Você sabe o que levar em conta na hora de comprar pneus para o carro? Se não, então é hora de aprender. Afinal, o pneu correto pode ser um fator determinante para poder reduzir os gastos mensais com o seu automóvel, bem como melhorar a experiência de direção de muitas formas. Portanto, é essencial comprar o modelo correto para o seu veículo.

Mas como exatamente fazer essa avaliação? Quais os tipos de elementos a considerar, como escolher o modelo certo para o seu veículo e muito mais? É preciso aprender esse tipo de coisa pois existem diversos fatores a considerar, desde o tamanho do pneu, sua marca, sua dureza entre outros. Além disso, é essencial ter em mente que é importante comprar pneus novos, pois 3 em cada 4 dos pneus remold são reprovados no teste de qualidade.

Se você quer aprender o que levar em conta na hora de comprar pneus para o carro, siga a leitura do artigo abaixo!

O que levar em conta na hora de comprar pneus para o seu carro?

Marca

Um dos principais pontos a levar em consideração ao escolher um pneu para o seu automóvel é pensar nas marcas disponíveis. Existem algumas fabricantes que são muito conhecidas, como a Pirelli, Firestone, Bridgestone e Michelin. Elas contam com uma maior confiança dos consumidores e costumam ser as preferidas dos motoristas. No entanto, essas fabricantes não são as únicas do mercado.

Existem muitas marcas de pneus importados que são muito boas e podem ser uma excelente opção para o seu veículo. Afinal, elas também produzem excelentes pneus que podem ser muito bons para o seu automóvel.

Os pneus Nexen, uma montadora sul-coreana, estão entre alguns dos melhores do mundo em vários quesitos, como frenagem em pista molhada, durabilidade e economia de combustível.

Existem algumas marcas internacionais que valem a menção, como a Ling Long, Fate, Xbri, entre outras. Certamente, sua primeira tendência é ir atrás de marcas conhecidas, mas não se furte dos pneus importados, pois eles podem ser mais baratos e com a mesma qualidade.

Dimensões

Um elemento importante para poder comprar um pneu é a dimensão correta do automóvel. Isso porque cada veículo tem um certo limite, ou seja, aro 13 até aro 16, por exemplo.

É importante escolher a dimensão correta para o seu carro. O primeiro ponto é verificar qual é a dimensão autorizada pela fabricante no Manual do Proprietário. Em segundo lugar, é importante entender os efeitos da dimensão do pneu.

Quanto menor o pneu, menos peso e menos consumo de combustível no carro. Já quanto maior o pneu, maior a estabilidade na hora de dirigir. Assim, é importante pensar nesses elementos para decidir e escolher o pneu correto.

Facilidade ao rodar

A etiqueta do pneu do carro vem com 3 elementos diferentes. São 3 métricas de avaliação do pneu que devem ser levadas em conta na hora de adquirir o modelo certo para o seu automóvel. O primeiro deles é, talvez, o mais importante: a facilidade ao rodar.

Esse elemento considera quanta força o motor precisa fazer para que o pneu gire. Quanto mais dificuldade para fazer com que a roda gire, mais força o motor terá de fazer e mais gasolina ele consumirá. Portanto, é importante levar isso em conta para poder economizar no consumo de combustível.

Os outros dois elementos a considerar é o barulho que o pneu faz ao rodar (importante para o conforto sonoro do veículo) e a capacidade de lidar com a aquaplanagem (mas falaremos disso a seguir).

Indicador Treadwear

O Indicador Treadwear é um elemento importante dentro de um pneu. Ele mede a dureza do modelo, o que está diretamente ligado com a sua durabilidade. Afinal, quanto mais mole um pneu, maior a sua aderência na pista. Isso gera mais conforto, mas também reduz a durabilidade.

Por outro lado, quanto mais duro um pneu, menos aderência na pista. Isso faz com que seja menos confortável andar com o automóvel, no entanto, faz com que o pneu seja mais duradouro.

Desenho da banda de rodagem

Por fim, o último elemento a analisar é a banda de rodagem do pneu. Na prática, ela foi feita para ajudar na aderência do pneu na estrada, mas também a lidar com a aquaplanagem.

A aquaplanagem é a perda de contato do pneu com a pista quando há uma fina camada de água, por causa da chuva ou algo do tipo. Assim, os pneus contam com sulcos em formatos específicos para poder eliminar a água que está no chão e melhorar a experiência de dirigir.

Agora que você já sabe o que levar em conta na hora de comprar pneus para o seu carro, pode fazer escolhas melhores para o seu automóvel. Considerando o seu contexto, poderá fazer a escolha mais adequada para você, seja ele o pneu mais econômico, seja o pneu com maior durabilidade ou seja com relação ao conforto na direção. Assim, poderá flexibilizar a sua opção conforme for mais adequado para você.

Gostou do nosso papo? Então comente abaixo a sua opinião sobre o assunto!