Nos últimos anos, a Prefeitura de Belo Horizonte ampliou o incentivo à cultura na capital fomentando programas que têm como objetivo promover o desenvolvimento cultural em todas as regiões da cidade. Por meio de editais e concursos, a PBH fomenta e incentiva projetos de ocupação dos espaços culturais municipais e promove novos artistas. Em 2014 foram publicados dez editais com foco em diversas linguagens artísticas, além de 11.018 atividades de fomento à criação e produção de artistas das comunidades do entorno dos centros culturais. Em 2014, 1,3 milhão de pessoas participaram das atividades, número que ultrapassou a marca de 1,7 milhão em 2015. Foram realizadas 15.310 atividades por meio de editais como o BH na Tela, Descentra Cultura e Cena Música, entre outros. Confira abaixo alguns dos destaques culturais dos últimos anos em BH.

Descentra Cultura

Realizado pela primeira vez em 2014, o Descentra Cultura contou, em 2015, com uma ampliação de 100% dos recursos, e recebeu investimentos de R$ 2 milhões, provenientes do Fundo Municipal. Além de fomentar a ocupação descentralizada dos espaços culturais e logradouros públicos, o projeto tem o objetivo de democratizar o acesso aos recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, resguardando os artistas iniciantes. Em 2015 foram 103 projetos aprovados, que receberam recursos de até R$ 20 mil.

Descontorno Cultural

Criado em 2013, o Descontorno Cultural já se firmou como um importante instrumento de promoção e incentivo à cultura nas diferentes regiões da cidade. Em 2015 o evento atingiu um público de 25 mil pessoas em 16 centros culturais administrados pela Fundação Municipal de Cultura. Em sua terceira edição, as atividades do Descontorno foram realizadas durante 12 horas ininterruptas. Foram shows musicais, apresentações de teatro, dança, circo, literatura, cultura popular, performances e oficinas.

Virada Cultural

Além dos programas que têm como objetivo a descentralização das atividades culturais na cidade, a PBH promove desde 2013 a Virada Cultural, que no ano passado contou com mais de 600 atrações, divididas em 18 palcos e 70 espaços culturais, contando com o trabalho de aproximadamente 4 mil profissionais entre artistas e equipes de produção e apoio. O público ultrapassou as 500 mil pessoas, número 20% maior que no ano anterior. Em 2016 o evento será realizado entre os dias 9 e 10 de julho. A PBH recebeu 1.185 propostas de artistas de 26 diferentes cidades, um crescimento de 22% em relação à edição do ano passado. A lista de pré-selecionados será divulgada no final de maio.