Cultura

Doenças da pele: pacientes recebem avaliação e tratamentos gratuitos em BH

2 Min leitura

Ação Social marca a campanha ‘Dezembro Laranja’ em clínica da capital

O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, mas seus números são muito altos. Em geral, a população conhece as dicas básicas para a prevenção do câncer e outras doenças da pele. Porém, nem todo mundo segue as recomendações médicas e, muito menos, busca ajuda profissional quando algum sinal da doença aparece. 

A verdade é que, quando detectado precocemente, o câncer de pele tem 100% de chances de cura. Por isso a prevenção é tão importante, conforme afirma o médico dermatologista, Dr. Fábio Gontijo: “estar atento aos sinais que a pele nos dá, é o que vai garantir que o paciente perceba quando algo diferente surgir. Porém, somente um exame clínico ou uma biópsia são capazes de diagnosticar o câncer de pele.”

Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza, desde 2014, o ‘Dezembro Laranja’, ação que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele e que, em 2019, dá enfoque aos principais sinais da doença para o diagnóstico e tratamento precoces, na tentativa de conscientizar a população brasileira sobre a importância de cuidar da pele. 

ATENDIMENTO GRATUITO EM BH

Pensando na necessidade de atendimento dermatológico para a população carente, será realizada, na região centro-sul de BH, uma ação social com avaliação de pele gratuita, além da garantia do tratamento completo para cada paciente, desde a primeira consulta até a solução do problema. 

De acordo com Fábio, o projeto surgiu diante do grande número de diagnósticos de câncer de pele no Brasil e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção: “Na verdade, primeiro pensamos sobre a incidência alarmante de câncer de pele, que é o mais comum no país, e nos motivamos diante do fato de que, quando detectado precocemente, é uma doença com muitas chances de cura. As pessoas precisam saber desse dado, porque o que acontece é que a grande maioria tem medo de um diagnóstico assim.”

O atendimento gratuito será realizado no próximo dia 15/12, de 9h às 13h, na clínica Dr. Fábio Gontijo, que fica na Av. do Contorno, 4747 – 602/604 – Funcionários, Belo Horizonte.

Fonte: Dr. Fábio Gontijo, Médico Dermatologista, formado pela UFMG em 2009, Dermatologista Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologista (SBD), Especialista em Oncodermatologia pelo Hospital Albert Einstein, com MBA em Gestão em Saúde pela FGV. Contato: www.fabiogontijo.com.br ou @dr.fabio.gontijo no Instagram. 

Relacionados
BrasilCulturaGeralNotícias

Hungria Hip Hop desembarca em Itabirito neste sábado

2 Min leitura
Artista estará pela primeira vez na cidade para se apresentar no Rancho Bike Park que, além dele, recebe outras atrações, como, MustanG…
BrasilCulturaGeralNotícias

50 ANOS: BANDA DE PAU E CORDA LANÇA ÁLBUM COMEMORATIVO EM BELO HORIZONTE

2 Min leitura
Foto/Crédito: Jezz Maia. Grupo volta à capital mineira no dia 6 de abril Cinco décadas de uma trajetória ancorada na devoção à…
BrasilCulturaGeralNotícias

Paulinho Alabart apresenta show de lançamento do novo EP "Rosas e Amor"

3 Min leitura
Paulinho Alabart – Foto: Francisco Dumont.   Com 15 faixas no total, o trabalho, registrado ao vivo em BH no final do…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.