Política

Professores indígenas poderão ser contratados em nível de urgência

1 Min leitura

Foi sancionada hoje (16/06), pelo Governo do Estado, a Lei 7.315, dos deputados Waldeck Carneiro, Flávio Serafini e Edson Albertassi, que autoriza o Executivo a adotar um prazo inferior a 30 dias para a contratação de docentes indígenas no Estado do Rio, menor do que o estabelecido pela Lei Estadual 6.901/14, que regula a contratação de professores temporários (12 meses). Representantes de sete aldeias guaranis do Estado do Rio já haviam acompanhado, em maio último, a votação e aprovação da Indicação Legislativa Nº166/2016, também de autoria dos deputados, que solicitava ao Governador o envio de mensagem para a criação de cargos de Professor Indígena I e II, elementos básicos para a organização, estrutura e o funcionamento da Escola Indígena no Estado do Rio, além da instalação do Conselho Estadual de Educação Indígena. “A especialidade da educação escolar indígena, diferenciada e adequada às peculiaridades culturais daquelas comunidades, exige que os profissionais que atuam nas escolas pertençam às sociedades envolvidas no processo escolar, ou seja, prioritariamente àquelas etnias”, ressaltou Waldeck.

Como professor, Secretário de Educação de Niterói/RJ por quatro anos e atual membro da Comissão Permanente de Educação da ALERJ, Waldeck tem conversado com a população indígena do Estado do Rio a fim de verificar suas demandas. O deputado já visitou aldeias nas cidades fluminenses de Itaipuaçu, Angra dos Reis e Parati. Ele verificou que são basicamente três eixos de reivindicações: a criação de uma Escola Indígena, de cargos para professores indígenas (por causa das especificidades educacionais e culturais) e do Conselho Estadual de Educação Indígena, formulador das políticas públicas para os povos indígenas do Estado do Rio de Janeiro.

Relacionados
GeralPolítica

Posse dos parlamentares dá início à 19ª Legislatura em Minas Gerais

2 Min leitura
por Geraldo Félix Júnior Os 77 deputados estaduais eleitos por Minas Gerais no pleito em 2018 tomaram posse nesta sexta-feira (1º) sem…
Política

DECRETO DE POSSE DE ARMAS VAI GERAR MAIS VIOLÊNCIA, DIZ BANCADA PETISTA

4 Min leitura
Parlamentares da Bancada do PT na Câmara criticaram decreto do presidente Jair Bolsonaro que facilita a comercialização e posse de armas pelos cidadãos,…
Brasilia - DFPolítica

Bolsonaro sanciona Orçamento de 2019 com dois vetos

1 Min leitura
O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos parciais, o Orçamento para este ano. A definição das receitas e gastos do governo federal…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.