Anel com técnica de pigmentação. Fotos: www.alicelobato.com.br

Quem procura por joias contemporâneas está quase sempre em busca de exclusividade e um toque moderno e requintado. Uma técnica que está enriquecendo os produtos de joalheria é a pigmentação no metal, um verdadeiro coringa para a criação de joias exclusivas para clientes cada vez mais exigentes.

Pigmentação em joias tem origem europeia

A técnica da pigmentação em joias ainda é nova no Brasil, mas é utilizada por artistas da joalheria em alguns países da Europa e conhecida por aqueles  que costumam procurar por joias online.

Em terras brasileiras, uma das joalheiras que usam a técnica é a designer Alice Lobato. Formada em desenho industrial e joalheria, Alice foi atraída pela técnica de pigmentação no metal devido a possibilidade de usar diversas cores e texturas na pintura de joias.  O resultado são peças artesanais com design único.

Em 2016, Alice participou de um workshop de pigmentação no metal ministrado na Escola de Joalheria Contemporânea Alchimia, em Florença na Itália. “Tudo começou com a vontade de aprender e apresentar algo novo. A busca por técnicas novas e aperfeiçoamento é uma constante.”

Nesse curso, Alice aprendeu a técnica de pigmentação no metal. É com pincel e maçarico que a obra vai aparecendo. Finas camadas de tinta misturadas ao pigmento em pó, quando necessário, são passadas sobre o metal, até se conseguir uma cobertura de cor desejada. “É a partir das formas que minhas ideias afloram e se materializam. No desenho, e até mesmo já diretamente no metal, surgem as peças que crio.”

Foto: www.alicelobato.com.br

Quais joias podem receber pigmentação?

A pigmentação pode ser aplicada em qualquer tipo de metal: prata, ouro, latão, cobre, ferro, entre outros. Cada um deles precisa de um tipo de preparação antes de ser pigmentado e não há qualquer impedimento quanto ao uso de joias pigmentadas, já que a tinta não fica em contato com a pele. “Pessoas que têm alergia a prata não conseguem usar esse metal. Com relação a pigmentação, sem restrições”, explica Alice.

Foto:: www.alicelobato.com.br

Cuidados com joias pigmentadas

A técnica não interfere na durabilidade das joias, mas algumas dicas ajudam a manter os produtos sempre bonitos. “Para conservação, é indicado não passar qualquer objeto pontiagudo que possa arranhar a peça. Se molhar, basta secar bem.”