Turismo

Luanda: conheça um pouco sobre a cultura

3 Min leitura

Você sabia que a cultura da Luanda é bastante rica e plural? Que assim como o Brasil, esse lugar também foi colonizado por portugueses? Logo, compartilhamos com a capital de Angola a língua, cultura e tradições religiosas.

A África é um continente muito diversificado culturalmente e Luanda não seria diferente, já que além de ser bastante diversa, se trata de uma cultura muito forte, em um dos países mais prósperos dessa região.

De um lado, a cultura angolana, presente em Luanda, é muito tributária das etnias que acabaram se constituindo no país há diversos séculos, principalmente por Ambundos, Chócues, Ovimbundos e Congos.

Do outro lado, Portugal também deixou por lá traços de sua cultura, como a língua e o cristianismo.

Portanto, ficou registrado elementos culturais extremamente diversos, em constelações que acabam variando muito de uma região para outra.

Ficou curioso sobre esse assunto, não é mesmo? Continue acompanhando o artigo para mais informações e entenda a cultura da Luanda.

Boa leitura!

Tudo sobre a cultura da Luanda

Conheça os principais elementos sobre a cultura da Luanda, os pontos mais interessantes sobre esse povo, que possui um vínculo muito forte com o povo brasileiro.

1 – Arte da máscara azul

Assim como a maior parte da arte africana, a arte da máscara azul de Luanda se destaca bastante, são máscaras feitas de madeira e se tratam de esculturas que não são criações unicamente estéticas.

Esse item tem um papel muito importante nos rituais culturais, que são representados pela vida e também pela morte, a passagem da fase infantil para à vida adulta, o começo da estação de caça e a celebração de nova colheita.

Os artistas de Luanda trabalham com:

  • Marfim;
  • Madeira;

Esses materiais são essenciais para a realização das máscaras, assim como também nas esculturas.

2 – Festas culturais

Claramente, as festas fazem parte da cultura de qualquer local, certo? E em Luanda também há diferentes tipos de festas tradicionais que são importantíssimas para a cultura de Luanda.

As principais festas são:

Carnaval: o principal desfile é realizado na avenida da marginal da capital, onde vários corsos carnavalescos desfilam, assim como também os corsos alegóricos.

Festas do Mar: são festas que provêm de antigas tradições com objetivo inteiramente cultural, desportivo e também recreativo, é comum que seja realizado na época do verão.

É normal que nessas festas sejam expostos produtos relacionados a pesca, agropecuária, agricultura, construção civil e petróleos.

Porque não buscar pelos melhores hotéis em Luanda para curtir suas festas culturais?

3 – Dança

Entenda que em Luanda, a dança se divide em diferentes gêneros, formas, significados e contextos.

É equilibrado a vertente recreativa junto com a sua condição como veículo da comunicação das religiões, de rituais, curativas e até mesmo como intervenção social.

A dança na cultura da Luanda não se limita em locais populares e tradicionais, já que se manifesta muito forte em linguagens contemporâneas e acadêmicas.

4 – Literatura

A literatura de Luanda é muito importante para o povo e surgiu muito antes da independência de Angola, no ano de 1975, porém, o projeto de ficção que fosse sobre o homem africano surgiu apenas em 1950.

Isso foi responsável por dar início ao movimento Novos Intelectuais de Angola.

5 – Cinema

O cinema do local é importante para a cultura da Luanda, pois se baseia no exotismo do povo, das paisagens, dos costumes e de sua cultura, assim como também serve de registro do desenvolvimento do império colonial de Portugal na África.

É uma cultura muito rica!

Viu só como a cultura da Luanda é bastante rica? Dá até vontade de conhecer o país de perto, correto? Não há como não se interessar por um local tão interessante como Luanda.

Gostou do artigo? Compartilhe-o!

Relacionados
Turismo

O que fazer nas férias de inverno?

2 Min leitura
Ainda dá tempo de curtir as férias de inverno. Com dólar ainda em alta, os destinos nacionais têm sido procurados pelas famílias…
Turismo

Principais Benefícios de Viajar - Saiba Porque Viajar é Bom Para Você

3 Min leitura
Há muitas coisas que podemos ganhar explorando lugares diferentes. A lista inclui novos amigos, novas experiências e novas histórias. Quando você começa…
Turismo

Motivos para escolher a China como destino de intercâmbio de estudos

4 Min leitura
Guia para fazer intercâmbio na China China é um país muito interessante, mas não somente para ir a turismo, senão também para ser…
Power your team with InHype
[mc4wp_form id="17"]

Add some text to explain benefits of subscripton on your services.