Nilson-Silva-com-Eliane-Gazel

 Eliane Gazel com o escritor Nilson Silva
(Foto: Divulgação – Lançamento do livro em BH)

 

*Felipe José de Jesus (JCE) 

 

Os encontros e desencontros de um casal que se conhece em uma escola rural no distrito de Goiabeiras, em Mariana. É este o ponto de partida do livro “Um Amor entre as Montanhas”, romance lançado pelo escritor mineiro Nilson Silva, pela editora Chiado – Portugal.

Além de discorrer sobre paixões, na obra de 355 páginas, o autor faz uma viagem ao passado e fala sobre a vida das famílias rurais de Mariana e Ouro Preto. Ele aborda também, só que de maneira sucinta os horrores vividos pelos estudantes na luta contra a repressão nos anos 1960 e 1970. O livro que já foi lançado em algumas cidades mineiras será apresentado em Ouro Preto no dia 20 de dezembro.

Em entrevista, Nilson Silva revela para os leitores um pouco sobre a ideia do livro e diz que a obra é marcada pelos movimentos políticos. “A história é sobre Virgínia e Santiago, dois jovens que se apaixonam, mas separam-se, e depois se encontram em Ouro Preto. A grande efervescência política, na década de 1970, acaba envolvendo Santiago nos movimentos que abalavam  a capital mineira. Ele, que é estudante de jornalismo da UFMG se vê na prisão em Belo Horizonte, enquanto que a personagem Virgínia deixa a UFOP para lutar pelo o seu grande amor”.

Nilson Silva 2 (livro)

Capa do livro, Um Amor Entre As Montanhas
(Divulgação Chiado Editora)

 

Segundo o autor, produzir o livro foi um grande desafio, mas ele afirma que a ajuda de alguns parceiros foi fundamental para chegar ao foco da leitura, que prende o leitor do início ao fim. “Esse é o meu primeiro livro e para realizá-lo tive muitas dificuldades, mas as superei com o apoio de algumas pessoas como os professores Renato Assunção e Roque Camello. Tenho certeza que o desenrolar do romance vai fazer com que o leitor esteja sempre ávido para descobrir o que acontece no capítulo seguinte”, garante.

Silva diz que todas as cidades citadas no livro fazem parte das mudanças sociais e políticas do Brasil. “São municípios nas quais passei toda a minha infância e juventude. Tanto que o começo da história tem como fundo a Zona Rural de Mariana, local onde cresci. Mariana é o berço de Minas e Ouro Preto o da liberdade, portanto, são locais de grande inspiração. Já Ponte Nova, nos mostra a realidade dos trabalhadores do campo. Belo Horizonte tem um grande significado na luta pela redemocratização do país”.

 

Lançamento

Em relação ao impacto do livro, Silva acredita que a obra vai emocionar os leitores, e que Ouro Preto será a próxima cidade a conhecer a história. “Tivemos uma bela surpresa em Belo Horizonte com um público que superou e muito as expectativas. Estaremos em Ouro Preto no dia 20 de dezembro, na Casa dos Contos”.

Ele lembra que, no momento, já tem eventos pré-agendados em Ponte Nova, Contagem e em Diogo de Vasconcelos.  “Espero com esse trabalho trazer de volta as emoções guardadas no íntimo de cada indivíduo. Que o livro provoque mais reencontro entre as pessoas que se gostam”, finaliza.

“Um Amor entre as Montanhas” pode ser adquirido também pelo e-mail: nilsonsilvalivros@gmail.com ou pelo próprio site da editora: www.chiadoeditora.com.