[huge_it_slider id="4"]

Campanha Sua Mão Segura alerta para os riscos de graves lesões nas mãos durante a folia de Carnaval e lança desafio médico para mapear a incidência dos acidentes

Facilmente elencamos várias atividades que executamos com maior frequência durante o feriado do Carnaval, dentre elas, as principais: o churrasco, a dança e a ingestão de bebida alcóolica.

Os médicos especialistas, associados da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), perceberam o aumento do volume de atendimentos nesse período, relacionado aos acidentes que causam graves lesões nas mãos, que provocam por consequência o aumento do afastamento do trabalho, já que as mãos são essenciais na maioria das atividades laborativas.

Com o objetivo de prevenir e de realizar um levantamento inédito nos principais pronto-atendimentos de saúde do Brasil, a SBCM lança a campanha Sua Mão Segura, alertando sobre as principais causas desses acidentes que são os cortes de faca e queimaduras provocadas durante churrascos, os cortes provocados por garrafas e copos de vidro e as quedas, já que temos o reflexo de nos apoiarmos antes de chegar ao chão, utilizando as mãos como escudo e feriando-as com maior gravidade.

A campanha tem dois públicos alvo: os médicos que atuam nas áreas de cirurgia da mão que receberão um formulário para coletar dados sobre a incidência desses acidentes durante o Carnaval, e a população que precisa conhecer esse perigo e ser mais cautelosa.

Para o presidente da SBCM, Carlos Henrique Fernandes, a iniciativa é pioneira e extremamente importante. “Sabemos que durante o Carnaval existe uma grande preocupação com doenças sexualmente transmissíveis, acidentes de trânsito e violência, muitas vezes, provocados pelo abuso de bebidas alcoólicas e/ou outras drogas. Os acidentes com as mão, em muitos casos, provocam lesões, que além da dor e sofrimento, levam ao afastamento do trabalho. O comprometimento dos movimentos das mãos podem evoluir com sequelas, muitas vezes irreversíveis. É nossa missão alertar e esclarecer para que as pessoas sejam mais cautelosas. Nosso objetivo é monitorar esses índices, auxiliando e estimulando os médicos a notificar esses acidentes”, ressalta o especialista em mão.

A SBCM também recomenda que nos casos de acidentes de mãos, os pacientes devem procurar um especialista o mais rápido possível. Estudos internacionais comprovam que o correto tratamento precoce pode reduzir os riscos de maior comprometimento dos movimentos e sequelas importantes.

Os dados coletados durante essa campanha serão compartilhados com técnicos do Ministério da Saúde para um planejamento com intuito de promover um melhor atendimento à população.

Com o slogan “O que vamos fazer nesse Carnaval?” Os especialistas esperam conscientizar para os riscos com o fogo das churrasqueiras, o uso de facas para o corte de carnes do churrasco, e os cortes provocados por garrafas e copos de vidros e pelas quedas em geral.

#suamaosegura
#carnavalsemacidentes
#sbcmnocarnaval2017

Bom Carnaval!