Geral

Como divulgar seu carro seminovo à venda na internet

4 Min leitura

Se você tem um automóvel para vender, então precisa aprender como divulgar um  carro seminovo na Internet. Afinal, esse tipo de negócio pode ajudá-lo a se desfazer do seu veículo e ganhar um excelente dinheiro.

Esse é um bom momento para tentar vender seu carro pela Internet pois o mercado de seminovos vem crescendo consistentemente no Brasil. Além disso, com pandemia do novo coronavírus, o interesse por veículos aumentou.

A razão para isso é bem simples de entender: como o coronavírus se espalha em ambientes fechados e aglomerados, ninguém quer usar o transporte público. Além disso, considerando que os seminovos são mais baratos do que os novos, eles são uma ótima oportunidade nesse momento.

Por isso, essa é a melhor hora de saber como divulgar um carro seminovo na Internet. Quer aprender? Então siga a leitura!

1. Pense em maneiras inovadoras de como divulgar carro seminovo

Você provavelmente já vai colocar o seu carro na OLX e no Mercado Livre, divulgar em grupos no Facebook e WhatsApp, colocar nas redes sociais e pedir para amigos compartilharem.

Normalmente, essas ações podem ser o suficiente para garantir uma venda para você e não há nada de errado nisso. No entanto, é possível também investir um pouco mais na criatividade e pensar em formas inovadoras de vender seu carro.

Por exemplo, já pensou em fazer um vídeo bem engraçado ou divertido sobre o seu automóvel? Ou então nem precisa ser bem-humorado, basta ser diferente do padrão.

A ideia é que o seu carro se destaque do mar de veículos provavelmente parecidos e com o mesmo preço que estarão disponíveis na Internet. Quanto mais chamar a atenção, mais propostas surgirão. Até pelo próprio funcionamento dos algoritmos online: quanto mais visitas, mais destaque ganha o seu anúncio.

2. Ofereça test drive em algum lugar confiável

Comprar um veículo usado ou seminovo é sempre uma tarefa complicada por causa dos riscos envolvidos. Muita gente prefere simplesmente comprar com uma concessionária de seminovos porque é mais confiável.

No entanto, existe uma forma de vencer a desconfiança do comprador sem precisar diminuir muito o preço: com um test drive.

Se o veículo estiver em ordem e tudo for feito da maneira certa, não há porque você se negar a permitir o test drive. Afinal, ele terá um poder de convencimento significativo e garantirá que você não terá que baixar mais o preço pedido.

Afinal, a lógica é que o carro seminovo é um negócio muito “arriscado” e, portanto, é preciso “precificar” o risco. No entanto, se você mostra que está tudo ok e deixa a pessoa fazer o test drive, então o argumento de pechinchar perde força.

3. Tire boas fotos do seu carro para valorizá-lo

Mostrar imagens do seu automóvel é praticamente uma obrigação se você quer vendê-lo. Simplesmente não dá para comprar um carro sem ter algumas imagens dele antes.

Talvez você até atraia um interessado ou outro, mas com certeza não será um negócio confiável. Afinal de contas que tipo de pessoa tenta comprar um veículo sem vê-lo antes? Possivelmente alguém querendo aplicar algum golpe.

Por isso, pegue uma câmera fotográfica de boa definição e ISO, vá para um lugar bem iluminado e tire boas fotos do seu carro. Não esconda nada e nem use Photoshop, talvez apenas para corrigir cores da foto e ter uma imagem mais fidedigna.

De acordo com alguns estudos, o ideal é ter uma média de 3 a 6 imagens no seu anúncio, pois essa é a quantidade certeira para manter a atenção do consumidor e mostrar bastante do automóvel.

Além das fotos, não esqueça de adicionar várias informações imprescindíveis do seu carro, como:

4. Venda o seu carro no meio do ano

Pode parecer estranho, mas uma das formas de como divulgar seu carro seminovo à venda na Internet e conseguir vendê-lo mais facilmente é tentar fazer o anúncio no meio do ano.

De acordo com alguns estudos, esse é o melhor momento para o consumidor fazer grandes investimentos. Isso porque, no fim do ano, ele estará preocupado com a Black Friday e o Natal. Já no começo do ano, existem os impostos (IPVA e IPTU), volta às aulas e a Páscoa.

Portanto, o melhor momento para anunciar o seu automóvel à venda é entre maio e setembro, pois é quando há mais chances dos compradores fecharem negócio.

5. Precifique o seu carro corretamente

Na Internet, o interesse das pessoas nas coisas cria um ciclo de retroalimentação. Quanto mais interesse, mais destaque. Consequentemente, mais interesse, o que gera mais destaque e por aí vai.

Por isso, é importante não afastar potenciais consumidores de clicarem no seu anúncio logo de cara. E isso tem muito a ver com o seu preço.

Muitos vendedores vão direto para a Tabela FIPE, veem o valor e então jogam o preço alguns milhares para cima para ter a “margem de negociação”. Essa estratégia, no entanto, não é a mais positiva.

É importante precificar o seu automóvel da maneira certa, usando a tabela FIPE como base sim, mas considerando outros aspectos também, como os seus custos, o desgaste do automóvel e por aí vai.

Agora você já sabe como divulgar seu carro seminovo à venda na internet e pode conseguir os melhores negócios pelo seu automóvel.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre elas!

 

Relacionados
BrasilCulturaGeralNotícias

Hungria Hip Hop desembarca em Itabirito neste sábado

2 Min leitura
Artista estará pela primeira vez na cidade para se apresentar no Rancho Bike Park que, além dele, recebe outras atrações, como, MustanG…
BrasilCulturaGeralNotícias

50 ANOS: BANDA DE PAU E CORDA LANÇA ÁLBUM COMEMORATIVO EM BELO HORIZONTE

2 Min leitura
Foto/Crédito: Jezz Maia. Grupo volta à capital mineira no dia 6 de abril Cinco décadas de uma trajetória ancorada na devoção à…
BrasilCulturaGeralNotícias

Paulinho Alabart apresenta show de lançamento do novo EP "Rosas e Amor"

3 Min leitura
Paulinho Alabart – Foto: Francisco Dumont.   Com 15 faixas no total, o trabalho, registrado ao vivo em BH no final do…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.