O prazo de inscrições para os prêmios literários Cidade de Belo Horizonte e João-de-Barro, promovidos pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), termina na sexta, dia 13 de maio. Os prêmios têm o objetivo de valorizar e fomentar a produção literária nacional com obras inéditas. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas presencialmente ou enviadas para o endereço da Biblioteca Publica Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (Rua Carangola, 288, térreo, bairro Santo Antônio, CEP 30330-240). Os dois editais estão disponíveis para consulta no site

www.bhfazcultura.pbh.gov.br

.
O prêmio Cidade de Belo Horizonte irá contemplar obras nas categorias dramaturgia e romance. A obra vencedora em cada categoria receberá um prêmio de R$ 50 mil. O João-de-Barro contemplará obras nas categorias texto literário e livro ilustrado, voltados para crianças e jovens e com projeto gráfico completo. O trabalho vencedor em cada categoria também receberá um prêmio de R$ 50 mil.

Podem participar do concurso apenas pessoas físicas brasileiras, natas ou naturalizadas. Os autores menores de 18 anos devem apresentar uma autorização escrita dos pais ou responsáveis legais. Além de inéditas, as obras devem ser escritas em língua portuguesa.

Avaliação e julgamento

A avaliação das obras inscritas será feita em etapas. Primeiramente, será realizada a conferência dos documentos exigidos no regulamento, que revelará quais são as obras habilitadas para o julgamento. Na sequência, um júri composto por três especialistas em cada uma das categorias de cada um dos prêmios, nomeados pela FMC, vai avaliar e julgar as obras, elegendo os vencedores em cada categoria. O resultado final dos prêmios será divulgado no Diário Oficial do Município (DOM) e no site da PBH, no endereçowww.pbh.gov.br/cultura, até o dia 7 de novembro de 2016.