[huge_it_slider id="4"]

Com as férias chegando e o dólar em alta, os destinos nacionais têm sido os mais procurados pelas famílias para viverem dias inesquecíveis. Localizada no centro do país, Minas Gerais oferece diversidade de atrativos e roteiros turísticos para todas as idades.

O estado mineiro é um ótimo local para aqueles que querem aproveitar as férias ou até mesmo passar um final de semana. Minas Gerais é conhecida nacionalmente por abrigar cidades históricas e paisagens de tirar o fôlego.

De acordo com a pesquisa Perfil do Turista Belo-Horizontino, realizada recentemente pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG e o Núcleo de Turismo da entidade, 67,4% dos consumidores da capital mineira realizaram, pelo menos, uma viagem nos últimos 12 meses, sendo que 40,3% optaram por destinos dentro de Minas. Nesse período, 35,6% fizeram passeios em outros Estados, e 7,7% escolheram viagens internacionais. Para os próximos 12 meses, 20,9% programam visitar cidades mineiras, embora um número maior (29,4%) deseje viajar para outros municípios brasileiros, e 5,7% pretendam aproveitar destinos no exterior.

Conforme o levantamento, 46% dos consumidores associam o turismo ao descanso e à tranquilidade. Em segundo lugar, aparece o item diversão e entretenimento (28,1%), seguido por belezas naturais e lugares bonitos (7%), cultura (6,7%), aprendizado e conhecimento (4%) e negócios e trabalho (3,7%).

A pesquisa da Fecomércio MG mostra ainda que, no momento de buscar informações para a viagem, os parentes e os amigos são referência para 35,8% dos consumidores. Já 33,6% buscam dados na internet, sendo que, desses, 26,7% utilizam as redes sociais, e 77,9% se apoiam nos sites especializados. Em geral, as viagens duram até duas semanas (85,4%).

Entre os destinos mais procurados estão à cidade de Ouro Preto, cidade Patrimônio da Humanidade, e que possui o maior acervo barroco do mundo. Além das igrejas históricas o turista poderá apreciar o Museu da Inconfidência;

São João Del Rei encanta com igrejas imponentes como Nossa Senhora do Pilar e de São Francisco de Assis e belos casarios coloniais, deixando qualquer admirador de queixo caído;

Diamantina possui construções históricas do século XVIII e enchem de charme o centro da cidade. São belas igrejas, sobrados e casarões suntuosos que remetem ao período colonial, quando a vida no arraial girava em torno da extração de pedras preciosas. A cidade ainda conta com pontos turísticos comoCasa da Glória, Casa de Juscelino Kubitschek e o Mercado Velho;

 Monte Verde está situada em um vale no alto da Serra da Mantiqueira. O município se tornou famosa por apresentar características tipicamente europeias. Além de relaxar curtindo o frio das montanhas, é possível alcançar o convívio íntimo com a natureza abundante da região;

A região conhecida por Circuito das Águas é formada por 10 cidades da Serra da Mantiqueira. Embora o clima frio e a natureza deslumbrante sejam motivos suficientes para atrair turistas, há outro atrativo: as estâncias hidrominerais com propriedades terapêuticas e medicinais;

 E claro, a capital mineira também não deverá ficar de fora do roteiro de viagem. Bonita, jovem, moderna, dinâmica e acolhedora, Belo Horizonte é uma metrópole que conseguiu conciliar crescimento e desenvolvimento com qualidade de vida. Sua centenária história está estampada na beleza de seus conjuntos arquitetônicos. A cidade possui ótimos locais para compras, como o Mercado Central e a Feira de Arte e Artesanato.

 Minas Gerais possui dezenas de locais para descanso, basta procurar aquele que se encaixa melhor com seu perfil e pegar a estrada.

 Destaque no setor de turismo

 E foi em Minas Gerais, Estado que se encontra na quarta posição como mais procurado para se investir que o empresário Henrique Mol, visualizou o nicho para o seu empreendimento: a Encontre Sua Viagem, franquia de turismo que começou suas atividades em 2011, em Itapoã – Belo Horizonte (MG). O negócio que agencia serviços turísticos aos clientes como passagens nacionais e internacionais, hotéis, pacotes de viagens, locação de veículos, é sucessono mercado a cada ano.

Após seis anos de existência, a Encontre Sua Viagem vem deixando sua marca na história do franchising brasileiro. Atualmente a rede soma 550 unidades e a cada dia conquista novos agregados. “No ano passado tivemos um crescimento de 10% em relação a 2015. Esse ano tudo indica que conseguiremos alcançar 600 franqueados até o final do ano. O negócio por si só já é bom, e o setor é um dos que mais crescem no Brasil”, concluiu Mol.

Ele está certo e os números confirmam. De acordo com Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de hotelaria e turismo, no primeiro trimestre deste ano teve um faturamento maior em 31% na comparação com o mesmo período de 2016.

Negócios para todos os gostos e todos os bolsos

 A empresa agrada não só seus clientes, mas também seus possíveis investidores já que oferece dois modelos de negócios com capacidade de agradar a todos os bolsos. “Atualmente temos duas modalidades de franquia: Home Office e Loja Física. Ambas trabalham com os mesmos sistemas, oferecem excelente qualidade e vendem os mesmos serviços, o que muda mesmo é a forma de trabalho”, relatou Henrique Mol, diretor executivo da rede.

Segundo o empresário, o Home Office proporciona ao empreendedor investir no negócio sem a estrutura de uma empresa convencional. Esse modelo em questão é dividido em dois padrões: COM e SEM Exclusividade: o franqueado será o único atuando na cidade. Focado principalmente para quem quer atuar com baixo investimento que é a partir de R$3mil.

Já a Loja Física, é o formato de franquia que possui maior possibilidade de ganhos financeiros, já que o faturamento pode chegar a R$200 mil. Esta pode ser instalada em shoppings, supermercados, centros das cidades, entre outros lugares. Para aderir ao negócio é necessário o investimento de R$40 mil.

Sobre a Encontre Sua Viagem

Sob o comando do empresário Henrique Mol, a Encontre Sua Viagem nasceu no final de 2011, em Belo Horizonte / MG. A franquia especializada em turismo, possui mais de mil parceiros, contemplando 150 mil opções de hotéis e cerca de 95% de todas as companhias aéreas do mundo. Tem atuação por todo o Brasil por meio de seus mais de 500 franqueados. Com dois modelos de negócio – Loja Física e Home Office, a franquia oferece ao cliente desde passagens aéreas, a pacotes de viagens e locação de veículos. O negócio se encaixa no modelo de microfranquias e a partir R$3 mil já é possível se tornar um franqueado.