GeralSaúde e Vida

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência reforça a importância do cuidado e inclusão social

3 Min leitura

O CENSA Betim, instituição que referência nacional com 56 anos de história nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual e autismo, luta diariamente pela inclusão e sociabilização dos seus educandos usando como ferramentas a expertise de sua equipe aliada ao o amor, o carinho e a arte

Aline Martins (ao centro) rodeada pela sua família: Lívia, Daniela, e seus pais, Ronaldo e Stela. Foto: arquivo pessoal.

 

Conscientizar a população sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida social, seja econômica, política e cultural. Esses são alguns dos objetivos do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, criada no dia 21 de setembro do ano de 2005 pela Lei Nº 11.133, entretanto, já é celebrada desde 1982 e lembrada por órgãos e instituições importantes, como o CENSA Betim, entidade que é referência nacional quando o assunto é o cuidado às pessoas com deficiência.

De acordo com dados do último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem mais de 45,6 milhões de pessoas com deficiência. Por esse motivo, Natália Costa, diretora e psicóloga do CENSA Betim, diz que tratar sobre o tema, mostrando o quão ele é importante para a sociedade, é sempre relevante. “Estamos com 56 anos de história e nesse tempo todo, mais de dois mil alunos com deficiência intelectual já passaram por aqui. São duas mil histórias, duas mil famílias e incontáveis lutas diárias”, diz.

Para conseguir o êxito no trabalho realizado com as pessoas com deficiência no CENSA Betim, Natália Costa ressalta que a instituição, que conta com cerca de 100 educandos atualmente, possui uma equipe transdisciplinar de profissionais da área da saúde e educação, que somam esforços para criar condições favoráveis para o desenvolvimento e a inclusão desses indivíduos. “É uma alegria fazer parte de um trabalho como esse. Para a nossa equipe, é uma satisfação sermos uma referência nacional no atendimento a pessoa com deficiência intelectual na idade adulta. Recebemos educandos de diversas partes do país com muito amor e carinho”, completa a diretora e psicóloga do CENSA Betim.

A importância do cuidado

Ter um local onde as pessoas com deficiência intelectual e múltiplas são bem cuidadas é uma tranquilidade para os responsáveis. Para Liamir Otto, mãe do educando Juliano Otto, o acompanhamento que o CENSA faz é essencial para o desenvolvimento físico e intelectual do seu filho. “Esse cuidado é muito importante, pois os profissionais conseguem entender e atender as necessidades das pessoas com deficiência intelectual,

mesmo quando elas não conseguem se expressar. Ali o Juliano tem um atendimento ímpar e que é fundamental para o bom desenvolvimento integral. Eu percebo claramente os seus avanços que lhe trazem qualidade de vida e bem-estar e satisfação”, comenta.

De acordo com Stela Martins, mãe da educanda Aline Martins, o trabalho do CENSA é de suma importância. “Para a nossa família, o atendimento multidisciplinar do CENSA Betim nos proporciona serenidade, qualidade de vida

e recuperação da nossa saúde física e mental. Nos faz levar uma vida mais animadora para enfrentar os mais tensos desafios e tudo isso por que sabemos que a nossa Aline está cuidada e claro, feliz em estar no local. Nossa gratidão ao excelente trabalho que a instituição faz é tamanho, já que ela está cercada por pessoas boas e muito profissionais”, completa.

Estrutura

Para fornecer todo o cuidado necessário, o CENSA Betim oferece três diferentes modalidades de atendimento para o público. “Temos a convivência-dia, que acontece de segunda à sexta, de 08h às 17h; o atendimento Integral,

com funcionamento 24 horas que engloba hospedagem por tempo indeterminado; e a hospedagem periódica, que é especificamente para os planos de finais de semana, férias ou de acordo com as necessidades de cada família”, concluiu Natália Costa, diretora e psicóloga do CENSA Betim.

CENSA Betim
O CENSA foi fundado em 1964 pela educadora Ester Assumpção e hoje é referência nacional nos cuidados pessoas com deficiência intelectual. Com cerca de 100 educandos atualmente, a instituição possui uma equipe transdisciplinar de profissionais da área da saúde e educação que somam esforços para criar

condições favoráveis para o desenvolvimento e a inclusão desses indivíduos. Além disso, o CENSA é um espaço de formação e parceria com escolas públicas e privadas, além de faculdades e universidades. Seus profissionais estão sempre engajados na produção científica de artigos, livros e teses e, com isso, se mantêm atualizados na busca de soluções estruturadas para pessoas com deficiência intelectual e seus familiares.

Mais informações sobre o CENSA Betim: www.censabetim.com.br

Relacionados
GeralNotícias

Trip Food celebra o St. Patrick's Day com chope verde e "potes de ouro" escondidos em BH

3 Min leitura
Chope verde: Divulgação.   As três unidades do restaurante farão ações especiais em 22 de março para que o público sinta o…
BrasilCulturaGeralNotícias

Instituto Cervantes inicia nova jornada de cursos em março

3 Min leitura
Alunos podem escolher entre ampla variedade de formatos e horários    Para quem deseja aprender espanhol em um espaço repleto de atividades…
BrasilCulturaGeralNotícias

VEREADORA MARCELA TRÓPIA PROMOVE REUNIÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM ÀS MULHERES EMPREENDEDORAS DE BELO HORIZONTE

1 Min leitura
“É muito inspirador ver mulheres empreendedoras que inovam, superam barreiras e que muitas vezes conciliam todos os desafios do seus negócios com…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.