Literatura

Mais leitura e menos jogos eletrônicos

2 Min leitura

Por Alexandra Vieira de Almeida – Escritora e Doutora em Literatura Comparada (UERJ)

 

No universo infanto-juvenil, a leitura deixou de ser uma necessidade dando lugar assustadoramente aos jogos eletrônicos. As famílias modernas permitiram que a rotina tecnológica na vida dos pequenos ganhasse força e, hoje, enfrentam dificuldades no combate de tal.

As crianças e adolescentes não podem deixar suas vidas sendo guiadas por pequenos aparelhos, como meio de divertimento e prazer. Esse elemento deveria ser secundário e não o fundamental. Com isso, temos uma geração mais cansada e preguiçosa para pensar, pesquisar e refletir.

Por outro lado, a leitura é o eixo que leva os jovens para o espaço do imaginário mais fecundo, revelando uma criatividade muito mais rica e plena do que os videogames. Estes jogos desconcentram as crianças e jovens do hábito da leitura e estudos, pois muitas horas são gastas nesta distração.

Não que eles sejam desnecessários. Com equilíbrio, é possível encaixar tudo na rotina deles. Mas quando eles acabam sendo vitais, fazem com que os mais jovens deixem de lado algo grandioso em suas vidas, a experiência que é ler um livro. Objeto que tem o poder de levá-los para o reino da riqueza imaginativa.

Não podemos negar que os jogos eletrônicos trabalham com o lúdico, brincando também com a imaginação. Porém, a literatura é capaz de ir onde os videogames nunca alcançam. A leitura, por exemplo, permite que cada um crie uma imagem mental da história de maneira diferente. Os jogos já apresentam o que eles querem mostrar, já nos dá algo pronto.

Na hora da escolha, as crianças e adolescentes optam pelo caminho mais fácil, os videogames. Os pais e professores devem ser uma luz, os orientadores que levem os pequenos a trilharem um caminho mais rico em significados, em que a leitura e o que ela pode proporcionar, ou seja, o universo mágico da invenção, da criação, tornando estes seres inventores e desbravadores de mundos possíveis e impossíveis.

Cabe a eles, escolherem uma via mais engrandecedora para suas vidas, o mundo mágico da literatura, que os jogos eletrônicos não comportam em sua inteireza. Somente a literatura revela, mostrando o outro lado do lúdico, que é o questionamento. Ela é capaz de nos fazer pessoas melhores, pensadores melhores e cidadãos melhores.

Portanto, vivamos mais a leitura e menos os videogames. Isso não é um movimento contra a tecnologia e os jogos. Não. Mas um alerta para que esses elementos se tornem secundários e não o principal das vidas de nossos filhos. Que os pais saibam ter equilíbrio com as crianças em relação aos jogos, utilizando-os pela própria arte do jogo e do prazer, algo que descontraia estes pequenos. Portanto, que as nossas crianças possam valorizar mais os momentos de estudos e de leitura.

Relacionados
BrasilLiteraturaNotíciasRio de Janeiro

Poemas de Niterói — 3º volume provoca o leitor a olhar para a linha do próprio tempo e tateá-la nas frestas

2 Min leitura
O terceiro volume de Poemas de Niterói (Autografia) reúne poesia — como um modo de partilha que se faz quando se é capaz de…
BrasilCulturaLiteraturaRegiãoSul

Instituto Estação das Letras inaugura formações literárias para Mediadores de Leitura e Escritores e reforça a importância da profissionalização

2 Min leitura
Considerada um dos grandes desafios da educação brasileira, a formação de leitores passa pela necessidade de profissionais capazes de estimular os potenciais leitores….
BrasilCulturaLiteraturaSão Paulo

Único na história da humanidade, livro de sonetos de terror agraciado pelo Prêmio ABERST de Literatura 2021 é lançado

2 Min leitura
Retomar os terrores não pandêmicos, que causam dores particulares desde sempre, é o convite do sonetista Eduardo Maciel em SonetERROR (Autografia), quarto…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.