Cantor participou do evento “Ser Parte” em BH e
falou sobre os desafios da carreir

Da Ghama com Cristiane Nobre da Vilma Alimentos

Da Ghama com Cristiane Nobre, da Vilma Alimentos
(Foto: JEditorial)

 

*Felipe José de Jesus (JCE)

 

O guitarrista Da Ghama, um dos fundadores da banda Cidade Negra que ficou conhecida pelos sucessos “Onde Você Mora?”, “Firmamento”, “Girassol”, etc, acaba de presentear os fãs com o seu mais novo álbum: “Baixafricabrasil”.

Da Ghama esteve em BH em dezembro para participar do espetáculo Sabedoria, do Programa Ser Parte, e conversou com a equipe do Edição do Brasil.  O músico afirma que o disco traz fortemente a marca do reggae. “Nesse novo trabalho abordo os temas sociais e busco chamar a atenção, especialmente, sobre a Baixada Fluminense, além é claro das questões ecológicas e raciais. É um momento de resgate das minhas raízes e eu incluo nisso o reggae em toda a sua grandeza”.

Ele comenta que é um trabalho que conta com participações de peso como Alexandre do Natiruts, Bebeto, Marcelo Lobato do Rappa, Ricardo Barreto da Blitz, o Serjão Loroza na música “Trabalhador”, a Banda Planta e Raiz na canção “Pique Naty Dread”, dentre outros.

De acordo com o cantor, “Baixafricabrasil” é antes de tudo uma sincera homenagem as matrizes africanas, mas claro, a todos os cantores e compositores brasileiros que vem fazendo a história do reggae no Brasil nesses quase 30 anos. “Foi um desafio prazeroso gravar o CD e é um presente para os fãs”. O novo trabalho tem 6 faixas e conta com o apoio da empresa Vilma Alimentos.

Ser Parte em BH

Sobre a sua participação no Programa Ser Parte, que aconteceu no UniBH, Da Ghama diz que foi um prazer poder contribuir para uma ação que valoriza a infância e a juventude. “Tive o imenso prazer de participar do espetáculo e foi um sucesso. O programa visa difundir o conceito de que é importante transformar as pessoas para ter um mundo melhor. Tivemos as cantigas de roda como eixo norteador do espetáculo, a sabedoria popular tecendo as intercessões entre o saber, as vivências e o folclore, sem perder de vista a atualidade e as tendências da contemporaneidade”, explica.

Ele acrescenta que o espetáculo teatral teve como foco principal valorizar o conhecimento e a cultura, resgatando os valores e princípios populares adaptados à realidade e vivências de seus participantes.

Show

Em relação às canções que fazem parte da sua nova turnê, Da Ghama conta que além das músicas novas, o público vai poder curtir também alguns hits antigos da banda Cidade Negra e do seu primeiro disco em carreira solo. Mais informações sobre o cantor pelo site: www.daghama.com.br. Ou pelo e-mail: ivanchagas@ig.com.br.