Beleza e Bem EstarBelo HorizonteGeralSaúde e VidaSaúde em Dia

Ciência cosmética incorpora o uso da nanotecnologia na produção de produtos que potencializam os efeitos

2 Min leitura

A nanotecnologia está cada dia mais presente na indústria brasileira. Além da ciência, outros setores estão aderindo este tipo de tecnologia para inovar no lançamento de produtos, como os cosméticos. A nanotecnologia aplicada à cosmética refere-se à utilização de pequenas partículas contendo princípios ativos que são capazes de penetrar nas camadas mais profundas da pele, potencializando os efeitos. De acordo com Patrícia Fernandes, mestre em Biotecnologia Aplicada a Saúde e biomédica da Biogalena, além da nanotecnologia, os neurocosméticos também estão na mira das indústrias.

“Produtos que possuem a nanotecnologia aumentam a permeação e distribui melhor o ativo na pele. Já os neurocosméticos se baseiam no fato da pele ter receptores para neurotransmissores. Isto quer dizer que substâncias químicas que normalmente servem para agir no sistema nervoso, transmitindo impulsos e sensações (endorfinas, por exemplo, que são moléculas geradoras de prazer e bem estar produzidas pelo cérebro em algumas ocasiões como quando comemos chocolate ou fazemos exercício), podem ser captadas e agir também na pele”, explica.

No caso dos neurocosméticos, Patrícia ressalta que o mercado desenvolveu produtos com ativos que estimulam a produção de endorfina na pele. Esses vão ativar o hormônio da pele e produção de fibroblastos e colágeno. “As vantagens do uso da nanobiotecnologia na produção de nanocosméticos e formulações dermatológicas advêm da proteção dos ingredientes quanto à degradação química ou enzimática, do controle de sua liberação, principalmente no caso de irritantes em altas doses, e do prolongamento do tempo de residência dos ativos cosméticos. Outros benefícios são a penetração mais profunda através da epiderme, resultados visíveis em menos tempo, ter ação prolongada, ter toque leve e suave”, afirma.

Gel Redutor de Celulite – Imagem: Divulgação BIOGALENA

Exemplos de ativos veiculados em nanopartículas:

  • Nanoesferas de vitamina C: ação antioxidante além de estimular a produção de colágeno pela pele;
  • Nanoresveratrol: potente antioxidante, regenera a pele, ação antienvelhecimento;
  • Nanocafeína: no combate à celulite, ativador da lipólise;
  • Nano-hidroxiácidos: promove a renovação celular, usado como peeling químico suave;
  • Nanokójico: ação clareadora e anti-idade;
  • Nanofatores de crescimento: promovem ativação na produção de colágeno, melhoram a cicatrização e ainda estimulam o crescimento do cabelo;
  • Nanopartículas de óxido de titânio: fotoproteção segura e sem textura oleosa e esbranquiçada.

Sobre a Biogalena

Desde 1992, a Biogalena —empresa belo-horizontina — desenvolve produtos de alta tecnologia para rejuvenescimento facial e corporal. Além dos cosméticos tradicionais, desenvolve produtos utilizando a nanotecnologia e a neurocosméticas. Atualmente, a marca possui 41 produtos focados em home care e linhas profissionais.

Relacionados
BrasilCulturaGeralNotícias

Hungria Hip Hop desembarca em Itabirito neste sábado

2 Min leitura
Artista estará pela primeira vez na cidade para se apresentar no Rancho Bike Park que, além dele, recebe outras atrações, como, MustanG…
BrasilCulturaGeralNotícias

50 ANOS: BANDA DE PAU E CORDA LANÇA ÁLBUM COMEMORATIVO EM BELO HORIZONTE

2 Min leitura
Foto/Crédito: Jezz Maia. Grupo volta à capital mineira no dia 6 de abril Cinco décadas de uma trajetória ancorada na devoção à…
BrasilCulturaGeralNotícias

Paulinho Alabart apresenta show de lançamento do novo EP "Rosas e Amor"

3 Min leitura
Paulinho Alabart – Foto: Francisco Dumont.   Com 15 faixas no total, o trabalho, registrado ao vivo em BH no final do…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.