A Air Liquide, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, desenvolveu uma solução exclusiva para o resfriamento do concreto, voltada principalmente para o uso na construção de grandes estruturas. O CryoCrete é uma aplicação feita com Nitrogênio, gás que acelera o processo de redução da temperatura do concreto até o nível considerado adequado para evitar futuras rachaduras e outros tipos de fissura em obras como barragens, pontes, viadutos, usinas, entre outras.

Durante o preparo do concreto, fatores como a temperatura dos componentes fazem com que a temperatura final da mistura seja maior em relação à do ambiente. Essa diferença pode comprometer o resultado da aplicação e fazer com que surjam rachaduras na construção, já que o cimento não foi “curado”, ou seja, hidratado e resfriado de forma adequada.

A aplicação do CryoCrete acelera esse processo porque o nitrogênio é um gás que, naturalmente, já se encontra sob baixíssimas temperaturas, de até -196ºC. O resultado é o resfriamento mais rápido da mistura de concreto, que leva em média de 6 a 7 minutos para atingir a temperatura ambiente com o uso da solução da Air Liquide. Já o resfriamento com gelo, alternativa normalmente utilizada nesse processo, leva cerca de 15 a 20 minutos.

O uso do nitrogênio para resfriar concreto também se apresenta mais eficaz sob o ponto de vista operacional. O gás é aplicado diretamente nas betoneiras, por meio de equipamento próprio para essa finalidade. Já o gelo, na maioria das vezes, demanda que a aplicação seja feita de forma manual, além de não atingir as mesmas temperaturas se comparado ao uso do gás.

A solução da Air Liquide favorece ainda o aspecto sustentável, já que reduz o consumo de água e energia durante o processo de resfriamento do concreto.

Air Liquide Brasil

A Air Liquide Brasil é uma das maiores empresas de gases, tecnologias e serviços para a Indústria e a Saúde do país, onde está presente desde 1945. Empregamos mais de 1.200 profissionais, distribuídos em mais de 73 localidades que atendem mais de 80% dos estados brasileiros. Inovamos em mais de 64 setores, da indústria até a saúde hospitalar e domiciliar, atendendo às crescentes demandas do país e as necessidades de nossos clientes com comprometimento de longo prazo. Em 2015, a receita da região das Américas corresponde a 3,595 bilhões de euros, que corresponde a 24% do faturamento total do Grupo.

Sobre a Air Liquide

Líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a Indústria e Saúde, a Air Liquide está presente em 80 países, com aproximadamente 68.000 empregados e atende mais de 3 milhões de clientes e pacientes*. Oxigênio, Nitrogênio e Hidrogênio são moléculas essenciais à vida, matéria e energia. Elas incorporam o território científico da Air Liquide e estão no centro de suas atividades desde a fundação da empresa, em 1902.

A ambição da Air Liquide é ser líder em seu segmento, com performance a longo prazo e atuação sustentável. A estratégia da empresa centrada no cliente visa o crescimento rentável no longo prazo. Para isso, baseia-se na excelência operacional, investimentos seletivos, abertura à inovação e uma organização conectada em todo o mundo. Por meio do comprometimento e criatividade de seus empregados, a Air Liquide impulsiona a transição energética e de meio ambiente, as mudanças na saúde e digitalização, e entrega soluções que agregam valor a todos os seus públicos.

As receitas da Air Liquide somaram 16,4 bilhões de euros em 2015 e suas soluções de proteção à vida e ao meio ambiente representaram mais de 40% das vendas. Em maio de 2016, a Air Liquide completou a aquisição da Airgas, que teve receitas equivalentes a US$ 5,3 bilhões (cerca de € 4.8 bilhões) ao término do ano fiscal, em março de 2016. A Air Liquide está listada na bolsa de valores Euronext de Paris (seção A) e é membro dos índices CAC 40 e Dow Jones Euro Stoxx 50.

*Após a aquisição da Airgas em 23 de Maio de 2016