Cultura

Alberto Pucheu comanda oficina de Poesia do projeto Ciclos de Convivência Literária

2 Min leitura

Nos dias 26 e 27 de novembro, o projeto “Ciclos de Convivência Literária – o escritor como leitor contemporâneo”, patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, encerra a edição 2016 com a Oficina de Poesia, comandada pelo poeta e pesquisador Alberto Pucheu. Esta oficina literária tem como objetivo ampliar a experiência do leitor em outros espaços de formação e atuação. “Cada oficina pretende potencializar as habilidades criativas e críticas de um público interessado em assumir o papel de escritor”, revela Dolores Orange, uma das idealizadoras do projeto.

A oficina será gratuita, mas terá limite de 15 participantes. Os interessados deverão enviar um texto, de até dez linhas, para o e-mail ciclosdeconvivencia@gmail.com, explicando o motivo do interesse em participar. O e-mail deve trazer especificado, no campo “assunto”, informação sobre qual das atividades a pessoa pretende se candidatar.

O projeto promoveu outras duas oficinas: o escritor João Carrascoza comandou a Oficina de Microcontos, e Noemi Jaffe, escritora e crítica literária, realizou a Oficina de Escrita Criativa. “Enquanto os debates serão conduzidos por escritores mineiros reconhecidos e premiados no cenário literário nacional, as oficinas serão realizadas por três autores residentes em outros estados do país. Com tal composição, o evento pretende criar uma rede de diálogo que, embora privilegie a cidade de Belo Horizonte, coloca o leitor em contato com um conjunto mais amplo de escritores”, finaliza Dolores.

SOBRE OS CICLOS DE CONVIVÊNCIA LITERÁRIA

A proposta dos Ciclos é criar um espaço de debate sobre obras literárias brasileiras publicadas nos últimos dez anos e, assim, fortalecer uma comunidade de leitores de literatura contemporânea. Dolores Orange, uma das idealizadoras dos Ciclos, conta que pensou em uma forma de aproximar escritor e público. “Imaginamos um evento em que o autor fosse apresentado não como aquele que comenta a sua própria obra, mas sim como um leitor, aquele que acompanha a produção de outros autores. Convidamos escritores mineiros para falar sobre um livro que os tenha marcado de forma definitiva. Mas, diferente de uma palestra, os convidados conduzirão uma conversa com o público presente e poderão trocar experiências e interpretações a respeito de uma obra”, explica.

O projeto realizou seis encontros ao longo do segundo semestre com os escritores mineiros Jacques Fux, Ana Elisa Ribeiro, Ana Martins Marqrues, Carlos de Brito e Mello, Renato Negrão e Marcílio França Castro.

SERVIÇO OFICINA DE POESIA COM ALBERTO PUCHEU

Data: 26 e 27 de novembro

Horário: sábado (26/11) – das 14h às 18h│ domingo (27/11) – das 9h30 às 12h

Local: Centro de Referência da Moda (Rua da Bahia, 1149 – Centro, Belo Horizonte).

Vagas: 15.

Inscrição Gratuita – enviar um texto, de até dez linhas, para o e-mail ciclosdeconvivencia@gmail.com, explicando o porquê do interesse em participar das oficinas. O e-mail deve trazer especificado, no campo “assunto”, informação sobre qual das oficinas a pessoa pretende se candidatar.

Relacionados
BrasilCulturaGeralNotícias

Cidade Junina 2024: o maior festival junino de BH está de volta

1 Min leitura
Cidade Junina – BS Fotografias. A capital mineira vai receber o evento em junho e julho  A naSala acaba de anunciar uma…
BrasilCulturaGeralNotícias

Hungria Hip Hop desembarca em Itabirito neste sábado

2 Min leitura
Artista estará pela primeira vez na cidade para se apresentar no Rancho Bike Park que, além dele, recebe outras atrações, como, MustanG…
BrasilCulturaGeralNotícias

50 ANOS: BANDA DE PAU E CORDA LANÇA ÁLBUM COMEMORATIVO EM BELO HORIZONTE

2 Min leitura
Foto/Crédito: Jezz Maia. Grupo volta à capital mineira no dia 6 de abril Cinco décadas de uma trajetória ancorada na devoção à…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.