://academiamineiradeletras.org.br/

Relacionados
BrasilCulturaGeralNotícias

Cidade Junina 2024: o maior festival junino de BH está de volta

1 Min leitura
Cidade Junina – BS Fotografias. A capital mineira vai receber o evento em junho e julho  A naSala acaba de anunciar uma…
BrasilCulturaGeralNotícias

Hungria Hip Hop desembarca em Itabirito neste sábado

2 Min leitura
Artista estará pela primeira vez na cidade para se apresentar no Rancho Bike Park que, além dele, recebe outras atrações, como, MustanG…
BrasilCulturaGeralNotícias

50 ANOS: BANDA DE PAU E CORDA LANÇA ÁLBUM COMEMORATIVO EM BELO HORIZONTE

2 Min leitura
Foto/Crédito: Jezz Maia. Grupo volta à capital mineira no dia 6 de abril Cinco décadas de uma trajetória ancorada na devoção à…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.