CulturaGeral

Nova Lima recebe a 4ª edição do Festival Gastronômico Rota dos Sabores

11 Min leitura

d9729dfb0e22398cb74d6eb312b21791

 

Amanhã, 22 de agosto, começa em Nova Lima a 4ª edição do Festival Gastronômico Rota dos Sabores, que ocorre na cidade até o dia 21 de setembro. Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, o evento reúne 29 estabelecimentos localizados em todas as rotas de desenvolvimento turístico do município: Rota Sede, Rota Honório Bicalho, Rota Vila da Serra, Rota Macacos e Rota 040.

 

Para essa edição, os bares e restaurantes participantes prepararam pratos inéditos e criativos que lembram as características da cidade novalimense e sua história gastronômica. As receitas são inspiradas em vertentes variadas, percorrendo a típica comida mineira feita em fogão a lenha, com toques da cozinha nacional e internacional.

 

O pão sírio e o bacalhau do porto são os ingredientes principais do prato “Coisa do Ponga” do Bar Araponga, localizado na sede de Nova Lima. A receita “Bacalhau à Grega” do São?Nunca!Butiquim combina ingredientes nacionais e internacionais, como o bacalhau fresco empanado com pasta grega à base de batatas e molho de camarão.

 

Predominam em outros pratos iguarias mineiras, como o queijo, goiabada, mandioca, rapadura, milho verde e broto de feijão.  O sabor e o aroma do pequi, fruto muito utilizado na culinária sertaneja, é explorado na receita “Saudades da Mamãe”, do Agretti, restaurante localizado na sede de Nova Lima.

 

Entre as receitas mais exóticas do 4º Rota dos Sabores está o “Cappuccino de Mandioquinha com Chantilly de Camarão”, do Chalé Santhé, que leva o creme de mandioquinha batido com leite de coco, creme de leite e especiarias servido com chantilly e camarão empanado no queijo Parmesão.

 

Para harmonização, a grande novidade este ano é o Festival de Vinhos e Cervejas Especiais, incluído na programação. Alguns restaurantes indicarão a melhor bebida para acompanhar os pratos. Eles variam de R$15 a R$84,90.

 

Outra atração do evento é o Concurso de Purrinha e as intervenções artísticas e musicais, previstas para serem realizadas na maioria dos estabelecimentos até o término do Rota dos Sabores. Os clientes ganhadores do concurso disputarão a final de Purrinha na Festa de Encerramento, que está marcada para os dias 26, 27 e 28 de setembro, juntamente com a Festa do Mel 2014. Os vencedores serão premiados com kits surpresas.

 

Para Renata Couto, secretária municipal de Turismo de Nova Lima, o festival é importante para fomentar o turismo na região. “Acredito que seja uma excelente oportunidade para preparar a cidade para receber nossos turistas, dar visibilidade à variada gastronomia local e divulgar também as cervejas especiais da região. Pretendemos estimular a oferta de opções de gastronomia, lazer e entretenimento para a comunidade local, promovendo interação entre diferentes públicos, comunidade local e turistas”, destaca.

 

Serão premiados três estabelecimentos com pratos mais votados em júri popular. Os quesitos são: sabor do prato, tempo de espera, apresentação do prato, atendimento ao cliente e higiene local. Os melhores garçons serão premiados com kits surpresas e, as cédulas de votação que estiverem preenchidas corretamente, participarão do sorteio concorrendo a um kit surpresa para o cliente e outro kit surpresa para o garçom.

 

O 4º Festival Gastronômico Rota dos Sabores conta com apoio da AACRANOLI (Associação de Apicultores das Cidades de Rio Acima e Nova Lima, ACO (Associação dos Municípios do Circuito do Ouro), COMTUR Nova Lima (Conselho Municipal de Turismo), CAT (Centro de Atendimento ao Turista), ACISNL (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Nova Lima, COMIR (Comitê Municipal Intersetorial Permanente para Enfrentamento da Violência e  Exploração  Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

Rotas turísticas de Nova Lima

 

Rodeada por um “mar de montanhas”, Nova Lima destaca-se pela rica cultura herdada dos ingleses e pela culinária diversificada, influenciada por pessoas de todas as partes do mundo. Além de saborear deliciosas receitas, os turistas poderão conhecer na cidade-sede construções religiosas setecentistas, como a Igreja do Rosário, construída pelos escravos, e a Matriz do Pilar, com o conjunto esculpido por Aleijadinho. Além do festival gastronômico, nessa rota são atrativos turísticos as manifestações religiosas da festa de Nossa Senhora do Pilar, a Festa do Cavalo, Uaiktoberfest (Festival de Cerveja Artesanal) e Congados.

 

Rota Macacos, distrito de São Sebastião das Águas Claras, chama atenção dos turistas pelas suas belas cachoeiras, atrativos naturais e o clima ameno da região. O crescimento do Arraial de Macacos é vinculado à exploração de ouro, notadamente por volta de 1765. Vale destacar ainda a Capela de São Sebastião, construção do século XVIII, e a culinária diferenciada, onde se encontra pratos exóticos. Os participantes do Festival Rota dos Sabores têm a opção de pernoitar nas pousadas e completar o roteiro agradável e propício para quem deseja fugir da rotina diária e descansar.

 

Os condomínios e o desenvolvimento de bairros lineares caracterizam a Rota BR040, como o Jardim Canadá, Vale do Sol, entre outros. Já a Rota Vila da Serra se destaca por empreendimentos voltados para hotelaria de médio e grande porte, investimentos em hospitais, comercial e serviços, além de um desenvolvido turismo gastronômico.

 

Rota de Honório Bicalho tem grande potencial para a prática do ecoturismo, pela exuberância da natureza e também para o turismo histórico, pois foi no passado uma região aurífera. Pelo bairro, passa a Estrada Real, de grande importância histórica no Ciclo do Ouro em Minas Gerais, ladeada pela linha férrea. O Rio das Velhas perfaz uma meia-lua em torno de Honório Bicalho, onde existe também uma estação de tratamento de água para abastecimento da Grande Belo Horizonte.

 

Cervejas especiais

 

As cervejas fabricadas em Nova Lima são produzidas de forma moderna e, ao mesmo tempo, caseira, utilizando métodos e receitas originais. Algumas são inspiradas em cervejas produzidas na Alemanha, Inglaterra, Irlanda e Bélgica. O grande diferencial, porém, são as fórmulas que utilizam ingredientes típicos da região, com o objetivo de criar aromas e sabores únicos.

 

Como são feitas em casa, com a utilização de equipamentos pequenos que cabem em qualquer cozinha, as cervejas artesanais produzidas em Nova Lima levam elementos surpreendentes como cravo, casca de laranja, mandioca, rapadura, anis e até mesmo boldo, para combater a ressaca.

 

As cervejas artesanais produzidas em Nova Lima são: MG-30, VMBeer; Pfeiffer Bräu, Cervezehn, Jambreiro, A Nossa Cervejaria, Essebier, Taberna do Vale, Cerveja da Vila, RoterBogen, Gambier, Küd Bier, Macacos, Old Rock Beer.

 

Restaurantes participantes:

 

ROTA SEDE

 

Pizzaria e Chopperia Céu da Boca – Surpresa do Céu

Massa de pizza em forma de trouxinha com filé mignon, cebola, pimentão, tomate, muçarela, catupiry, manjericão e crosta de parmesão, feito no forno à lenha.

Endereço: Rua Abolição, 316 – Centro

Telefones: 3541-0299

Funcionamento: Segunda a Domingo, de 17h à 0h

 

São? Nunca! Butiquim – Bacalhau à Grega

Bacalhau fresco empanado, pasta grega à base de batatas e molho de camarão.

Endereço: Av. Henrique Othero, 385 – Loja 01

Telefones: 9505-2007

Funcionamento: Quarta a Domingo, de 18h à 0h

 

Giovanni Le Bistrô – Meu xodó/Pirão de Leite com Carne Seca

Pirão de leite e mandioca batida, com molho de carne de sol refogado na manteiga com cebolas, pimentões coloridos e creme de leite decorado com tomatinhos e muçarela.

Endereço: Rua Padre Couto, 126 – Retiro

Telefones: 3694-0219 / 8904-2736

Funcionamento: Quinta a Sábado, de 19h à 0h

 

Pizzaria do Pingo – Flor de Ouro

Couve-flor recheada com presunto, maionese, pimenta biquinho, tomate cereja e alcaparras.

Endereço: Rua Lauro Magalhães Santeiro, 389 – Bom Jardim

Telefones: 3542-2050 / 9227-5496

Funcionamento: Segunda a Domingo, de 16h à 1h

 

Big Owl – Big Portal do Jambreiro

Filezinho suíno em cubos com molho de tomate e pimentão. Acompanha mandioca frita em azeite de oliva, torradas e calda de rapadura ao suco de frutas cítricas.

Endereço: Rod. MG 030, Km 3402, Loja 09 – Bosque do Jambreiro

Telefones: 3581-7489 / 9984-4000

Funcionamento: Domingo, Segunda e Terça, de 10h às 16h/ Quarta a Sábado, de 12h à 0h

 

AGRETTI – Saudades da Mamãe…

Carne de sol desfiada passada na manteiga de garrafa com cebola e alho. Acompanham bolinhos de aipim, bolinhos de arroz (que saudade!!!) e molhos de pequi e jabuticaba.

Endereço: Rod. MG 030, 1709 – Ouro Velho Mansões

Telefones: 3581-7378 / 8726-5722

Funcionamento: Quarta e Quinta, de 18h à 0h/ Sexta, de 18h à 1h / Sábado, de 12h à 1h / Domingos e feriados, de 12h às 20h

 

Quintas Sport Bar – Nas Quintas com Romeu e Julieta

Almôndegas recheadas com queijo canastra e manjericão servidas com queijopachá regados ao molho de goiabada picante.

Endereço: Praça Djalma Felipe Gabrich, 13 – Quintas

Telefone: 3541-1301 / 9804-0192 / 9192-0848

Funcionamento: Terça e Quinta, 18h às 22h / Quarta e Sexta, 18h às 23h / Sábado, 10h às 23h / Domingo, 10h às 18h

 

NOMAD Cinepizza e Cervejaria – Golden Dream

Pernil de cordeiro assado com molho de mostarda, mel e pimenta da Jamaica com bolinhos de milho verde e queijo do Serro.

Endereço: Rod. MG 030, 1860 – Ipê

Telefone: 3097-2014

Funcionamento: Quarta e Quinta, 18h à 0h / Sexta e Sábado, 18h à 01h / Domingo, 11h às 22h

 

Restaurante Cheiro de Mato – Combinado de Minas

Carne de panela, molho vermelho, batata recheada com requeijão e bacon, medalhão de palmito com geleia de pimenta de biquinho.

Endereço: Rua Lauro Magalhães Santeiro, 370 – Bom Jardim

Telefone: 3541-7450

Funcionamento: Segunda, Quarta e Quinta, 18h à 0h / Sexta a Domingo, 18h às 02h

 

Minas com Bahia – Montanha do Minas

Polpetone assado com spartelle ao forno.

Endereço: Rua Lauro Magalhães Santeiro, 361 – Bom Jardim.

Telefone: 3694-2987 / 9138-0014

Funcionamento: Terça a Quinta, 19h à 0h / Sexta e Sábado, 19h à 01h / Domingo, 16h às 23h

 

Restaurante Grão Mestre – Língua do “Broto”

Língua de boi ao vinho com broto de feijão salteado na manteiga de salvia, pão francês e torradas.

Endereço: Rod. MG 030, 2255 – Shopping Ponto Verde – Ipê.

Telefone: 3581-7193 / 8706-4083

Funcionamento: Segunda a Domingo, 10h à 0h

 

Chalé Santhé – Cappuccino de Mandioquinha com Chantilly de Camarão

Creme de Mandioquinha batida com leite de coco, creme de leite e especiarias servido com chantilly e camarão empanado no queijo Parmesão.

Endereço: Alameda Olavo Carsalade Vilella, 70 – Ipê

Telefone: 3581-7732 / 9332-8585

Funcionamento: Quarta a Sábado, 19h30 à 0h / Domingo, 12h às 16h

 

Panda Cervejeiro – Peixe do Panda

Filé de tilápia em tiras marinado na cerveja preta, crisp de batata picante. Acompanhado de geleia de morango.

Endereço: Av. Henrique Otero, 385, Loja 02 – Centro

Telefone: 9756-1582

Funcionamento: Terça a Sábado, 18h à 0h / Domingo, 15h às 23h

 

Kiosque do Toninho – Apetitoso

Lombo e filé mignon, grelhados, linguiça de frango frita, acompanhado de batata sauté, ovos de codorna e pimenta biquinho e molho de aceto balsâmico (vinagre balsâmico com mel) sobre a batata.

Endereço: Rua Lauro Magalhães Santeiro, 373 – Bom Jardim.

Telefone: 3541-2699

Funcionamento: Segunda a Domingo, 17h à 0h

 

Bar Araponga – Coisa do Ponga

Porção de pão sírio recheado com bacalhau do porto desfiado.

Endereço: Rua Francisco Gomes, 16 – Quintas

Telefone: 3542-7816 / 8678-3047

Funcionamento: Quarta a Sexta, 18h30 à 0h / Sábado e Domingo, 11h às 18h

 

ROTA HONÓRIO BICALHO

 

Rancho Parada Real – Bolinhas Recheadas na Brasa

Bolinha de carne recheada com provolone, calabresa e bacon, assados na brasa, polenta frita, banana da terra frita, molho de mostarda com mel, molho barbecue, pimenta biquinho e azeitonas.

Endereço: Rod. MG 030, 01 – Trevo de Honório Bicalho

Telefone: 9247-9997 / 9548-9955

Funcionamento: Quinta a Sábado, 18h às 23h / Domingo, 12h às 20h

 

ROTA 040

 

El FuegoParrilla y Cervecería – Picanha Mel Lima

Picanha suína assada, batatas e cebolas baby assadas na manteiga com orégano e pimenta acompanha molho de mel, lima, gengibre e noz moscada e farofa na manteiga com açafrão e castanha.

Endereço: Av. Picadilly, 100, lojas 114, 115 – Alphaville Lagoa dos Ingleses

Telefone: 3547-3380 / 8870-8299

Funcionamento: Segunda a Quarta, 11h às 20h / Quinta a Domingo, 11h às 20h30

 

ROTA VILA DA SERRA

 

Restaurante Tavares – Rã à Dorê

Rã à dorê com molho de mostarda e farofa na manteiga de garrafa.

Endereço: Alameda do Ingá, 325 – Vila da Serra

Telefone: 3286-1780

Funcionamento: Diariamente, 11h às 16h

 

ROTA MACACOS

 

Planeta Macacos – Mãe de quem me trouxe

Pizza, molho de tomate pelati, costelinha de porco com parmesão, Barbecue, muçarela e Ora pro Nobis.

Endereço: Rua Dona Maria da Glória, 801 – São Sebastião das Águas Claras.

Telefone: 3547-7196

Funcionamento: Terça a Domingo, a partir de 18h

 

Restaurante Atelier e Massas – Isca de Filé Mignon ao molho de Pimenta Verde

Isca de filé mignon flambado no conhaque, creme de pimenta do reino verde e fresca e torradas.

Endereço: Rua Dona Maria da Glória, 184 – São Sebastião das Águas Claras.

Telefone: 3547-7241

Funcionamento: Sexta, 18h à 01h / Sábado, 12h à 01h / Domingo, 12h às 21h

 

 

 

Acervo da Carne – Angus Hot Monkey

Lascas de picanha Angus temperada com flor de sal, acompanhada de batatinhas cozidas na pimenta calabresa, acompanhada de molho gorgonzola.

Endereço: Rua da Saudade, 169 – São Sebastião das Águas Claras.

Telefone: 3547-7153

Funcionamento: Quarta e Quinta, 18h30 à 0h / Sexta, 11h às 15h e 18h30 às 0h / Sábado, 11h à 01h / Domingo, 11h às 23h

 

Crepes e Flores – Lampião

Crepe com recheio de requeijão, carne de sereno, queijo minas e gorgonzola.

Endereço: Rua Dona Maria da Glória, 74 A – São Sebastião das Águas Claras.

Telefone: 3547-7604

Funcionamento: terça e sexta 18h às 23h, sábado 13h às 23h, domingo 13h às 20h

 

Mercado Mundo Mico – Mico Glutão

Medalhão de frango, coraçãozinho, contrafilé, pernil, costelinha, mandioquinha noisette acompanha molhos barbecue de mostarda holandesa e vinagrete,

Endereço: Praça 25 de Março, 1010 – São Sebastião das Águas Claras.

Telefone: 3547-7483

Funcionamento: Sexta, 18h às 02h / Sábado, 12h às 02h / Domingo, 12h às 20h

 

Passaggio Restaurante & Pousada – Bolinho da Lú!

Bolinho de bacalhau e mandioca com tapenade de azeitonas pretas e sardela de pimentão vermelho com dedo de moça.

Endereço: Rua 06 de Outubro, 1987 – São Sebastião das Águas Claras

Telefone: 3547-7467

Funcionamento: Sexta, 19h à 0h / Sábado, 12h às 0h / Domingo, 10h às 19h

 

Pimenta Malagueta – Bolinho Macaqueiro ao molho de Geleia de Biquinho

Bolinho de arroz com parmesão e recheio de bacon ou carne de panela acompanhado de geleia de pimenta biquinho.

Endereço: Rua Dona Maria da Glória, 529 – São Sebastião das Águas Claras.

Telefone:

Funcionamento: Sexta, 18h às 03h / Sábado, 15h à 01h / Domingo, 11h às 19h

 

Evolução da Gula – Moqueca de Surubim

Surubim em postas cozido no leite de coco, juntamente com pimentões, cebola e azeitonas, regado com azeite de dendê e anis estrelado.

Endereço: Rua Dona Maria da Glória, 190 – São Sebastião das Águas Claras.

Telefone: 3547-7140

Funcionamento: Domingo a Quinta, 11h às 23h / Sexta e Sábado, a partir de 12h

 

Mar Mineiro Bar e Restaurante– Majestade Pernil

Pernil levemente salmourado com farofa amarela com bacon e cubos de abacaxi e abacaxi grelhado fatiado.

Endereço: Estrada da Servidão, 300 – São Sebastião das Águas Claras.

Telefone: 3547-7334

Funcionamento: Quarta a Sexta, a partir de 18h / Sábado, Domingo e Feriados, a partir de 11h

 

Adobe Casa Gourmet – Jeca Ragu na Panelinha Mineira

Maçã de peito cozida na pressão refogada e servida na panelinha de pedra com ragu, acompanhada de mandioca bebida na manteiga de garrafa.

Endereço: Rua Dona Maria da Glória, 701 – São Sebastião das Águas Claras

Telefone: 3547-7506 / 9139-4582

Funcionamento: Terça a Sexta, 18h à 0h / Sábado, 12h à 0h

 

Restaurante do Gildo – Tilápia do Gildo

Filé de tilápia acompanha alface e tomate.

Endereço: Rua Dona Maria da Glória, 379 – São Sebastião das Águas Claras.

Telefone: 9861-7741

Funcionamento: Diariamente, 08h às 23h

 

Mais informações nos telefones da Secretaria Municipal de Turismo de Nova Lima:

(31) 3581.84.23 / (31) 3581.84.38, ou no site: http://www.novalima.mg.gov.br/

 

Assessoria de Imprensa do 4º Festival Rota dos Sabores- NL

Karen Guy

Interface Comunicação Empresarial

31 3211 7523 – 84941854

Relacionados
Geral

Show internacional: Magic!, dona do hit "Rude", chega a BH pela primeira vez

2 Min leitura
A banda canadense vai se apresentar no palco do Distrital no dia 21 de abril O grupo Magic!, canadense e atualmente radicado…
Geral

Beatles 4Ever: tributo ao quarteto mais famoso do mundo faz show em BH

2 Min leitura
Apresentação acontece no dia 10 de maio, no Cine Theatro Brasil Vallourec O grupo The Beatles fez história e deixou um legado…
Dicas de BHGeralNotícias

Trip Food - Comida Mochileira celebra 8 anos e lança novo prato

3 Min leitura
O gastropub vai contar com programação especial neste domingo (14), na unidade Pampulha, com música ao vivo e DJ’s     O…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.