Economia

CRESCE NÚMERO DE CERTIFICAÇÕES NO BRASIL

2 Min leitura

Empresa certificada tem controle mais eficiente da gestão, incrementa credibilidade e garante maior satisfação dos clientes

 

O investimento das empresas brasileiras em certificação ISO cresce paulatinamente, sendo que no ano passado, foram 20.908 organizações certificadas, assumindo a 10ª posição no ranking mundial. Conforme o estudo “Impacto da Certificação dos Sistemas de Gestão da Qualidade”, promovido pela UNIDO (Agência especializada das Nações Unidas que Promove o Desenvolvimento Industrial), o motivo desse aumento na demanda está diretamente ligado à eficiência das normas em padronizar mecanismos para identificar, resolver e prevenir problemas.

A Organização Internacional de Normalização (ISO), como é popularmente conhecida, é uma entidade de padronização e normatização de produtos e serviços para garantir a qualidade e otimização, presente em cerca de 190 países. A ISO 9001 é um grupo de normas técnicas para estabelecer um modelo de gestão de qualidade dentro das organizações, independentemente do tipo ou dimensão.

A implantação da ISO 9001 amplia mercados ao melhorar a satisfação de clientes com um melhor monitoramento do nível de organização interna e maior controle da administração e rentabilidade das empresas, gerando mais credibilidade. A norma também garante redução de custos ao diminuir a quantidade de erros e o desperdício. O processo promove o crescimento e a mudança na escala de produção, o que – na maioria das vezes – ajuda a reduzir preços, estimulando um crescimento no consumo e melhorando os resultados.

A especialista em liderança e consultora de qualidade da Tecer Liderança Sônia Jordão explica que as empresas interessadas em implementarem a ISO 9001 deve, primeiro, informar o que faz e, depois, fazer o que disse que faz. “As atividades devem ser descritas da forma que são realizadas e, posteriormente, verificar se todos fazem da mesma forma que está escrito”. Caso contrário, a documentação é revisada ou ocorre um treinamento para orientação sobre o desenvolvimento das atividades, conforme descrito. “Depois de um ciclo de verificações e melhorias, todos seguirão os procedimentos, gerando uma padronização dos processos que são aprimorados ao se definir a melhor forma de fazer”, afirma.

Sônia afirma que a norma NBR ISO 9001 é aplicável a qualquer produto, tipo de serviço e o tamanho de empresa, sendo também compatível com outros sistemas de gestão por estar focada em melhoria contínua. Uma implantação bem feita da norma ajuda a empresa a crescer e a melhorar seus processos e resultados do negócio.

2990 posts

About author
Felipe de Jesus | Jornalista (FESBH), Publicitário (IPSP), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes), Economista (UNIP) & Advogado (FACSAL). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC). [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]
Articles
Relacionados
EconomiaNotícias

Marketing: Qual a melhor estratégia?

2 Min leitura
Imagem: Weethub. A pandemia do novo coronavírus impulsionou as vendas online ao redor do mundo e trouxe novos desafios para os varejistas….
EconomiaGeral

Modernos na tecnologia e conservadores nos investimentos

2 Min leitura
A geração Z, que corresponde aos nascidos entre 1995 e 2010, é conhecida por ser autodidata e por sempre estar conectada ao…
EconomiaGeral

Empreendedoras compartilham experiências em evento on-line e gratuito exclusivo para mulheres

2 Min leitura
O WOMEN Global & Powerfull será realizado nesta quinta-feira, 17 de junho, às 19h30, com Glauce Santos, que está à frente da…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.