[huge_it_slider id="4"]

O dia nacional de combate à gripe H1N1 será no próximo sábado (30), quando oficialmente começa a campanha de vacinação em todo país, mas oito estados anteciparam para esta segunda-feira (25) o início da vacinação.

Nesta primeira etapa, que o Ministério da Saúde considera pré-campanha de vacinação, vão ser imunizados idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos de idade e mulheres grávidas ou que tiveram filhos recentemente.

 A vacina é trivalente, ou seja, protege contra três vírus da gripe, entre eles o H1N1. Depois de aplicada a vacina começa a fazer efeito em 15 dias.

Além de Pernambuco e Minas Gerais, a vacinação também começou no Rio Grande do Norte, em Alagoas, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em outros estados, a vacina já está na terceira semana. Mas em Goiânia, as doses só duraram uma semana nos postos públicos. A vacina também desapareceu das clínicas particulares. O estado de Goiás teve dez mortes causadas pela gripe H1N1. Em Palmas, no Tocantins, quase metade do grupo do grupo prioritário, 46 mil pessoas, já recebeu a imunização desde o dia 12.