Há diversas formas de ser mais ecologicamente correto no dia a dia. As mudanças para uma vida mais sustentável deve acontecer ao poucos, já que grande parte das pessoas está totalmente inserida e imersa no modo de viver capitalista e consumista, o que resulta em grande parte da destruição ecológica do planeta. Pequenos hábitos diários podem gerar grandes mudanças, abaixo mostramos alguns deles: 

  • Não jogar lixo em locais errados 

A regra mais importante é não jogar lixo no chão, ou na natureza, por exemplo. Busque sempre pelas lixeiras corretas, de forma a descartar o lixo corretamente. Entenda também como funciona o esquema de coleta de lixo do seu bairro e estude o que é e o que não é reciclável. Quanto mais cuidado você tomar com o seu lixo, melhor para o meio-ambiente. 

  • Evitar fazer impressões desnecessárias 

Hoje grande parte dos documentos são digitalizados, mas ainda há pessoas que gostam de imprimir. A melhor forma é pensar sempre duas vezes se é mesmo necessário imprimir. A indústria do papel é responsável pelo desmatamento como também pela extinção de alguns tipos de vegetação. Se possível utilize papel reciclado ou opte por empresas que ao cortar uma árvore, plante outra no lugar. 

  • Evitar utilizar sacolas plásticas 

As sacolas plásticas são grande parte dos agentes poluidores dos mares e dos oceanos, uma forma fácil de evitar utilizá-la, é buscar por sacolas feitas por produtos alternativos, aqui mostramos 7 deles. Todas essas substituições são mais sustentáveis. 

  • Consumir alimentos orgânicos 

A indústria de alimentos é uma das mais poluídas do mundo devido a utilização de agrotóxicos. Por isso consumir alimentos orgânicos é uma atitude ecologicamente correta. Hoje em dia é mais fácil encontrar produtos orgânicos acessíveis. Além disso, é possível também plantar hortas caseiras. Comece aos poucos com uma horta de temperos e vá passando para outros alimentos.   

  • Andar mais a pé 

Os meios de transportes acabam destruindo a qualidade do ar nas grandes cidades. É muito mais fácil pegar o carro para ir em algum local do bairro do que ir andando. Mas para ajudar o meio ambiente e para ficar mais saudável e ativo, opte por andar mais a pé para distâncias possíveis de serem realizadas entre 30 minutos a uma hora no máximo. 

  • Apoiar produtores locais 

Ao comprar localmente, a cadeia de poluição se torna menor. Grande parte dos produtos que consumimos precisam viajar por países até chegarem no destino final, isso não é sustentável. Ao comprar de produtos locais não só polui menos como incentiva o comércio local trazendo mais prosperidade para pequenos negócios. 

  • Ajudar causas pelas quais você acredita 

Há diversas ONGs trabalhando por um meio ambiente mais limpo e uma vida mais sustentável na Terra. Ajudar essas causas é uma forma de ativamente ser mais pró-meio-ambiente. Essas organizações também podem te dar os recursos que você precisa para se tornar ainda mais consciente. 

Para ter um estilo de vida mais sustentável é preciso colocar em primeiro lugar o meio ambiente, pensando como as suas atitudes podem afetá-lo. Quanto mais você se tornar consciente que as suas ações vão ter reações na natureza, mais ecologicamente correto você se tornará, o segredo é pensar sempre em como as suas escolhas vão refletir na natureza.