O gaitista e vocalista BIRDLEGG, de Austin, Texas (EUA), chega pela primeira vez no Brasil. Ele será a principal atração no projeto Rota do Blues, juntamente com o mineiro Bruno Marques, acompanhado por Nicolas Simi e pelos argentinos Adrian Flores e Juancho Hernandez. No dia 17 de fevereiro às 22h no Underground Black Pub.

O show de abertura será com a banda The Lee Gang e haverá o lançamento da exposição Junk Old do artista Marcos Kaoy.

BIRDLEGG (EUA)

Gene Pittman, mais conhecido como BIRDLEGG nasceu em Harrisburg, Pensilvânia, em 10 de maio de 1947. Onde morava não havia uma tradição de Blues, as estações de rádio só tocavam country e jazz, até que apareceram Chuck Berry e Little Richard.

 Ao mudar-se para Nova York, foi no famoso clube Eli Mile High que BIRDLEGG realizou suas primeiras apresentações como band líder. Entrou pela primeira vez em um estúdio de gravação acompanhando Sugar Pie Desanto, que era uma das suas estrelas preferidas, e também gravou com Cool Papa. Após ser convidado para integrar a Mississippi Delta Blues Band, no ano de 1984 viajou em turnê pela Islândia, Noruega e Suécia.

BIRDLEGG reconhece como suas influências na gaita os mestres: Sonny Boy Williamson, Sonny Terry e Taj Mahal. Ele confessa: “Gosto de escrever Blues, eles não são tristes, eu escrevo música para dançar, escrevo coisas que fazem as pessoas rirem. Porque não quero fazer o mundo chorar. Meu trabalho é manter viva a música de gente como JJ Malone, Cool Papa e Lowell Fulson, especialmente para a comunidade negra. Na Costa Oeste, eu faço seminários sobre o Blues e entro em escolas para tocar e ensinar”.

Em 2016, voltou a viajar para Europa, com seu próprio show, e foi na Espanha que gravou ao vivo seu mais recente trabalho – THE BLUES TORNADO LIVE.

BIRDLEGG se prepara para sua primeira turnê pela América do Sul, e será uma grande pedida para os amantes do Blues e da harmônica, pois ele é o que podemos chamar de um artista raro, se tornou um bluesman de respeito, apesar de suas declaradas influências, tem estilo próprio, hoje é conhecido como “The Blues Tornado, The Hardest Working Man in the Blues.”

 DISCOGRAFIA

Compacto (single)

Ano Lado – A Lado – B Gravadora
1990 “Good Time Blues” “Blues Jumped on a Rabbit” Tight Fit Records

 

Álbuns

Ano Artista Titulo Gravadora
2007 Birdlegg & The Tight Fit Blues Band Meet Me on the Corner Tight Fit Records
2013 Birdlegg & The Tight Fit Blues Band Birdlegg Dialtone Records
2016 Birdlegg The Blues Tornado Live Solo Blues

 BRUNO MARQUES

 Bruno Marques, guitarrista e proprietário da Marques Produções, líder do Taxman Blues, MOJO Blues Band e Bruno Marques Band, estão em destaque na cena do blues de Belo Horizonte.  Bruno é um dos responsáveis pelo desembarque de artistas internacionais de Blues em Minas Gerais. Já tocou ao lado de Lurrie Bell (USA), Jimmy Burns (USA), Harmônica Hinds (USA), Flávio Guimarães (Blues Etílicos), Marcelo Frias/Secos e Molhados (ARG), Los Mind Lagunas (MEX), Quique Gomez (ESP), Big Creek Slim (DNK), Zé Pretim Blues Man (MS), entre grandes nomes do blues mineiro. É idealizador do projeto Rota do Blues e promove intercâmbio e troca de informações musicais entre os artistas internacionais e mineiros.

  Show de abertura:

 THE LEE GANG

The Lee Gang é uma banda mineira que tem influência, em sua maior parte, dos músicos norte-americanos da década de 20, trabalhando as raízes do blues, country, jazz e folk music.

O trabalho foi resultado de uma experiência de três anos nos EUA onde o grupo aprendeu as histórias e estilo de tocar violão dos artistas que fazem parte do repertório da banda, como Blind Blake, Robert Johnson, Prince Albert Hunt e Charlie Poole.

Os instrumentos utilizados são o violão, banjo, baixo e outros bem específicos do estilo, como mandolin, ukulele, kazoo, washboard e jug que permitem uma sonoridade especifica da música rural norte-americana.

 EXPOSIÇÃO JUNK OLD DE MARCOS KAOY

 Marcos Kaoy é artista plástico e gaitista. Em suas criações, transfere para linguagens visuais, aspectos relacionados aos grandes artistas do Blues Americano, criando telas inebriadas de sentidos sonoros com matéria prima que muitos consideram como lixo.   JUNK seria considerado como tranqueira, entulho, lixo, material descartado, enfim, tudo que pode estar esquecido ou abandonado em algum canto, lote, galpão. A Exposição JUNK OLD exibe a visão do artista sobre o tempo e diversas culturas e música. O trabalho é uma técnica mista onde pintura, colagens diversas, papéis e objetos metálicos se fundem numa mistura de cores e de tempo.

PROJETO ROTA DO BLUES

BIRDLEGG (USA), BRUNO MARQUES e THE LEE GANG

  •  17 de fevereiro – 22h
  • Underground Black Pub
  • Av. Itaú, 540 – Dom Cabral – BH/MG
  • Venda antecipada: R$ 20,00

https://www.sympla.com.br/birdlegg-usa-with-bruno-marques–abertura-the-lee-gang__115473

  • Entrada: R$ 25,00 no local
  • Informações: (31) 3658-4313 / 98851-8153 / 98675-948