Diamantes de memorial pode ajudar a tornar um animal de estimação eterno
Diamantes de memorial pode ajudar a tornar um animal de estimação eterno

Só quem tem um bichinho de estimação sabe o quanto pode ser difícil viver sem ele. O dono e seu pet estabelecem laços afetivos e compartilham momentos inestimáveis, por isso, se despedir de um amigo tão querido nunca é uma tarefa fácil.

Na hora de escolher o destino para o animal de estimação, é possível optar pelo enterro ou pela cremação. Mas e se você pudesse levar o seu pet para sempre consigo?

Graças a tecnologia de transformar cinzas ou pelos em um diamante de memorial, muitas pessoas têm escolhido carregar eternamente o legado do seu animal de estimação, criando uma joia memorial.

Nos próximos tópicos, confira qual é a maneira mais adequada de planejar o funeral do seu amado pet e saiba como o diamante de memorial pode ajudar a tornar o animal de estimação eterno.

Cremação e enterro do animal de estimação: Quais são as opções?

Quando um animal de estimação morre, cabe ao dono decidir qual será o destino de seu amado amiguinho. Por serem considerados verdadeiros integrantes da família, os pets devem receber um funeral que demostre todo o respeito cultivado durante sua vida.

Existem duas opções possíveis ao escolher o destino de seu pet: o enterro ou a cremação (redução do corpo a cinzas). Escolher qual é a mais adequada irá depender do que o dono deseja para o seu companheiro peludo. Entenda mais sobre cada uma das alternativas:

  • Enterro: 

Com o objetivo de manter o animal de estimação próximo, muitas pessoas escolhem enterrá-lo diretamente no terreno de casa ou em um jardim. No entanto, como o enterro de animais de estimação em um local inadequado pode causar danos ao meio ambiente, a maioria das leis é rigorosa sobre esse tipo de disposição.

Em várias cidades, existem cemitérios exclusivos para o animal de estimação. Esses estabelecimentos geralmente oferecem a opção de enterrar animais de estimação nos mesmos jazigos que seus proprietários. Ao escolher essa opção, garanta que o estabelecimento fornece a estrutura adequada para se despedir do seu melhor amigo.

  • Cremação: 

A cremação é uma opção altamente recomendada para honrar a vida um pet.

O processo permite que o dono guarde as cinzas de seu animal de estimação ou faça sua disposição em algum local que deseje.

Assim, as cinzas do animal de estimação podem ser armazenadas em uma urna em casa, espalhadas no mar ou transformadas em pinturas. Quem tem o desejo de transformar um animal de estimação em uma memória eterna pode confeccionar um belo diamante de memorial pet.

Os diamantes memoriais são joias criadas a partir dos pelos ou cinzas do animal de estimação. O diamante de memorial é um verdadeiro legado de amor para o seu animal de estimação.

Diamantes de memorial: Um legado eterno para o seu animal estimação

Com base no princípio de que os diamantes são basicamente carbono cristalizado, surgiram tecnologias para a fabricação de diamantes memoriais a partir de cinzas ou pelos de animais de estimação. Isso ocorre porque os animais de estimação são quimicamente compostos de 18 a 25% de carbono.

Uma destas tecnologias é a HPHT, que utiliza alta pressão (60.000 bares) e alta temperatura (3.000 K) para criar diamantes de memorial de animal de estimação.

Esta técnica de criação de diamantes memorial para animais de estimação reproduz o processo de formação de diamantes naturais no manto da Terra. O material (cinzas ou pelos) é processado em laboratório, aquecido e purificado até que seja alcançada a pureza 4N ou 99,9% de carbono puro.

O conteúdo final é colocado em uma máquina de síntese para a cristalização e o resultado é um diamante estruturado. Criar um diamante memorial para seu animal de estimação leva aproximadamente 3 a 9 meses, dependendo dos características da gema selecionada.

Além da HPHT, algumas empresas também costumam utilizar a tecnologia CVD – que corresponde à deposição de vapor químico em laboratório. Na técnica CVD, há a formação de plasma de carbono sobre camadas, obtendo uma gema através de átomos do composto químico original (carbono).

Ambos os processos, HPHT quanto CVD, podem dar origem a um diamante memorial único para o seu animal de estimação.

O custo do diamante de memorial para animais de estimação no Brasil

O preço de um diamante de memorial para animais de estimação depende de vários fatores, como:

  • Polimento e lapidação do material:

De acordo com o gosto, a gema proveniente das cinzas do animal de estimação pode ser lapidada e polida, gerando um diamante de memorial ainda mais brilhante.

  • Tamanho e quilates:

O diamante de memorial pode ser produzido em diferentes tamanhos e quilates (0,25 quilates – 2,0 quilates), em formatos que possam ser confeccionados em molduras de joias específicas – tornando o processo ainda mais técnico e personalizado.

  • Coloração e gravações da peça escolhida:

Também é possível escolher qual será a cor da gema final. A coloração com um custo mais barato é o âmbar (Naturally Amber™). Isso porque o diamante âmbar (Naturally Amber™) é alcançado a partir do procedimento padrão. Todas as outras cores, como azul, vermelho e Purely Colorless™, exigem purificação extra ou um ciclo de tratamento adicional.

Assim, o custo do diamante de memorial para pets irá depender de quais forem as características selecionadas pelo cliente no momento do pedido. No Brasil, é possível encontrar diamante de memorial de animal de estimação a partir de $1.250.

É claro que ninguém gosta de pensar em planejar um funeral para o seu melhor amigo, mas é inevitável. Então, por que não escolher um local de descanso final que honre a vida do seu animal de estimação e as memórias que você compartilhou?