acarajé
O acarajé com carne seca é a pedida do Bar da Leila, em Belo Horizonte

Bolinho de rabada com agrião, cuscuz caipira com costelinha e bolinho de acarajé com carne seca na manteiga de garrafa. Essas são algumas das delícias que concorrem no Comida di Buteco, concurso que já começou e vai até o dia 15 de maio, contando com 500 botecos de todas as regiões do país. Este ano, com o tema livre, os estabelecimentos participantes poderão explorar ainda mais a criatividade, e terão a chance de ser escolhidos como melhor boteco do Brasil, a grande novidade desta edição.

São Paulo

Bruschetta do Chef, da Casa Galliano, em São Paulo
Bruschetta do Chef, da Casa Galliano, em São Paulo

Em São Paulo, um dos participantes é o Bar Zur Alten Mühle (Rua Princesa Isabel 102, Brooklin. Tel.: (11) 5044-4669) com o bolinho da Oma (da vovó), um bolinho de carne bovina com linguiça toscana recheado de queijos gorgonzola e mozzarella temperados com orégano. O prato vem acompanhado de mostarda, barbecue e molho de pimenta. Já na Casa Galliano (Av. Jurucê 803, Moema. Tel.: (11) 5041-4425), será oferecida Bruschetta do chef, fatias de pão Italiano cobertas com queijo cremoso, jamón, brie, damasco, alecrim e azeite.

Rio de Janeiro

O Bar do David, no Leme, Rio, serve uma salada de frutos do mar
O Bar do David, no Leme, Rio de Janeiro, serve uma salada de frutos do mar

No Rio de Janeiro, uma novidade é a participação da Baixada Fluminense. O Mussarela (Rua Réia 225, Parque do Carmo, Duque de Caxias. Tel.: (21) 2781-1974) é um dos estreantes da região com a costelinha suína temperada com cachaça de alambique, servida com purê de jerimum e farofa de milho.  No Bar do David, no Leme, (Rua Ladeira Ari Barroso 66. Tel.: (21) 7808-2200), a aposta é uma salada de frutos do mar com feijão fradinho.

Como acontece a cada ano, o público e o corpo de jurados das cidades vão eleger a melhor comida de boteco local. Os vinte campeões pelo Brasil vão receber, no mês de junho, a visita de três jurados e, de acordo com os critérios do início do concurso, como tira-gosto e temperatura da bebida, será eleito o melhor bar do país.

Em 2015, o concurso contou com 430 mil votos, 4 milhões de participantes nos botecos e 350 mil tira-gostos vendidos.