BrasilGeral

Em posse de diretor da Codevasf, Ministro da Integração fala sobre combate aos efeitos da estiagem no Nordeste

2 Min leitura
A posse do novo diretor da área de gestão de empreendimentos de irrigação da Companhia dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Luís Napoleão Casado Arnaud Neto, reuniu algumas das principais autoridades federais da área de recursos hídricos na sede da empresa, em Brasília, nesta quarta-feira (12).
Entre os parlamentares presentes estavam deputados e senadores dos estados da região Nordeste, como o vice-presidente da Câmara, deputado Waldir Maranhão. O presidente da Codevasf, Felipe Mendes, comemorou o fato de os parlamentares terem sido unânimes no apoio ao trabalho da Companhia. “Vamos buscar que essa empresa seja ainda melhor e mais forte”, afirmou em sua intervenção o senador Benedito de Lira, na presença do presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu.
O Ministro da Integração, Gilberto Occhi, lembrou aos presentes o fato de que o Ministério recentemente liberou recursos emergenciais para adequar a captação de água dos perímetros irrigados situados às margens do Rio São Francisco nos Estados de Bahia, Alagoas, Pernambuco e Sergipe, para a construção de soluções que não afetem a produção desses perímetros.
O Ministro também falou sobre outros projetos realizados em benefício dos irrigantes: “Nós temos ainda alguns estudos que estão já feitos e aprovados, projetos de melhoria de captação com a melhor eficiência do uso da água e também com uma ampliação maior da área irrigada. Hoje esses projetos se encontram prontos para serem entregues aos irrigantes e estamos aguardando uma manifestação jurídica sobre o uso da CDRU – Concessão de Direito Real de Uso – como um instrumento garantidor para um eventual financiamento bancário para os irrigantes”.
Occhi ainda tratou de futuras mudanças na forma como o governo deverá se posicionar quando implantar um novo perímetro ou distrito de irrigação: “A cada dia que passa nós temos que pensar nesta evolução do modelo de irrigação onde haja possibilidade de quando o governo investir, que ele tenha o retorno dos próprios irrigantes ou do Distrito Irrigado, para que o retorno desses recursos sirvam também como fonte para a elaboração de novos perímetros no Brasil”.
Obra de Integração do Rio São Francisco
Sobre a Projeto de Integração do Rio São Francisco, o Ministro afirmou que o governo começa a movimentar a obra ainda no mês de agosto: “Esse é o nosso grande trabalho para que a gente possa levar a água a Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. São doze milhões de pessoas, inicialmente, que aguardam esse abastecimento de água, e isso está muito próximo, como também estará próxima a responsabilidade da Codevasf, por determinação legal, administrar o uso dessa água”.
O ministro explicou ainda que as quatro intervenções prioritárias para revitalizar o Rio São Francisco são a preservação das nascentes; a preservação das matas ciliares; o desassoreamento do Rio e a implantação de sistemas de esgotamento sanitário. Occhi disse que para isso não faltarão recursos: “Nós estamos trabalhando fortemente nisso, nós temos liberado recursos, mensalmente, para a questão da revitalização, como também temos liberado recursos, e esses não faltarão, para a obra da transposição”.
Ouça as notícias da Rádio Codevasf: https://soundcloud.com/codevasf
Mais informações: http://www.codevasf.gov.br
Contato: Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf
Fone: (61) 2028 – 4758/4622/4769
12/08/2015

Relacionados
BrasilCulturaGeralNotícias

Hungria Hip Hop desembarca em Itabirito neste sábado

2 Min leitura
Artista estará pela primeira vez na cidade para se apresentar no Rancho Bike Park que, além dele, recebe outras atrações, como, MustanG…
BrasilCulturaGeralNotícias

50 ANOS: BANDA DE PAU E CORDA LANÇA ÁLBUM COMEMORATIVO EM BELO HORIZONTE

2 Min leitura
Foto/Crédito: Jezz Maia. Grupo volta à capital mineira no dia 6 de abril Cinco décadas de uma trajetória ancorada na devoção à…
BrasilCulturaGeralNotícias

Paulinho Alabart apresenta show de lançamento do novo EP "Rosas e Amor"

3 Min leitura
Paulinho Alabart – Foto: Francisco Dumont.   Com 15 faixas no total, o trabalho, registrado ao vivo em BH no final do…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.