Solução tem mais capacidade de cruzamento de informações, melhor suporte e possibilidades de customização incomparáveis, entre outros diferenciais que a tornam superior frente aos principais competidores.

São Paulo, setembro de 2016 – A diferença entre tecnologias, representando a indicação do melhor investimento, pode estar nos detalhes. É o caso da ferramenta de buscas, análise e visualização de dados Elastic Search em relação a concorrentes.

Representada no Brasil pela E-Storage, a Elastic Search apresenta recursos diferenciais sobre seu principal competidor de analises de dados, o Splunk. Entre tais recursos, estão a capacidade de cruzar maiores volumes de dados, capacidade de crescimento automático do cluster de acordo com a necessidade de escala da aplicação, suporte com atendimento personalizado de uma equipe que acompanha os projetos do início ao fim, tudo isso oferecido dentro de um pacote que inclui acesso aos plug-ins do software.

Além disso, a solução conta com a expertise dos profissionais da Elastic, com possibilidade de customização das funcionalidades de acordo com a demanda de cada empresa, com a possibilidade de tunning do cluster, otimização de queries e correção de bugs urgentes.

O diretor da E-Storage, Eduardo Guimarães, destaca os serviços dos plug-ins oficiais da Elastic Search: Graph e o Watcher, que atuam no relacionamento de dados e no monitoramento de anomalias nos padrões de rede, respectivamente.

“O Graph é uma ferramenta que relaciona dados, permitindo a análise de compras do cliente para recomendação de itens afins, fundamental para estratégia de negócios de qualquer e-commerce. Já o Watcher atua na análise de ataques de rede, monitorando anomalias em nos padrões e agindo por meio de ações pré-programadas pelo usuário, como execução de atividades de infraestrutura, realização de alterações em índices ou envio de alertas”, explica Guimarães.

Quanto à customização, a Elastic Search garante a possibilidade em recursos de busca textual, analytics, Big Data, cruzamento e transporte de informações, monitoramento de logs, balanceamento de carga e apontamento de ataques à ciberseguranca, entre outros.

A escalabilidade da Elastic Search e a forma como aumenta a quantidade de ingestão, processamento, pesquisa e análise dos logs, que está ligada à capacidade de processamento do cluster, também demonstram sua superioridade em relação ao concorrente Splunk, que depende do limite de licenciamento, que se dá por gigabyte, ou seja, o cliente não indexará tudo, além de ficar controlando o que vai indexar para não pagar mais.

“Os detalhes fazem da Elastic Search uma ferramenta superior. E o mercado já entendeu isso: clientes como Uber e Tinder confiam na solução, tendo criado seus aplicativos sobre ela”, afirma Guimarães.

Outras empresas, como Mundipagg/Stone, iFood, Walmart e Globo.com, também são usuários da Elastic Search, reforçando a confiabilidade e qualidade da ferramenta.

A E-Storage firmou parceria com a Elastic em 2015, passando a atuar na distribuição, implantação e consultoria da solução baseada em código aberto (open source) no Brasil.

Guimarães explica que o fato de a plataforma ser open source facilita a implantação de ferramentas exclusivas.

“Na hora de adquirir uma solução de busca e análise de dados, a companhia tem que identificar quais informações precisa e de quais locais irá extrai-las. Além disso, é preciso observar o escopo e a abrangência – multinacionais, por exemplo, precisam ter acesso a informações em outros idiomas. Somente uma ferramenta com a amplitude de recursos e as facilidades de customização da Elastic pode atender a estas demandas completamente”, destaca o diretor.

Já o Splunk, tecnologia criada em 2004 e oferecida no Brasil desde 2009, monitora, faz a gestão e analisa os dados das empresas, permitindo que os usuários naveguem pelos registros da companhia e indexem dados a partir de qualquer aplicativo do servidor ou dispositivo de rede em tempo real. A diferença está na menor capacidade de cruzamento de dados, limitação e encarecimento do processamento, que é contabilizado por Terabyte, além de poucas possibilidades de customização e falta de suporte dedicado.

Voltadas a acelerar a procura de informações nos dados das empresas, as ferramentas de busca corporativa cruzam dados de diferentes fontes (e-mail, servidores, páginas web, sistemas de bancos de dados, etc). Isso entrega às corporações alto poder de análise e aproveitamento da informação nos canais adequados, melhorando a tomada de decisões, otimizando processos, documentações e rotinas, e colaborando para uma gestão assertiva e mais produtiva.

Recursos indispensáveis em um mercado em que, a cada ano, o volume de dados gerados e movimentados nas organizações cresce, em média, 61%, segundo estudo da Forrester Research.

“É preciso contar com soluções robustas para busca, triagem e análise destes dados, para garantir que serão aproveitados de forma a gerar melhorias no dia-a-dia das empresas. A boa utilização de dados é fundamental para gerar bons resultados de negócio e competitividade”, finaliza Guimarães.