Economia deve repetir em 2015 padrão de 2003, diz Barros

petróleo
Estadão Conteúdo
Uma das áreas que deve crescer em 2015 é a produção de petróleo

A economia brasileira em 2015 tende a uma semelhança muito grande com 2003, disse nesta quinta-feira (21), o diretor de Pesquisa Macroeconômica do Bradesco, Octavio de Barros, durante evento da SCA System Consultores Associados que ocorre esta quinta e sexta em São Paulo.

Neste sentido, segundo o economista, como foi em 2003, o primeiro semestre do ano que vem será de ajustes e reformas e o segundo semestre de recuperação da confiança.

De acordo com Barros, a previsão de crescimento do PIB nacional para este ano é de 1%, mas com algum viés de baixa. Em 2015, no entanto, disse o diretor do Bradesco, a economia brasileira deve crescer a uma taxa de 1,5%.

“Acho que vamos crescer 1,5% em 2015, porque já estamos fazendo alguns ajustes, como na energia elétrica, por exemplo”, disse Barros. Uma área que poderá contribuir para o melhor desempenho da economia brasileira em 2015, segundo Barros, é a produção de petróleo, que deve crescer no ano que vem acima da expansão de 5,8% prevista para neste ano.

Outra variável que de acordo com o economista do Bradesco vai ajudar é o consumo das famílias, que deve se expandir a uma taxa de 1,5% neste e no próximo ano. “É natural que o consumo das famílias cresça em diálogo com o crescimento do PIB”, observou.

Mas esse patamar de crescimento do PIB deve se alargar, de acordo com Barros. “Não vai ficar nesse patamar. Vai se recuperar. É intuitivo se imaginar que o PIB potencial do Brasil vai ficar em 3,5%”, disse o diretor do Bradesco, que antes acreditava que fosse de 4%, mas que alterou sua visão diante da mudança do patamar de crescimento da economia global.

Para Barros, o problema do Brasil é eminentemente industrial, e o setor só deve se recuperar porque a base de comparação é baixa

Related Posts

Onde achar verdadeiros descontos em eletrônicos da Black Friday

Onde achar verdadeiros descontos em eletrônicos da Black Friday

Como encontrar CNPJ de empresas para oferecer seus serviços

Você sabe o que é a Binomo? Revisão sobre a plataforma de trade.

Você sabe o que é a Binomo? Revisão sobre a plataforma de trade.

No Comments Yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *