EconomiaGeral

Em momento turbulento do país, Brasília sedia evento que discutirá a contratação e gestão pública

3 Min leitura

Profissionais atuantes no setor público, ministros e acadêmicos do direito conduzirão painéis que apresentação temas desde o “Planejamento Orçamentário e Políticas Públicas” até “Como Combater a Corrupção em Licitações”

 

O ex-ministro do Superior Tribunal Federal, Carlos Ayres Brito,
falará sobre os princípios que regem a administração pública

Importantes nomes do direito estarão reunidos na capital federal nos dias 1 e 2 de junho. É que Brasília receberá o 15ª Fórum Brasileiro de Contratação e Gestão Pública, que será realizado no Windsor Plaza Brasília Hotel (BL N – SHS, s/ – Asa Sul). Durante os dois dias, serão debatidos temas como “Planejamento Orçamentário e Políticas Públicas”, “Como Combater a Corrupção em Licitações” entre outros, que tem como objetivo apresentar as novidades da legislação, doutrina e jurisprudência da contratação pública.

Realizado pela Editora Fórum, empresa mineira referência em publicações da área jurídica, o evento conta com a coordenação científica de Jorge Ulisses Jacoby Fernandes e Fabrício Motta. Respeitados profissionais atuantes no setor público, ministros e acadêmicos do direito conduzirão palestras sobre temas pertinentes aos agentes que atuam na área de compras de produtos e serviços em órgãos públicos.

“Como em todas as outras edições, o 15º Fórum Brasileiro de Contratação e Gestão Pública é uma oportunidade para que todos os envolvidos nos processos de compras e negociações com o setor público se atualizem sobre as novidades das leis e possam executar os trabalhos dentro da legalidade”, explica o presidente da Editora Fórum, Luís Cláudio Rodrigues.

Em um momento político e econômico delicado no país, o Fórum apresentará painéis que visam elucidar práticas que podem ajudar a dar mais transparência no setor público. “A curadoria dos palestrantes levou em consideração os mais importantes e atuantes nomes da área e também os temas que são pertinentes ao atual momento do país”, afirma Luís Cláudio Rodrigues.

No primeiro dia, 01 de junho, o ex-ministro do Superior Tribunal Federal, Carlos Ayres Brito, apresentará uma “Interpretação Holística dos Princípios do Artigo 37 da Constituição Federal”, que trata sobre os princípios que regem a administração pública.  O mestre em Direito Público, advogado e autor de importantes obras da Editora Fórum, Jorge Ulisses Jacoby Fernandes, segue a programação com uma explanação sobre boas práticas nas contratações públicas.

A Pós-Doutora em Combate à Corrupção pela George Washington University, Cristiana Fortini, fará uma apresentação sobre a “Nova Legislação de Licitações e Contratos”. Em seguida, o Auditor da Controladoria Geral da União, Franklin Brasil, e o Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, Kleberson de Souza, falarão sobre “Como Combater a Corrupção em Licitações”.

A professora universitária, advogada e Mestre em Direito Administrativo, Tatiana Camarão, comanda o painel sobre “Boas Práticas de Gestão: valorização da qualidade na licitação”. O Doutor em Direito do Estado e Mestre em Direito, Joel de Menezes Niebuhr, fará um “Panorama de Licitações e Contratos”. O Procurador do Estado do Paraná, José Anacleto Abduch Santos, explicará sobre o “Novo Regime Jurídico de Contratações pelas Empresas Estatais: inovações na lei nº 13.303/16”.

Já no segundo dia, 02 de junho, a “Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos” será discutida pelo Mestre e Doutor em Direito Público, Marçal Justen Filho. “Gestão e Governança Pública” será o tema exposto pelo Engenheiro e Advogado, Cláudio Sarian Altounian. Em seguida, “As Contratações no Programa de Parcerias de Investimentos – PPI” serão debatidas pelo Mestre em Direito da regulação, Rafael Véras.

O Ministro-substituto do Tribunal de Contas da União, Weder de Oliveira, apresentará o painel “Contratação Pública, Responsabilidade Fiscal e Teto do Gasto Público”, seguido pela Procuradora do Município do Rio de Janeiro, Vanice do Valle, que explanará sobre o “Planejamento Orçamentário e Políticas Públicas”. Para encerrar a programação, o Ministro do Superior Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, fará um debate sobre o “Combate à Corrupção e Tribunais de Contas”.

Para mais informações sobre o evento, acesse: www.editoraforum.com.br.

*Com informações de Grupo Balo de Comunicação.

Relacionados
GeralNotícias

Trip Food celebra o St. Patrick's Day com chope verde e "potes de ouro" escondidos em BH

3 Min leitura
Chope verde: Divulgação.   As três unidades do restaurante farão ações especiais em 22 de março para que o público sinta o…
BrasilCulturaGeralNotícias

Instituto Cervantes inicia nova jornada de cursos em março

3 Min leitura
Alunos podem escolher entre ampla variedade de formatos e horários    Para quem deseja aprender espanhol em um espaço repleto de atividades…
BrasilCulturaGeralNotícias

VEREADORA MARCELA TRÓPIA PROMOVE REUNIÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM ÀS MULHERES EMPREENDEDORAS DE BELO HORIZONTE

1 Min leitura
“É muito inspirador ver mulheres empreendedoras que inovam, superam barreiras e que muitas vezes conciliam todos os desafios do seus negócios com…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.