GeralSaúde e Vida

Esclarecimento sobre programa Bem Estar

2 Min leitura

 

O Sistema Conselho Federal de Farmácia/Conselhos Regionais de Farmácia (CFF/CRFs) vem a público manifestar a sua indignação em relação ao comentário antiético e pretensioso do médico infectologista Caio Rosenthal, no Programa Bem Estar da Rede Globo de hoje, dia 17 de julho. Ao abordar sobre a importância de o paciente buscar o tratamento adequado caso contraia uma doença sexualmente transmissível, o médico consultor do programa se esqueceu de que o paciente sempre está melhor assistido quando pode contar com o apoio de uma equipe multidisciplinar de saúde, com cada profissional, em sua área, fazendo o seu papel. Os médicos são importantes, mas, nem de longe, são capazes de atuar de forma isolada. Nenhum profissional da saúde o é.

O médico consultor também se esqueceu de que as farmácias, pela sua capilaridade, são o primeiro lugar que o paciente busca, especialmente considerando a enorme dificuldade de acesso aos tratamentos, ainda mais na rede pública, única opção da maioria dos brasileiros.  Como profissional da saúde que é, atuando em estabelecimentos de saúde – sim, embora o Dr. Caio Rosenthal demonstre não saber que as farmácias não são mais apenas meros pontos comerciais, sendo classificadas por lei como unidades de assistência à saúde –, o farmacêutico têm uma enorme contribuição a prestar. O farmacêutico tem um papel fundamental na orientação desse paciente sobre a doença; no seu encaminhamento a um serviço de saúde para o devido diagnóstico, e no acompanhamento do tratamento, para que haja a necessária adesão e que os medicamentos sejam seguros e eficazes.
Apenas para citar um exemplo, os farmacêuticos da rede pública do Rio de Janeiro têm atuado no acompanhamento de gestantes com sífilis, para evitar o abandono de tratamento e assegurar que tanto as pacientes quanto seus parceiros recebam todas as doses dos medicamentos prescritos.
Importante lembrar, ainda, que por trás do diagnóstico laboratorial, muitas vezes, está o farmacêutico analista clínico.

Por último, o Sistema CFF/CRFs vem a público alertar a TV Globo a respeito da importância de colocar profissionais devidamente preparados para abordar assuntos relacionados a medicamentos, suas reações adversas, interações indesejáveis, para que não corra o risco de confundir o público leigo.  O Sistema CFF/CRFs já encaminhou esta nota à Rede Globo e à produção do programa Bem Estar, e aguarda a retratação do médico. Além disso, informa que as providências cabíveis no caso já estão sendo adotadas junto ao Conselho Federal de Medicina e ao Conselho Regional de Medicina de São Paulo.  O CFF e os CRFs se colocam à disposição para indicar farmacêuticos que possam contribuir com os veículos de imprensa em sua missão de bem informar.

No site do CRF/MG: http://www.crfmg.org.br/site/Noticias/Esclarecimento-sobre-programa-Bem-Estar

2990 posts

About author
Felipe de Jesus | Jornalista (FESBH), Publicitário (IPSP), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes), Economista (UNIP) & Advogado (FACSAL). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC). [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]
Articles
Relacionados
GeralSaúde em Dia

Inscrições para o 4º Congresso Internacional Huntington de Medicina Reprodutiva vão até dia 13/09

1 Min leitura
Nos dias 14 e 15 de setembro, especialistas de vários países estarão reunidos no 4º Congresso Internacional Huntington de Medicina Reprodutiva, um dos principais…
CulturaGeral

Conheça o Akatu, grupo de pagode que conquistou o Neymar e está ganhando o Brasil

3 Min leitura
Frame do vídeo compartilhado por Neymar Jr. em seu story no Instagram. O titular da Seleção Brasileira e do PSG divulgou em…
Geral

Boulevard Shopping BH realiza “Hope Parade” em prol da campanha Setembro Dourado, a partir de 9 de Setembro

6 Min leitura
Crédito Fotos: Boulevard Shopping – Divulgação. 10 obras de 10 importantes artistas mineiros serão expostas e leiloadas; Dinheiro arrecadado será doado para…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.