Economia

Crise faz nova vítima: Viação Itapemirim apresenta pedido de recuperação judicial

1 Min leitura

Se você mora no Brasil, é praticamente impossível que nunca tenha visto um ônibus da tradicional Viação Itapemirim. A empresa capixaba, fundada em 1953, já chegou a ser a maior do segmento de transporte rodoviáriono país. Mas, diante da gravíssima crise econômica e política pela qual o Brasil atravessa, as dívidas da Viação Itapemirim já superaram os R$ 300 milhões e, tentando evitar a falência, a companhia (e demais empresas do Grupo) realizaram o pedido de recuperação judicial.

Recentemente, a empresa chegou a transferir 2/3 de suas linhas para empresas diversas, com a Viação Kaiowa, que também ficou com boa parte dos ônibus. É bom lembrar que uma parte considerável dessa dívida é (provavelmente) decorrente de linhas de crédito utilizadas para renovação e ampliação da frota nos últimos anos. Com a eclosão da crise atual, a demanda caiu em relação ao planejado e o futuro da companhia é incerto.

De acordo com as informações disponíveis, os motivos para o pedido são relacionados com a concorrência com o setor aéreo e o aumento com custos de manutenção e operação. Sem dúvida, acompanhado o dia-a-dia do transporte no Brasil, percebemos que a situação tem se agravado cada vez mais nos últimos tempos.

E agora, qual será o destino de uma das empresas mais memoráveis da história do Brasil? Enquanto pairam nuvens e as coisas estão nebulosas, aproveite para relembrar da Viação Itapemirim nos seus momentos de glória.

 

Relacionados
EconomiaEducaçãoMinas Gerais

Múltipla Informática: há 11 anos no mercado, empresa mineira ganha destaque no setor de TI pela total dedicação aos alunos e clientes

5 Min leitura
Para Cássia Rodrigues, gestora, administradora da Múltipla Informática e profissional graduada em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o grande desafio…
BrasilEconomia

XTAGE inicia operação com negociação de Bitcoin e Ether

2 Min leitura
A XTAGE, nova plataforma de negociação de ativos digitais criada pela XP Inc. com base em tecnologia da Nasdaq, (Nasdaq: NDAQ), empresa…
BrasilEconomiaGeralNotícias

Restituição do IR: como investir os valores para gerar rendimentos adicionais

2 Min leitura
Jéssica Oliveira- Gerente Regional MG da XP Inc.- Crédito: Divulgação.   Especialista da XP dá dicas de como utilizar os valores de…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.