Cultura

Artistas iniciam residência na 6ª edição do Projeto Bolsa Pampulha

1 Min leitura

A Fundação Municipal de Cultura (FMC), em parceria com a Associação Cultural dos Amigos do Museu de Arte da Pampulha (AMAP), deu início nesta semana ao 32º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte – 6ª Edição do Bolsa Pampulha. Foram selecionados 10 artistas/coletivos, de vários estados brasileiros, que passarão por um período de cinco meses de residência em Belo Horizonte, sob a coordenação do Museu de Arte da Pampulha, acompanhados por críticos, curadores e artistas. Uma exposição com as obras criadas durante o processo será realizada em outubro.

O programa tem como propósito promover e fomentar as artes visuais na capital mineira, com foco em jovens artistas, a fim de contribuir para o processo formativo e atendendo às necessidades e expectativas da comunidade artística local e nacional. Os selecionados desta edição são: Adriana Aranha; Alexandre Brandão; Efe Godoy; Janaina Wagner; Lucas Dupin; Maura Grinaldi; Rafael RG; Victor Mattina; o coletivo formado por Juliane Peixoto e Adriele Freitas; e o coletivo Thiago Honório e Pedro Vieira.

O Bolsa Pampulha acontece desde 2003 e, em sua 6ª edição, os artistas terão curadoria de Cauê Alves e acompanhamento, durante a residência, de Luisa Duarte, Mabe Bethônico e Moacir do Anjos. Cada artista/coletivo selecionado será contemplado com bolsa em dinheiro no valor total de R$11.400,00, repassados em seis parcelas mensais e consecutivas de R$1.900,00 a fim de auxiliar na sua manutenção, bem como no desenvolvimento das atividades durante o prazo de residência obrigatória em Belo Horizonte. A AMAP disponibilizará aos artistas participantes do Programa um ateliê coletivo, sem ônus.

Relacionados
BrasilCulturaGeralNotícias

Cidade Junina 2024: o maior festival junino de BH está de volta

1 Min leitura
Cidade Junina – BS Fotografias. A capital mineira vai receber o evento em junho e julho  A naSala acaba de anunciar uma…
BrasilCulturaGeralNotícias

Hungria Hip Hop desembarca em Itabirito neste sábado

2 Min leitura
Artista estará pela primeira vez na cidade para se apresentar no Rancho Bike Park que, além dele, recebe outras atrações, como, MustanG…
BrasilCulturaGeralNotícias

50 ANOS: BANDA DE PAU E CORDA LANÇA ÁLBUM COMEMORATIVO EM BELO HORIZONTE

2 Min leitura
Foto/Crédito: Jezz Maia. Grupo volta à capital mineira no dia 6 de abril Cinco décadas de uma trajetória ancorada na devoção à…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.