Notícias

Olimpíada: judoca é suspenso por se recusar a lutar com israelense

1 Min leitura

O argelino Fethi Nourine e seu técnico foram suspensos pela Federação Internacional de Judô (IJF) por 10 anos por se retirarem da Olimpíada de Tóquio (Japão) quando a chave da competição colocou o judoca a caminho de uma luta contra um atleta israelense.

O lutador de 30 anos deveria enfrentar o sudanês Mohamed Abdalrasool na primeira luta na categoria até 73 quilos, e uma vitória o faria enfrentar o israelense Tohar Butbul na rodada seguinte.

Nourine disse que seu apoio político à causa palestina tornou impossível a ele competir com Butbul.

O Comitê Olímpico Argelino retirou as credenciais do judoca e de seu técnico, Amar Benikhlef, e os mandou de volta para casa.

A IJF, que suspendeu ambos temporariamente, disse que os dois usaram os Jogos “como uma plataforma de protesto e promoção de propaganda política e religiosa”, o que violou seu código de ética e a Carta Olímpica.

Eles estão banidos de todos os eventos e atividades da IJF até 23 de julho de 2031, mas podem apelar à Corte Arbitral do Esporte (CAS), disse o comunicado da entidade.

Esta não foi a primeira vez em que Nourine se retirou de uma competição para evitar enfrentar um oponente israelense (ele abandonou o Mundial de 2019 em Tóquio pela mesma razão).

As tensões do conflito entre israelenses e palestinos voltaram à tona este ano, quando confrontos na Jerusalém em disputa desencadearam combates através da fronteira.

https://ift.tt/3z8XxYv

Relacionados
BrasilCulturaGeralNotícias

Hungria Hip Hop desembarca em Itabirito neste sábado

2 Min leitura
Artista estará pela primeira vez na cidade para se apresentar no Rancho Bike Park que, além dele, recebe outras atrações, como, MustanG…
BrasilCulturaGeralNotícias

50 ANOS: BANDA DE PAU E CORDA LANÇA ÁLBUM COMEMORATIVO EM BELO HORIZONTE

2 Min leitura
Foto/Crédito: Jezz Maia. Grupo volta à capital mineira no dia 6 de abril Cinco décadas de uma trajetória ancorada na devoção à…
BrasilCulturaGeralNotícias

Paulinho Alabart apresenta show de lançamento do novo EP "Rosas e Amor"

3 Min leitura
Paulinho Alabart – Foto: Francisco Dumont.   Com 15 faixas no total, o trabalho, registrado ao vivo em BH no final do…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.