EspecializadoEsportes

Cobertura da Tocha em Minas Gerais

4 Min leitura

Cobertura Especial: Jornalista Geraldo Félix Junior

O revezamento começa 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 em Olímpia, na Grécia. De lá, a chama Olímpica viaja até o Brasil, onde começa a trilhar o seu caminho rumo ao Rio de Janeiro, sua parada final. A essência do revezamento é passar a chama Olímpica de um condutor da tocha para outro, envolvendo todo o país no clima dos Jogos. De lá, passará por cidades gregas durante uma semana até chegar à capital Atenas —cidade-berço dos Jogos Olímpicos, quando então segue para o Brasil de avião, desembarcando no início de maio no Distrito Federal.

Em Minas Gerais o percurso começa no dia 7 de maio e passará por mais de 30 cidades. O circuito foi definido pelo governo federal levando em conta critérios logísticos, turísticos e culturais. Além de envolver o povo brasileiro no aquecimento para os Jogos Olímpicos de 2016, a ideia do revezamento é contar histórias de todos os lugares do Brasil e servir como um legado de inspiração para as gerações futuras.

Os municípios são: Araguari, Uberlândia*, Uberaba, Araxá, Serra do Salitre, Patrocínio, Patos de Minas*, Varjão de Minas, Pirapora, Montes Claros*, Bocaiúva, Couto de Magalhães de Minas, Diamantina e em seu distrito Biribiri, Curvelo*, Datas, Serro, Guanhães, Governador Valadares*, Naque, Coronel Fabriciano, Itabira*, Ouro Preto, Itabirito, Inhotim (distrito de Brumadinho), Belo Horizonte*, Contagem, São João Del Rei, Tiradentes, Barbacena, Juiz de Fora*, Bicas, Leopoldina, Muriaé.

Dessas, 8 cidades (Belo Horizonte, Itabira, Uberlândia, Patos de Minas, Curvelo, Montes Claros, Governador Valadares e Juiz de Fora) são as chamadas cidades celebração. Nelas a tocha permanecerá ao fim de cada dia de revezamento, onde também será realizada uma festividade, um grande evento com show musical nacional e outras atrações.
Depois de passar pelos demais estados da federação o tour terminará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a pira Olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no Maracanã.

Curiosidades
– Ao todo serão entre 90 e 100 dias de percurso.

– Serão 12 mil condutores, cada um percorrendo cerca de 200 metros com sua tocha – o que é passado de uma para outra é a chama Olímpica, a mesma acesa ainda na Grécia. Serão 20.000 quilômetros por estradas e ruas brasileiras e mais 10.000 milhas aéreas em trechos das Regiões Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande – sem que o fogo se apague.

– Durante a rota do revezamento no Brasil, a tocha será carregada por cerca de 12 mil condutores, além de voar 10 mil milhas pelo país. O símbolo olímpico vai passar por 83 municípios escolhidos como “cidade celebração”: em cada um desses locais, haverá um grande evento, que inclui show musical nacional e outras atrações. Todas as 27 capitais dos estados e do Distrito Federal estão incluídas na lista.

– O revezamento será feito, além dos carregadores, por um comboio de veículos, que deve passar por cerca de 500 cidades: 300 receberão o revezamento propriamente dito e outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta. Todo o percurso foi montado sob a premissa do maior número possível de pessoas impactadas, dentro do período pré-estabelecido para a duração total do revezamento.

– Planejado como um evento para promover a celebração do espírito olímpico de Norte a Sul do país, o revezamento ganhou uma marca que faz referência ao design da própria tocha olímpica e foi escolhido em um concurso nacional. As cores quentes remetem à chama e ao calor humano dos brasileiros. Essa identificação visual também vai fazer parte da decoração das cidades que vão receber a tocha.

– Antes de acender a pira na cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016, dia 5 de agosto do ano que vem, a tocha olímpica visitará por volta de 300 cidades em todas as regiões do Brasil. O principal símbolo das Olimpíadas seguirá um roteiro que vai durar entre 90 e 100 dias e percorrer aproximadamente 20 mil quilômetros.

– A população e até mesmo celebridades escolhidas para participar do revezamento no tour foram escolhidas por meio de sorteios em concursos promovidos pela Rio 2016. Os patrocinadores também possuem uma cota de indicação de nomes.

– O termo revezamento se aplica somente à chama olímpica, já que a tocha será uma por carregador.

Torneio Olímpico de Futebol

A única modalidade esportiva dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 com partidas fora do Rio de Janeiro é futebol. O objetivo é espalhar o espírito olímpico pelo país com a realização de 58 partidas em diferentes regiões.

O Torneio Olímpico de Futebol será disputado em outras cinco cidades, além de Belo Horizonte: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Manaus e Brasília. O Mineirão receberá um total de dez jogos que serão realizados nos dias 03, 06, 10 – em rodadas duplas -, 12, 13, 16 e 20 de agosto. Serão seis jogos femininos e quatro masculinos, incluindo a disputa pela medalha de bronze. Ao todo, 16 países vão disputar o torneio masculino e 12, o feminino.

Em Belo Horizonte, serão realizadas seis partidas na primeira fase: quatro femininas e duas masculinas.
Entre as equipes femininas que passarão por Minas Gerais, destaca-se a presença da Seleção dos Estados Unidos, tetracampeã olímpica (1996, 2004, 2008 e 2012), para enfrentar a Nova Zelândia no dia 03 de agosto.

Entre os times masculinos, no dia 10 de agosto a Alemanha retorna à capital mineira pela primeira vez após a Copa do Mundo para enfrentar a Seleção de Fiji, com a intenção de repetir o bom resultado obtido em 2014.

Além do Mineirão, que será a sede das partidas, o Comitê Organizador Rio 2016 está pactuando a contratação de 4 campos de futebol em padrão olímpico para receber o treinamento das equipes que disputarão o Torneio Olímpico de Futebol em Minas Gerais.

Confira os confrontos que acontecem em Belo Horizonte:

03/08/16 – Feminino

19h – EUA x Nova Zelândia
22h – França x Colômbia

06/08/16 – Feminino
17h – EUA x França
20h – Colômbia x Nova Zelândia

10/08/16 – Masculino
13h – Argélia x Portugal
16h – Alemanha x Fiji

12/08/16 – Feminino
Quartas de final

13/08/16 – Masculino
Quartas de final

16/08/16 – Feminino
Semifinal

20/08/16 – Masculino
Disputa do bronze

Relacionados
BrasilEsportesGeralNotícias

30ª edição do evento 'Craque da Bola Saudali Coca-Cola' será em São Joaquim de Bicas

3 Min leitura
Crédito: RumpUp. Neste fim de semana, a cidade São Joaquim de Bicas vai receber o maior torneio de futebol amador de Minas…
Esportes

Mascotes do Cruzeiro e Atlético viram pelúcia e encantam torcedores

2 Min leitura
Inicialmente estão sendo distribuídas 10 mil pelúcias dos mascotes de cada clube nos equipamentos da BR Machine espalhados por todo o Brasil
Esportes

Veja quais são as principais expectativas pro jogo mais esperado da Premier League

3 Min leitura
Qualquer fã de futebol que goste de acompanhar os principais campeonatos da Europa, sabem bem da existência destes jogos que se tornaram…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.