BrasilCulturaGeral

O Brasil precisa de honestidade e coragem

2 Min leitura

J.A. Puppio*

Há quantos anos o brasileiro ouve de sucessivos governos ser imprescindível e ultra urgente a realização de um  ajuste fiscal. Toda a imprensa com seus renomados jornalistas e economistas escrevem sobre o tema desde 1950 quando o ex presidente Juscelino extrapolou gastos públicos na construção de Brasília.

Em última instância, diferente das nossas empresas, quando o governo gasta mais do que arrecada manda a conta para os contribuintes. Isso é histórico nesse País e para não fugir à regra, o atual governo está fazendo o mesmo.

Em termos práticos, a  urgência já dura mais de meio século, estamos em uma perpetuação de ajustes fiscais, sempre em função de aumentar os impostos, sendo que a arrecadação hoje já está em 63% do produto bruto do país.

Somos hoje 200 milhões de brasileiros que todo ano contribuem de maneira  exaustiva com o seu trabalho para engrossar a arrecadação de impostos que nunca são suficientes para a máquina de gastar do governo.

Agora estamos em 2015 e com um fiasco tremendo de um governo de 13 anos de incompetência onde além de destruir a 5º maior empresa do planeta, com um roubo jamais visto na humanidade,aumenta a carga tributária do já combalido contribuinte, que sabe  que vai passar os próximos 5 anos ou mais trabalhando duro para pagar a incompetência e a corrupção de um partido e dos que gostam de receber sem trabalhar.

E numa demonstração de consideração e respeito pelo povo brasileiro que o elegeu, esse governo poderia aceitar o seu fracasso, reconhecer que o ajuste fiscal pode ser feito com corte de gastos e não aumento de impostos e alterar a estrutura dos  gastos púbicos, começando por eliminar os cargos apadrinhados de 200 mil petistas já acostumados a receber sem trabalhar.

Quando esse governo estava em campanha havia promessas e promessas de uma mudança geral com reformas das políticas tributarias, administrativas, trabalhista e sindical e talvez o caminho do crescimento do País passe por ai, pelo cumprimento das promessas de campanha.

O fato é que com 32 partidos políticos não iremos chegar a lugar nenhum.Os 39 ministérios criados para abrigar derrotados nas urnas,  custam muito caro ao país. Podemos começar por ai, tomando como exemplo a maior democracia do Planeta, representada pelos EUA, que tem apenas dois partidos, os Democratas e os Republicanos.

A fusão dos partidos seria um bom início, como uma fusão entre os ministérios. Não faz sentido ter um Ministério da Agricultura e outro para desenvolvimento agrário. O estado Brasileiro virou um monstro que devora todo dinheiro do suor da população brasileira.

E, em contrapartida, não temos saúde, educação, segurança, mas para enaltecer o ego de uma figura com problemas psicológicos fazemos obras milionárias no exterior como Bolívia, Venezuela, Cuba, Angola, Haiti e o povo não pode saber destas obras pois são sigilo jurídico. Precisamos mudar isso.

‘‘ O Brasil precisa urgente de homens honestos e corajosos para acabar com a corrupção e a roubalheira existente.’’

 

* J. A. Puppio é empresário, diretor presidente da Air Safety e autor do livro “Impossível é o que não se tentou”

Relacionados
BrasilCulturaGeralNotícias

Hungria Hip Hop desembarca em Itabirito neste sábado

2 Min leitura
Artista estará pela primeira vez na cidade para se apresentar no Rancho Bike Park que, além dele, recebe outras atrações, como, MustanG…
BrasilCulturaGeralNotícias

50 ANOS: BANDA DE PAU E CORDA LANÇA ÁLBUM COMEMORATIVO EM BELO HORIZONTE

2 Min leitura
Foto/Crédito: Jezz Maia. Grupo volta à capital mineira no dia 6 de abril Cinco décadas de uma trajetória ancorada na devoção à…
BrasilCulturaGeralNotícias

Paulinho Alabart apresenta show de lançamento do novo EP "Rosas e Amor"

3 Min leitura
Paulinho Alabart – Foto: Francisco Dumont.   Com 15 faixas no total, o trabalho, registrado ao vivo em BH no final do…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.