Tecnologia e TI

ACCERA demonstra que clientes mudam de loja quando não encontram o produto desejado e lança tecnologia para mudar este quadro

2 Min leitura

Tecnologia permite identificar a falta de produtos em gôndola e os motivos desta ausência, corrigindo há tempo de não perder a venda

O consumidor está cada vez mais informado e exigente e o setor do comércio varejista muda e cresce em função das novas dinâmicas demandadas pelos clientes, sempre querendo experiências positivas de compra. Dados do Estudo do Consumidor ACCERA – Brasil e do ACCERA – OSA (On Shelf Availability) Disponibilidade em Gôndola  indicam que mais de 70% dos consumidores muda de supermercado ou de marca ao não encontrar o produto que procura.  Apontam também que é mais comum que as pessoas façam suas compras uma vez por semana, ou seja, há pelo menos quatro oportunidades, no mês, para cumprir com as expectativas do cliente e fidelizá-lo.

Estes são alguns dos dados recolhidos em estudos pela Accera, empresa especializada no desenvolvimento e aplicação de soluções inovadoras para o gerenciamento da cadeia de suprimentos e demanda.  O Estudo do Consumidor Accera – Brasil foi realizado entre os dias 7 de julho e 28 de setembro de 2015. Já o relatório Accera – OSA (On Shelf Availability) Disponibilidade em Gôndola aponta os resultados de auditoria presencial no eixo Rio de Janeiro-São Paulo entre 22 de abril de 2015 e 02 de fevereiro de 2016, medindo 64 lojas de 5 varejos, somando 160 fornecedores.

O estudo de OSA – Disponibilidade em Gôndola ajuda a verificar o que não está chegando ao consumidor e a identificar o motivo da ruptura, possibilitando que se estabeleça um plano de ação para garantir que os processos logísticos e comerciais sejam eficientes de maneira a evitar a diminuição do consumo e a consequente perda financeira.

No período mencionado, as causas de 62,2% da falta de produto em gôndola foram identificadas como do ponto de venda associadas a gôndola não abastecida e estoque virtual não ajustado no inventário. Quando auditados os itens sem venda com estoque positivo, confirmou-se que 41% dos produtos estavam no estoque da loja.  E 37,8% da indisponibilidade é causada justamente pelos problemas no fornecimento, isto é, problemas com as frequências e quantidades de pedido das lojas e do centro de distribuição, dependendo do tipo de entrega da mercadoria que a indústria utiliza.

Estas informações se transformam em ferramentas fundamentais para ajudar na redução do indicador de indisponibilidade em gôndola e também para tornar melhores as relações entre indústria e varejo, já que o indicador resume o desempenho dos dois setores e mostra se está ou não sendo cumprido o objetivo principal: colocar o produto certo no momento adequado e nas condições desejadas pelo cliente.

Sobre a ACCERA

A ACCERA atua há mais de 11 anos comprometida com os resultados de seus clientes, oferecendo soluções para garantir a disponibilidade dos produtos no ponto de venda e assegurar a eficiência das operações. O portfólio da empresa contempla soluções para planejamento de demanda e operações, planejamento e programação da produção, planejamento das necessidades de distribuição, visibilidade e gestão da distribuição, visibilidade dos canais direto e indireto e On Shelf Availability (OSA).

Relacionados
Tecnologia e TI

Para que serve a otimização de sites?

4 Min leitura
Sites bem otimizados têm muito mais chances de atrair clientes novos. Investir na otimização de sites, é uma maneira muito eficaz de…
Tecnologia e TI

Como saber qual o smartphone ideal para o seu perfil

3 Min leitura
Comprar um celular novo não é tão simples quanto entrar em lojas de tecnologia no Rappi e pedir um aparelho qualquer. É…
Tecnologia e TI

Como uma agência de marketing digital pode aumentar as vendas da sua empresa

3 Min leitura
O marketing digital é fundamental para aumentar as vendas da sua empresa. Saber quais estratégias serão eficazes e entender como combinar diferentes…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.