[huge_it_slider id="4"]

Evento neste sábado (1° de julho) vai reunir
cerca de 200 farmacêuticos para tratar sobre a prescrição

Você sabia: Que o farmacêutico pode ser um prescritor de medicamentos?
Que ele pode e deve fazer a consulta clínica na farmácia?
Que ele deve acompanhar o tratamento farmacoterapêutico do seu paciente?

 

Numa mudança de paradigma, há muito tempo a relação farmacêutico X paciente saiu dos moldes comercial e está voltada para o cuidado clínico e com a promoção da saúde. Diretrizes do Conselho Federal de Farmácia (CFF), entre elas as Resoluções 585 e 586, já estabeleciam a atuação clínica do farmacêutico.

Mas foi em 2014 que essas diretrizes e os profissionais farmacêuticos ganharam reforço com a publicação da Lei 13.021, que regulamenta a farmácia como estabelecimento de saúde e determina a presença obrigatória do profissional dentro dessas unidades, públicas e privadas.

Entre as funções do farmacêutico estão também a consulta, a prescrição e o acompanhamento do tratamento farmacoterapêutico. “Quem ganha é a população, pois a atuação do farmacêutico contribui para desafogar o sistema público de saúde e, entre outras vantagens, diminui as possibilidades de complicações do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação”, frisa o presidente do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, Luciano Rena.

Evento vai orientar farmacêuticos sobre Prescrição a partir de 1° de julho

Visando levar orientações ainda mais aprofundadas sobre a prescrição farmacêutica, o CRF/MG inicia no sábado (1° de julho), às 8h, no auditório Mário Simonsen do IBS/FGV, na Av. Prudente de Moraes, nº 444, bairro Cidade Jardim, mais uma turma para o curso de capacitação gratuito em Prescrição Farmacêutica, com duração de dois meses, para os farmacêuticos. Essa é a terceira turma aberta em Belo Horizonte, e dessa vez foram oferecidas 250 vagas.

Desde que teve início em março do ano passado, a capacitação já foi oferecida pelo CRF/MG para mais de 3.500 farmacêuticos, em oito turmas sendo uma turma nas cidades de Ipatinga, Montes Claros, Uberlândia, Teófilo Otoni, Juiz de Fora e Pouso Alegre e duas em Belo Horizonte.

Este ano, a capacitação já foi ministrada em mais três cidades, Divinópolis, Governador Valadares e Alfenas. Ainda serão realizadas nas cidades de Uberaba e Viçosa.

Neste sábado, o presidente do CRF/MG, Luciano Rena, faz a abertura da capacitação e está disponível para fazer todos os esclarecimentos sobre o direito dos farmacêuticos de prescreverem medicamentos não tarjados.

 

SERVIÇO

Evento: Prescrição Farmacêutica

Data: 1º de julho de 2017

Horário: 8h

Local: Auditório do IBS/FGV

Endereço: Av. Prudente de Morais, nº 444, Cidade Jardim

Informações:

Assessoria de Imprensa

Margarida Oliveira

(31) 3218-1009/ 9 8869-0295