[huge_it_slider id="4"]

20150403102906100501o

Hamilton de Holanda
 (Foto: divirta-se.uai.com.br)

PELO BRASIL consiste na concepção, criação e circulação nacional de um concerto multimídia solo do premiado bandolinista HAMILTON DE HOLANDA. Compositor e criador da técnica polifônica do Bandolim Brasileiro de 10 cordas, o músico é um dos poucos no mundo com recursos para fazer um espetáculo de bandolim solo.

Com repertório baseado em composições autorais inéditas, como “Carimbobó”, “O jumento e a capivara”, “Sambaíba”, “O Amor e a canção”, “A escola e a bola”, “Chama lá” e “Frevinho”, o projeto PELO BRASIL propõe uma travessia musical que exalta alguns dos ritmos brasileiros mais representativos, como o Choro, o Baião, o Maracatu, o Samba, o Bumba-meu-boi, a Moda de viola e o Chamamé.

Com direção geral de Marcos Portinari, design de luz de Marina Stoll e imagens do VJ Boca, PELO BRASIL é um espetáculo interativo que mistura música, textos e projeções, possibilitando ao espectador uma experiência íntima e singular como no momento em que Hamilton toca com sua própria imagem quando criança. Outro ponto alto é a criação, uma espécie de mergulho ao interior da alma, de uma música feita ao vivo sem a busca formal da excelência ou de performances mirabolantes. A ideia é exercer a criatividade e a interação do músico com o momento presente e a plateia percorrendo juntos caminhos antes desconhecidos.

Com patrocínio da Petrobras, o projeto é dividido em duas etapas. A primeira delas permite ao instrumentista apresentar 12 ensaios abertos. Numa obra em progresso, esse momento inicial serve para afinar junto à sua equipe e ao público a formatação e o conteúdo da montagem. Depois de passar por Brasília e Rio de Janeiro, PELO BRASIL chega a Belo Horizonte. A estreia mineira será nos dias 3 e 4 de abril no Teatro Bradesco.

“Meu objetivo com o PELO BRASIL é levar a minha música de forma acessível a todos os recantos possíveis. Estou muito feliz por este novo desafio, que me alimenta e abre novos horizontes. Ter patrocínio para mostrar músicas inéditas e poder me familiarizar com ferramentas como a projeção, a cenografia, a iluminação e o uso de textos, tudo isso dentro de meu país, é um luxo. Poder ajudar a popularizar o conceito, assim como já acontece na Europa e nos EUA, de que é normal ir a um show solo de instrumentos fora do padrão, assim como já o faz o violão ou o piano, é expandir os horizontes e permitir a nosso país promover suas diferentes manifestações culturais.”, declara, animado, Hamilton de Holanda.

PELO BRASIL inclui ainda o lançamento de um CD de mesmo nome, no segundo semestre de 2015, seguido pela turnê nacional de 15 shows e um DVD. No hot-site para o projeto o usuário poderá, além de baixar o conteúdo na íntegra de forma gratuita, acompanhar a turnê de toda equipe.

Hamilton de Holanda, o “Jimi Hendrix” do bandolim >>

Transgressor do instrumento e criador de uma técnica revolucionária, o bandolinista contagia plateias em turnês por todo o mundo, construindo uma carreira de inúmeros prêmios, de uma música focada na beleza e na espontaneidade. Hamilton é um músico que une tradição e modernidade passando com tranquilidade pelas mais diferentes formações (solo, duo, quinteto, orquestra), consolidando, assim, uma maneira de expor idéias musicais e impressões sobre a vida com “o coração na ponta dos dedos.”

Hamilton está em constante produção e enfileira 27 lançamentos em 17 anos de profissão. Ao lado de seu empresário/parceiro, Marcos Portinari, as ideias fervilham, fluem livremente, e os projetos não param. Eles estreiam PELO BRASIL, na sequência de dois grandes lançamentos, ambos com sucesso de crítica e púbico: “Caprichos”, projeto solo que sintetiza seu trabalho como compositor, que acaba de ser indicado ao 15 Grammy Latino entre os melhores discos de música instrumental; e o “Bossa Negra”, parceria inédita com o cantor Diogo Nogueira, cotado entre os melhores trabalhos do ano.

Serviço:
Hamilton de Holanda – Turnê Pelo Brasil
Belo Horizonte – BH
Teatro Bradesco
Data: sexta e sábado, dias 3 e 4 de abril de 2015
Horário: 20h
End.: Rua da Bahia, 2244 – Belo Horizonte
Tel.: (31) 3516-1360