[huge_it_slider id="4"]

Estão abertas as inscrições gratuitas para a Olimpíada do Conhecimento Jurídico 2017, que será realizada no período de 13 a 15 de setembro em São Paulo/SP. O evento, que está na 4ª edição, é promovido pela Academia Brasileira de Direito Civil (ABDC) e integra o 5º Meeting dos Profissionais do Direito Privado.

Podem participar do concurso estudantes de todas as faculdades de direito do país, sendo de instituições de ensino superior público e privado. Ao todo, serão escolhidas oito equipes (de quatro a oito alunos). Na última edição, ocorrida na cidade de São Paulo/SP, sagraram-se campeãs a Universidade de São Paulo, em primeiro lugar e a Universidade Federal de Juiz de Fora, como vice.

De acordo com o presidente administrativo da ABDC, Roger Aguiar, o objetivo da Olimpíada é melhorar o nível de conhecimento do direito nas faculdades, principalmente do direito privado. “Também queremos criar um ambiente onde o mérito possa ser valorizado e oportunizar às faculdades uma situação onde possam verificar se seus alunos estão sendo bem formados ou não”, explica.

Roger Aguiar destaca, ainda, que a Olimpíada do Conhecimento Jurídico segue um modelo já difundido e utilizado em outros campos do conhecimento, como as olimpíadas de Matemática e de Química, por exemplo. “O propósito é criar uma situação de competição, com caráter exclusivamente acadêmico”, ressalta Aguiar.

Segundo o Presidente Científico da Academia, Dr. Ricardo-César Pereira Lira, a Olimpíada do Conhecimento Jurídico foi concebida de forma a avaliar todas as potencialidades do bacharel em direito. Neste sentido, é disputada em quatro modalidades de provas, sendo três em dupla (redação de peça jurídica, sustentação oral para corpo de jurados e conhecimento de legislação) e uma modalidade coletiva, sobre conhecimento doutrinário, sendo que as provas possuem um nível semelhante ao exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

“Nosso propósito é oferecer ao aluno uma oportunidade para que tome conhecimento de como está sendo a sua formação e assim possa estar preparado para enfrentar a prova da OAB, um verdadeiro vestibular para o ingresso do bacharel na vida profissional” informou Ricardo Lira.

As equipes vencedoras receberão medalhas, troféus, livros e prêmios em dinheiro, em um montante aproximado de R$ 7 mil. Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de junho de 2017. As inscrições serão feitas pelo e-mail abdc@abdireitocivil.com.br. Mais informações sobre o edital pelo site da Academia Brasileira de Direito Civil http://www.abdireitocivil.com.br