Política

Secretariado de Fernando Pimentel mudará 1º escalão da PBH

2 Min leitura

Gilson Reis

 

*Aline Louise e Alessandra Mendes – Hoje em Dia

 

O prefeito Marcio Lacerda (PSB) vai aguardar o anúncio do secretariado do governador eleito Fernando Pimentel (PT) para fazer sua reforma administrativa e política, conforme havia adiantado o Hoje em Dia em novembro.

“É preciso aguardar a nomeação dos secretários de Estado e naturalmente fazermos algum remanejamento na prefeitura para que o diálogo seja o melhor possível”, disse o prefeito, durante almoço de Natal, nesta quinta-feira (25), no Restaurante Popular, no Centro da capital.

A reforma que será feita pelo prefeito Marcio Lacerda deve promover fusões entre alguns órgãos e secretarias, com o objetivo de enxugar gastos. Para o ano que vem, Lacerda terá que lidar com o orçamento apertado, em função da queda de arrecadação municipal.

Nomes

Apesar de o prefeito não ter ainda citado os novos nomes que devem integrar a administração municipal, o que se cogita é que alguns quadros do PSDB, que deixarão o governo agora, com o fim da gestão tucana no Estado, devam ser abrigados na prefeitura.

Segundo Lacerda, num primeiro momento serão feitas apenas alterações internas, mas há previsão de “alguma nomeação externa”.

De acordo com o prefeito, as mudanças serão iniciadas em janeiro e devem se estender até o final de fevereiro. O socialista também confirmou o que já havia sido noticiado pelo Hoje em Dia, que o ajuste será administrativo e político.

O objetivo, segundo o prefeito, é atender “à necessidade de melhoria de performance em algumas áreas”, para que a maquina pública funcione de forma mais eficiente “para atender à população”.

Gilson Reis é cotado para assumir a Ciência e Tecnologia

O secretariado do governador eleito Fernando Pimentel (PT) deve ser oficialmente anunciado no início da próxima semana. Conforme também já havia adiantado o Hoje em Dia, a nova equipe terá um perfil político.

Já com vistas à disputa eleitoral de 2016, o PMDB será o aliado mais fortalecido nesta composição. Praticamente todos os nomes do secretariado já estavam definidos, porém, a pasta de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, onde se cogitava alguém do PRB, pode agora migrar para o PCdoB.

De acordo com uma fonte dos bastidores, que prefere o anonimato, com a mudança da participação do PCdoB no governo federal, do Ministério dos Esportes para Ciência e Tecnologia, a destinação da pasta estadual ao partido passou a ser estudada pela equipe de transição do Pimentel.

O nome do vereador de Belo Horizonte Gilson Reis (PCdoB) seria um dos cogitados para o posto. O parlamentar é presidente do Sindicato dos Professores de Minas Gerais. De acordo com a fonte, o PCdoB está avaliando levar o pleito ao governador eleito, o que implicaria ainda em alteração do projeto inicial, de ocupação da Secretaria de Turismo e Esportes, que deve ser desmembrada no início da próxima gestão. O deputado estadual Tadeuzinho Leite (PMDB) é o nome cotado para a pasta.

Relacionados
GeralPolítica

Posse dos parlamentares dá início à 19ª Legislatura em Minas Gerais

2 Min leitura
por Geraldo Félix Júnior Os 77 deputados estaduais eleitos por Minas Gerais no pleito em 2018 tomaram posse nesta sexta-feira (1º) sem…
Política

DECRETO DE POSSE DE ARMAS VAI GERAR MAIS VIOLÊNCIA, DIZ BANCADA PETISTA

4 Min leitura
Parlamentares da Bancada do PT na Câmara criticaram decreto do presidente Jair Bolsonaro que facilita a comercialização e posse de armas pelos cidadãos,…
Brasilia - DFPolítica

Bolsonaro sanciona Orçamento de 2019 com dois vetos

1 Min leitura
O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos parciais, o Orçamento para este ano. A definição das receitas e gastos do governo federal…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.