Com os seus quatorze anos de experiência como jogador da Premier League e o seu conhecimento do mundo do futebol, o antigo internacional da Costa do Marfil ganhou recentemente a sua licença de treinador da UEFA B e está atualmente a trabalhar para a equipa de Leicester, não em campo, mas no banco de treino. Uma retrospectiva de um dos jogadores mais consistentes de toda a Premier League.

2002 – 2016: Premier League Tour

Com seus 499 jogos disputados nos principais clubes da Inglaterra, o zagueiro marfinense, treinado no clube ASEC Mimosas, tem o suficiente para solicitar a liderança dos melhores times do Reino Unido e da Europa em geral.

Depois de ganhar com sucesso seus diplomas de treinador, a lenda do futebol da Costa do Marfim estreou ao lado de Brendan Rodgers em Glasgow Rangers (Escócia) e depois na seleção da Bélgica, como Thierry Henry na última Copa do Mundo.

Mas o que lembramos de aqui Kolo Touré são principalmente os 14 anos em que passou escovando os campos da Premier League. De 2002 a 2016, do Arsenal ao Liverpool, o Touré jogou quase 340 partidas da Premier League. Uma impressionante longevidade coroada de sucessos, em particular com 2 títulos de campeão.

Arsenal: uma entrada sensacional na Premier League

Chegando ao Arsenal no verão de 2002, ele fez história no futebol marfinense, com pouco mais de 20 anos como o primeiro jogador do país a pisar na grama da Premier League.

Desde seu primeiro ano, o lendário Arsène Wenger confia nele, pois ele jogará nada menos que 51 jogos! Mais uma vez, a história provará que ele está certo, pois os Gunners poderão coletar o Escudo da Comunidade. Um começo ideal para Kolo Touré, que rapidamente se tornará tão perceptível quanto temido em todos os gramados do Reino.

7 temporadas depois, o homem se tornou essencial no Arsenal. Ele será a peça central do último time do clube a conquistar o título do campeonato inglês em 2004. Nesta temporada, ele jogará 37 de 38 jogos.

Isso permitirá que os Gunners cumpram seu sucesso nos últimos anos, vencendo também duas Copas Inglesas (2003 e 2005) e também um Escudo Comunitário (2002 e 2004).

Man.City: o renascimento e o título de 2012

Adquirido em 2008, o Manchester City está se estabelecendo gradualmente como um dos principais jogadores do futebol inglês. Portanto, é natural que a equipe se interesse rapidamente pelo Kolo Touré. Ele se juntou ao Blues no verão de 2009 por cerca de € 20 milhões. Muitos apostadores do fairapostas.com veem um sinal e apostam no City para esta temporada de campeonato.

Juntamente com seu irmão, logo depois, os dois marfinenses escreverão uma das páginas mais bonitas da história do Blues participando ativamente do título de campeão de 2012. Um título que será lembrado por um longo tempo graças ao objetivo. d’Aguero no último segundo do último dia do campeonato.

Após 10 anos no relvado da Premier League, Kolo Toure está menos presente e só jogou quinze jogos da liga na última temporada em Man. City.

Ainda permitirá ao clube se estabelecer permanentemente no topo da classificação e vencer, além do título de 2012, uma Copa da Inglaterra em 2011.

Outro fato significativo, ele será um dos raros jogadores, com seu irmão, a ter uma música para sua glória, regularmente levada ao coração pelos fãs do Citizens em todo o mundo … e até por jogadores de outras equipes. !

Fim de carreira em outro clube lendário.

Pouco usado pelo Manchester City, Kolo Toure é dispensado de qualquer contrato em Liverpool, depois no meio da reconstrução. Os Reds ainda chegarão à final da Liga Europa em 2016. No entanto, o marfinense não adicionará outro troféu à sua tabela de ligas com seu último clube da Premier League.

Em 15 de fevereiro de 2015, ele anunciou sua aposentadoria como jogador. Então, uma nova carreira começa para ele, a de coaching.

O que esperar do seu desempenho como treinador?

Se sua carreira começa sob os melhores cuidados paliativos do Glasgow Rangers (Taça Tripleta da Liga, Taça da Escócia, Campeonato), no entanto, você precisa colocar essas performances em perspectiva, dado o domínio total do Celta em nível nacional.

No futebol europeu que deixa pouco espaço para os treinadores africanos, Kolo Touré poderia, como sua carreira de jogador, atuar mais uma vez como pioneiro.

Ao ingressar na cidade de Leicester, onde também atua com Brendan Rodgers, Toure continua seu aprendizado no mais alto nível. Espero que ele atinja as alturas alcançadas na grama da Premier League.