Atlético teve boa atuação, mas quem fez a festa no Mineirão foi o Grêmio
Atlético teve boa atuação, mas quem
fez a festa no Mineirão foi o Grêmio
(Foto: Hoje Em Dia)

 

Alexandre Simões – Hoje em Dia

O Atlético perdeu a liderança do Campeonato Brasileiro e a sua invencibilidade, como mandante, no novo Mineirão, de uma vez só com a derrota de 2 a 0 para o Grêmio, na noite desta quinta-feira (13), em partida válida pela 18ª rodada da Série A. Douglas, no primeiro tempo, e Luan, no segundo, em belas jogadas de contra-ataque, marcaram para o tricolor gaúcho.
Além de ver o Corinthians tomar a ponta do Brasileirão, com 37 pontos, o Atlético, que soma 36, na vice-liderança, viu o Grêmio se aproximar, com 33.
A partida começou com uma forte pressão atleticana, sendo que logo aos dois minutos o zagueiro Jemerson exigiu a primeira grande defesa de Marcelo Grohe, após escorar, de cabeça, cobrança de escanteio de Dátolo da direita.
Aos 13, Leonardo Silva chuta e a bola desvia no braço de Erazo, num lance idêntico ao do pênalti marcado para o Corinthians na quarta-feira, na vitória de 4 a 3 sobre o Sport.
Aos poucos, o Grêmio foi administrando a partida e o ritmo atleticano diminuiu. Aos 40 minutos, num contra-ataque perfeito, Giuliano deu bela assistência para Douglas abrir o placar.
A segunda etapa começou com domínio total dos gaúchos, que foram criando chances até fazer 2 a 0, logo aos nove minutos. Mais uma vez com Giuliano nas costas de Marcos Rocha, jogada foi armada e ele tocou para Luan marcar já com Victor fora do gol.
O Atlético sentiu o segundo gol gaúcho. Na segunda metade da etapa final, o time de Levir Culpi, já com Luan no lugar de Leandro Donizete, voltou a pressionar. E criou uma série de boas chances, mas esbarrou em erros de finalização ou nas belas defesas do goleiro Marcelo Grohe, que nesta quinta-feira (13) foi convocado por Dunga para a Seleção Brasileira.
Dátolo acertou a trave direita aos 23, Pratto perdeu grandes chances aos 35 e 42, após cruzamentos de Luan e no final, reconhecendo a boa campanha do time e a entrega dos jogadores, a torcida aplaudiu o time, apesar da perda da liderança do Brasileirão e da invencibilidade, como mandante, no novo Mineirão.
O Atlético volta a campo agora no domingo, encerrando o turno contra a Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó. A partida será às 18h30. No mesmo horário, o Grêmio recebe o Joinville, em Porto Alegre.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO 0 X 2 GRÊMIO
ATLÉTICO: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca e Leandro Donizete (Luan); Dátolo, Guilherme (Dodô) e Thiago Ribeiro; Lucas Pratto. Técnico: Levir Culpi
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo, Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Wallace, Maicon, Giuliano e Douglas (Edinho); Luan (Bobô) e Pedro Rocha (Fernandinho). Técnico: Roger Machado
GOLS: Douglas, aos 40 minutos do primeiro tempo; Luan, aos 9 minutos do segundo tempo
DATA: 13 de agosto de 2015
MOTIVO: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro
LOCAL: Mineirão
CIDADE: Belo Horizonte
ARBITRAGEM: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA), auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e Bruno Raphael Pires (GO)
PÚBLICO: 49.047 pagantes
RENDA: R$ 1.395.250,00
CARTÕES AMARELOS: Douglas Santos e Leonardo Silva (Atlético); Marcelo Grohe, Douglas e Luan (Grêmio)