Mundo

Em visita histórica a Hiroshima, Obama pede fim de armas nucleares

2 Min leitura

presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tornou-se hoje (27) o primeiro presidente norte-americano em exercício a visitar a cidade japonesa de Hiroshima, devastada há 71 anos por uma bomba atômica lançada pelos Estados Unidos no fim da Segunda Guerra Mundial.

Em visita ao Parque da Paz de Hiroshima, Obama depositou flores sobre o memorial aos cerca de 140 mil mortos em decorrência do ataque nuclear. Em discurso, o presidente dos Estados Unidos pediu que a humanidade “escolha um futuro em que Hiroshima e Nagasaki não sejam consideradas o princípio da guerra atômica, mas o início de nosso despertar moral”. “Temos que ter a coragem de escapar à lógica do medo e buscar um mundo sem armas nucleares”, disse Obama.

Como anunciado, Obama não ofereceu desculpas ao povo japonês pela decisão de seu predecessor Harry Truman no dia 6 de agosto de 1945. Após a cerimônia, Obama conversou com um grupo de sobreviventes do ataque.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, acompanhou Obama durante a visita. Sua presença, disse o líder norte-americano, “ressalta a aliança extraordinária” entre os Estados Unidos e o Japão nas últimas sete décadas após o fim da Segunda Guerra.

Além de Hiroshima, os Estados Unidos atacaram com uma bomba atômica também a cidade japonesa de Nagasaki, no dia 9 de agosto de 1945. Enquanto os japoneses consideram os ataques atômicos dos Estados Unidos contra o país um crime de guerra, o consenso no Ocidente é que os ataques forçaram o Japão a se render – como o fez em 15 de agosto daquele ano –, precipitando o fim da guerra.

Han Jeong-soon, 58 anos, cujo pai sobreviveu ao bombardeio nuclear em Hiroshima, disse à AP que o sofrimento causado pelo ataque “foi transmitido através de gerações”. “É isso que quero que o presidente Obama saiba. Quero que ele entenda nosso sofrimento.”

“Nós, japoneses, fizemos coisas horríveis pela Ásia”, declarou Seiki Sato, cujo pai também é um sobrevivente do ataque, ao NYT. “Nós deveríamos pedir desculpas porque nos envergonhamos e ainda não nos desculpamos com sinceridade a vários países asiáticos. Mas lançar uma bomba atômica foi completamente malévolo.”

Obama está em turnê pela Ásia nos últimos dias em decorrência da reunião dos líderes do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos França, Itália, Japão, Reino Unido e da União Europeia), realizada no parque natural de Ise-Shima, no Japão. Antes de chegar ao país, o presidente americano visitou o Vietnã, onde também se pronunciou sobre o legado da invasão dos Estados Unidos e da guerra travada entre os dois países, encerrada em 1975. Em Hanói, Obama anunciou o fim do embargo à venda de armas ao país, o que analistas veem como uma tentativa dos Estados Unidos de se estabelecer como aliado militar do Vietnã em meio à tensão entre o país asiático e a China.

Relacionados
Beleza e Bem EstarMinas GeraisMundo

Miss Europe Continental: Ela quer conquistar o mundo!

1 Min leitura
Isabella Lima, de apenas 17 anos, representará Belo Horizonte e o país no concurso; Modelo já fez temporada internacional em terras asiáticas…
Mundo

Do Brexit a Trump: como o Facebook pode estar se tornando decisivo em eleições

2 Min leitura
Estrategistas do Partido Republicano, de Donald Trump, e da campanha do “Leave EU” (pela saída do Reino Unido da União Europeia) são…
Mundo

Macron vai lutar por mais França e mais Europa

4 Min leitura
Macron, de 39 anos, é o mais jovem presidente da história do país. Ex-ministro da Economia do presidente François Hollande, ele jamais…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.